...
Simulação do processo manual de utilização da tabela:
...
a) A primeira ação a ser feita é localizar na tabela a temperatura da amostra ou temperatura do tanque. Em seguida, localize a linha correspondente à densidade da amostra. Nesta mesma linha terá a densidade a 20 graus e o teor alcoólico.
...
...
b) Se a empresa não achar necessário considerar a temperatura do tanque diferente da amostra, nesta mesma linha ela encontrará também o fator de correção desejado, ou seja, ali no item a).
...
c) Nestes casos, lá na tela do SisPetro vai ser informado no campo da temperatura do tanque a mesma temperatura informada no campo temperatura da amostra. Chamaremos este processo de cálculo direto.
...
...
d) No entanto, algumas empresas optam por utilizarem a temperatura do tanque para chegar ao fator de conversão, por ter a temperatura da amostra e temperatura do tanque (diferentes) e acreditar que isso fará diferença no volume a 20 graus a ser encontrado.
...
e) Quando for assim, no item a) citado acima, ao se obter a densidade a 20 graus se faz uma nova consulta à tabela, desta vez localizando a temperatura do tanque. Em seguida, se localiza a linha correspondente à densidade a 20 graus encontrada no item a). Nesta linha então é que se pega o fator de correção desejado. Chamaremos este processo de cálculo pela densidade a 20 graus.
...
Importante: a primeira localização da tabela é feita pela temperatura do tanque quando a empresa trabalha com o cálculo direto. Quando a empresa trabalha com o cálculo pela densidade a 20 graus a primeira localização é feita pela temperatura da amostra.
...
| |
Agora, vamos entender como funciona isso no Sispetro:
...