Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

h5 9. Na venda da Gasolina C, o sistema esta acatando a composição separadamente e gerando dois registros, um para a Gasolina A e outro para ALcool Anidro. Porque isso ocorre?

Painel

Resposta: Normalmente não se trabalha com estoque de Gasolina C. Existe somente a saída do produto, nunca a entrada.

*Exemplo:*
Se sua empresa vendeu no mês 1.000.000 litros de Gasolina C, logo o seu estoque seria negativo de

...

1.000.000 litros. Apresentar isto para a ANP seria um problemão.
A própria ANP considera que o Estoque Inicial e Final devem ser apresentados zerados. Para zerar estas quantidades, o Sistema cria dois registros de ajuste de entrada automaticamente. Estes dois registros podem ser identificados pela cor 'verde água'. No caso da Gasolina C será criado um registro representando 75% referente a 'GASOLINA A'  e outro registro de 25% referente ao ÁLCOOL ANIDRO. Para isso é utilizado o Código de Operação 1021004(Entrada de Produtos Compostos)
Operação semelhante ocorre na GASOLINA A onde não existe saída deste produto. Então é criado um registro de ajuste de saída para ela.
O mesmo ocorre com o ALCOOL ANIDRO, onde só existe entrada. Então também é criado o registro de ajuste de saídas.
Ambos com a finalidade de zerar o estoque.

Resumindo: é por isso que aparece estes dois registros.

10-Tenho uma nota de saída de 5000 litros, porém na tela de geração do DPMP aparece somente 4900 litros. Porque isto está ocorrendo?
R:  Está ocorrendo pois lá no Cadastro de Produtos, no campo 'Proporção DCP/DPMP' está como 0,98 e deveria ser 1. Para ver este campo, entre em Arquivos/Produtos, painel 'Detalhes', painel inferior 'Dados adicionais'. Você também pode utilizar este campo para produtos que precisam ser apresentados à ANP em metros cúbicos(m3). Exemplo: para o DPMP um lubrificante deve ser apresentado em m3, porém no SisPetro as notas são incluídas em litros. Como 1 litro representa 0,001 m3, esta será a proporção cadastrada para o produto. Assim, numa nota de 5000 litros será apresentada com a quantidade igual a 5 (5000 * 0,001). Ou seja, sempre multiplicaremos a proporção indicada pela quantidade.