...
Ex.: Gasolina C composta de 75% de Gasolina A e 25% de Anidro. Se o total de saídas da Gasolina C for 100.000 e o total de entradas for 5.000. Temos um saldo de 95.000.
Na Gasolina C terá uma "Remessa para a unidade interna do informante" (entrada) de 95.000, zerando o estoque da Gasolina C, consequentemente. Na Gasolina A terá um "Retorno para a unidade interna do informante" (saída) de 95.000*0,75 = 71.250. No Alcool Anidro terá um "Retorno para a unidade interna do informante" (saída) de 95.000*0,25 = 23.750Há outra situação que pode ser exemplificada, utilizando a gasolina C aditivada:
Composição:
GASOLINA A = 0,75 = 75%
ALCOOL ANIDRO = 0,25 = 25%
ADITIVO GASOLINA = 0,0002 = 0,02%Totalizando essa composição chega-se no valor total de 100,02% de produto.
Aplicando essa composição a uma saída de 20000 litros de gasolina C, teríamos:GASOLINA A: 20000 * 0,75 = 15000
ALCOOL ANIDRO: 20000 * 0,25 = 5000
ADITIVO GASOLINA: 20000 * 0,0002 = 4Totalizando 20004, que é diferente do 20000 litros que serão lançados na entrada de Gasolina C. Dessa forma o sistema pode fazer o ajuste necessário de forma automática, diminuindo os 4 litros. Então, no aditivo a quantidade fica zerada. No final disso temos a garantia que a soma das saídas dos produtos básicos é igual a entrada do produto composto.
!sispetro normal^clip1430.jpg!
Na figura acima, houve uma saída de gasolina C Aditivada. Ao gerar o DPMP, há 3 linhas referentes a Remessa para Unidade Interna do Informante. Uma linha referente a proporção do Álcool Anidro(Qtde 2500), outra linha referente a proporção da Gasolina A (Qtde 7500) e outra linha referente a proporção do aditivo que está zerada.
Porém, há empresas que precisam declarar o aditivo, desta forma não seria possível. A recomendação da ANP é que a entrada no produto composto seja correspondente a sua composição e que depois seja feito um ajuste de saída justificando essa diferença devido o aditivo.
Aplicando essa regra ao exemplo citado, na Gasolina C Aditivada, ao invés de dar entrada de 20000 litros, seria de 20004. Porém, ela ficaria com um estoque de 4 litros. Aí, se faz um ajuste manual de saída de 4 litros para zerar o estoque. Por sua vez, o sistema não faria o ajuste de forma automática, deixando a saída no Aditivo de 4 litros.
!sispetro normal^clip1431.jpg!Na figura acima, houve uma saída de gasolina C Aditivada. Ao gerar o DPMP, há 3 linhas referentes a Remessa para Unidade Interna do Informante. Uma linha referente a proporção da Álcool Anidro(Qtde 2500), outra linha referente a proporção Gasolina A (Qtde 7500) e outra linha referente a proporção do aditivo (Qtde 6) na composição do produto principal.O sistema pode ser configurado para trabalhar com uma das situações exposta anteriormente. Para isso o usuário deve configurar o sistema, através do menu Ferramentas / Sistema - Painel Estoque, selecionando uma das opções do campo "Soma Percentual Produto Primário no Produto Composto":
Permite Valor Diferente de 100% (não faz ajuste): Esta opção faz com que o sistema não faça nenhum ajuste nos produtos compostos, apresentando os produtos conforme a proporção cadastrada no produto principal, neste caso, cabe ao usuário fazer o ajuste manual.
Ao fazer o ajuste manual no produto composto, para zerar o estoque, a quantidade informada, geralmente uma saída, não pode fazer parte do cálculo de decomposição deste produto, senão geraria entradas numa quantidade diferente e o ajuste poderia não ter efeito. Sendo assim, é necessário informar o código de operação a ser utilizado no ajuste manual. Com base neste código, ao calcular a decomposição do produto composto, o sistema desconsiderará quaisquer lançamentos que sejam feitos com este código de operação. Os lançamentos de ajustes só serão considerados nos totalizadores de operação, saídas e entradas, zerando assim o estoque.
Permite Valor Diferente de 100% (faz ajuste no último item): Neste caso, o sistema pega o último item (o aditivo, que foi cadastrado na composição do produto por último) e faz o ajuste necessário. Então, no aditivo a quantidade fica zerada. No final disso se tem a garantia que a soma das saídas dos produtos básicos é igual a entrada do produto composto.
- Para cada grupo de operações será criado então um Registro Totalizador (operação com final 998), tendo inclusive um Total Geral de Entradas e um Total Geral de Saídas, por produto.
- Com base no DPMP anterior, será criado um registro para a operação de "Estoque Inicial Próprio" (tendo como quantidade o estoque final do mês anterior), somará o total geral de entradas, subtrairá o total geral de saídas, chegando a um registro para a operação de "Estoque Final Próprio".
No DPMP, quando temos movimentação de Produto Composto, é necessário zerar o estoque deste produto composto e movimentar os produtos básicos. Para isso é feita uma operação de entrada no produto composto com um código de operação "Remessa de Unidade Interna do Informante" (1031001) e uma operação de saída nos produtos básicos com um código de operação "Retorno de Unidade Interna do Informante" (1032002).
Informações Importante: Mesmo quando o produto em uma nota venha a possuir a mesma quantidade esse será apresentado em outro registro para o DPMP, isto é, não será realizada uma somatória e apresentado com um único registro, sendo possível distinguí-los por meio do campo "Item NF".
Na tela acima, para a gasolina C - Aditivada, há três linhas de REMESSA PARA UNIDADE INTERNA DO INFORMANTE - CÓDIGO 1031001.
Nesta outra tela, há um registro para gasolina A, referente a gasolina C - Aditivada da tela anterior, RETORNO DE UNIDADE INTERNA DO INFORMANTE - CODIGO 1032002.
Deve-se notar que o sistema já sugere esses dois códigos, porém, a ANP pode sugerir outros códigos para essas operações. Neste caso o usuário pode substituir esses códigos por outros, conforme orientação da ANP (Veja onde alterar esses códigos no tópico Configurações Iniciais), porém, para que esses códigos sejam alterados de fato, o usuário deve gerar novamente o DPMP, desmarcando na tela de geração do DPMP a opção:
Dessa forma o sistema vai gerar novamente o DPMP utilizando os novos códigos configurados na empresa, caso contrário, o sistema utilizará os códigos antigos, porém, como não haverá referência para esses códigos, o sistema irá considerá-los como códigos incluidos manualmente pelo usuário.
Exemplo:
Geração do DPMP com o código sugerido pelo sispetro:
Na tela acima, os registros referentes a "Remessa de Unidade Interna do Informante" - código 1031001, estão conforme sugeridos pelo SISPETRO.
Nesta outra tela, o código "Remessa de Unidade Interna do Informante" - 1031001, foi alterado nas configurações da empresa para o código "1052001", porém, ao se gerar novamente o DPMP, não foi desmarcado a opção:
Como não haverá referência para esses códigos, o sistema irá considerá-los como códigos incluidos manualmente pelo usuário.
Já na tela acima, foi desmarcada a opção e gerado novamente o DPMP. Os registros com códigos de operação "1031001", foram substituidos pelo código "1052001", que está devidamente configurado na empresa.
O processo do produto composto, totalizador e estoque serão refeitos toda vez que for clicado no botão:
Assim, qualquer alteração nos dados ou inclusão manual de novos registros pelo painel Edição requer que seja feito o recálculo dos totais.
Após cada Geração de DPMP será questionado se deseja fazer a Crítica, a ser explicada no tópico específico. Caso responda Não é possível acessar manualmente a opção de Crítica.
Posicione, do lado esquerdo, em cada produto, para poder visualizar os seus dados. Posicionando em cada registro do painel Visualização é possível ver na parte inferior da tela a descrição da Operação.
É possível mudar a posição das colunas arrastando-a pelo cabeçalho.
Para agrupar por uma determinada coluna, arraste-a pelo cabeçalho até a parte amarela.
Clicando sobre o cabeçalho é possível ordenar de forma ascendente ou descendente. Segurando a tecla <SHIFT> é possível ordenar utilizando mais de uma coluna.
Para filtrar dados de uma determinada coluna clique na seta direcionada para baixo no lado esquerdo da coluna, como mostra a figura .
Serão apresentadas as opções de filtro:
A opção All mostra todos os registros. É utilizada principalmente quando já foi feito um filtro e você deseja desfazê-lo.
A opção Custom permite que você configure a forma do filtro:
Na tela acima está sendo solicitado que mostre todas as linhas onde a quantidade seja igual a 5000 ou que seja maior que 15000. É possível ir configurando conforme a necessidade.
Utilize estes recursos para facilitar a pesquisa e conferência.
Temos na tela o Layout Grid, com as seguintes opções:
Salva Layout: Salva as alterações feitas no painel visualização para o usuário, sendo assim na próxima vez que entrar na tela, o painel estará com a mesma organização em relação as colunas.
Não salva Layout: Se por algum motivo foi feita alguma alteração indesejada, escolha esta opção para que na próxima vez que entrar na tela, o painel estará com o último layout salvo.
Exclui Layout Atual: Exclui o layout salvo para o usuário, voltando a configuração padrão para este painel.Para verificar o significado das fontes e cores utilize o botão:
Será apresentada a seguinte tela:
A estrutura dos dados visualizados é correspondente ao layout do DPMP, para facilitar a associação. O DPMP é como uma cópia dos dados vindos da Nota Fiscal, Entidade, Natureza de Operação e etc, por isso que se for feita qualquer alteração na Nota, Entidade, Produto, etc, aí é necessário gerar novamente o DPMP através do botão:
Importante: Os registros incluídos manualmente e as alterações manuais serão sobrepostos quando se optar pela geração do DPMP.
Para imprimir os dados do painel Visualização utilize o botão:
Como cada empresa pode querer um layout diferente neste relatório, é possível modificar seu layout, acrescentar dados e tabelas, utilizando o botão:
Se no painel de visualização você estiver posicionado num registro oriundo de uma NF do SisPetro (o campo Sequencial NF está preenchido), é possível utilizar o painel Dados NF para ver os detalhes da Nota. Havendo necessidade de alterar algum campo da nota fiscal, por exemplo, natureza de operação, o usuário poderá fazê-lo através da Alteração de Dados Midia Magnética - Anexo.
O painel Edição permite alteração nos dados ou inclusão manual de informações. É importante que as alterações sejam sempre feitas na origem (nota, natureza, produto, etc) para garantir que no próximo mês não haja erros reincidentes, mas se for preciso utilize então a alteração direta no DPMP.