Geração dos Dados
Previous Top Next
No menu Movimentação / Estoque / DPMP
é onde se manuseia os dados do DPMP:
Informe a Empresa, o mês e o ano do DPMP. O sistema sugerirá automaticamente o primeiro e o último dia do mês como data inicial e data final. Não será possível informar uma data fora do mês especificado. Clique no botão Atualiza.
Apesar da geração do DPMP ser por empresa, depois de todos os dados gerados é possível gerar a mídia magnética para as empresas com o mesmo Código ARI. Veja maiores detalhes em Geração da mídia.
Caso já tenha sido gerado o DPMP para este mês/ano, os dados serão apresentados, para que possam ser visualizados/alterados.
Para gerar um novo DPMP ou sobrepor os dados de um DPMP que já foi gerado, utilize o botão Gera DPMP.
No caso de estar gerando para um período que já tinha dados, pode ser necessário manter os registros incluídos
manualmente. Para isso há a opção "Mantém registros incluídos manualmente ao gerar o DPMP novamente" que quando marcada não exclui os registros manuais.
A opção "Gerar dados de características dos produtos", se marcado, indica que serão gerados dados de características dos produtos para o DPMP. Porém, a partir de janeiro/2008, estas informações não precisarão ser mais geradas, basta apenas informar o campo número do laudo (maiores informações em Preenchimento de Dados na Nota Fiscal, Manutenção de Tanques, Como efetuar leitura do tanque, Mudança de Temperatura e Densidade) que é o documento emitido pela base armazenadora que contém todas estas informações.
A opção em tela Visualiza agrupamento para o DPMP? é em decorrência de uma norma da ANP. Segundo a ANP, numa mesma nota um código DPMP de Produto só poderá estar informado uma única vez, senão, no processo de crítica do validador será identificado como duplicidade. Então, vejamos o exemplo:
Temos no cadastro do SisPetro dois produtos referentes a lubrificantes: LUBRIFICANTE I e LUBRIFICANTE II. Porém, ambos tem o mesmo código DPMP, por exemplo: 320102999. Ao fazer uma nota com estes dois produtos, ao declarar no DPMP, só podemos declarar um único item (somada as quantidades), pois, para a ANP, se declararmos os dois itens ela acusará como duplicidade.
Então, ainda neste exemplo. a tela do DPMP apresentará os dois registros referentes aos dois itens de nota cadastrados no Sispetro. Porém, no arquivo gerado será mandado um único registro para esta nota com os valores somados e as características (se houverem) devidamente distribuídas. Como o que está sendo apresentado na tela é diferente do que vai para o arquivo, é possível marcar a opção Visualiza Agrupamento para o DPMP. Quando marcada serão apresentados os registros da forma como será gerado o arquivo.
Na geração do DPMP será feito o seguinte processo, internamente:
- Serão verificados os produtos que possuem Código DPMP.
- Serão localizadas notas destes produtos cuja Natureza de Operação tenha configurada o tipo de Operação.
- Serão localizados dados da empresa (ARI e Código de Instalação 1), que são sempre os mesmos.
- Serão localizados os dados de clientes e fornecedores. Se tiver o código de instalação, será o Código de Instalação 2, caso não tenha, será preenchido o campo de Identificação de terceiros (com o CNPJ ou CPF), o campo CNAE e o campo Localidade (código do Município na ANP).
- Para cada produto, localiza-se a sua proporção e multiplicamos esse valor pela quantidade constante na NF (a maior parte dos produtos a proporção é 1, mas alguns lubrificantes têm outra proporção).
...