...
- Código: Deve ser um código único (definido pelo usuário). Sugerimos iniciar o código por uma letra que identifique informalmente o tipo de movimentação que se deseja para esta natureza de operação. Assim, inicie com V quando for Vendas, T quando transferências, C quando compras e assim por diante para facilitar a pesquisa e agrupá-las convenientemente.
- CFOP: Código Fiscal da Operação. Será impresso na Nota Fiscal que utilizar esta natureza de operação.
- Entrada ou Saída de produto: Para separar em relatórios as Notas Fiscais de Entrada ou Saída e validar se a operação escolhida é compatível ao tipo de Nota Fiscal que está sendo emitida.
- Série da Nota Fiscal: Código da série da Nota Fiscal (a série da Nota Fiscal é definida numa outra tabela e sua única função é controlar a numeração da Nota Fiscal). Assim, normalmente temos a série Única para Entradas e Saídas de Notas Fiscais emitidas pela empresa. Caso não saiba, aperte <enter> para visualizar os códigos disponíveis.
- Descrição: Descrição para uso interno somente (para pesquisas e relatórios).
- Descrição para a Nota Fiscal: Descrição que será utilizada na impressão da Nota Fiscal (pode ser diferente da descrição interna).
- Histórico padrão para a Nota Fiscal: Histórico que será gerado no módulo financeiro / contábil no momento do faturamento com esta natureza de operação.
- Tipo de Histórico - Por meio deste campo é possível configuramos como será gerado o histórico do lançamento do lote gerencial, permindo 3 opções:
- Conforme padrão - Irá gerar no histórico do lançamento do lote gerencial um texto pré-definido pelo SISPETRO (Tipo da Nota #Pedido: <Número do Pedido> #NF:<Número da NF>
Exemplo:
No caso de uma Nota Fiscal de venda número 3015 com o pedido 1020, ficaria VENDA #Pedido: 1020 #NF: 3015). - Conforme Código de Histórico - Irá gerar no histórico do lançamento do lote gerencial o conforme o Histórico padrão para a Nota Fiscal definido na Natureza.
- Conforme Fórmula - Neste caso o histórico do lançamento do lote gerencial será gerado em função da fórmula informada no campo Histórico presente neste grupo.
- Conforme padrão - Irá gerar no histórico do lançamento do lote gerencial um texto pré-definido pelo SISPETRO (Tipo da Nota #Pedido: <Número do Pedido> #NF:<Número da NF>
- Informações Adicionais: Permite concatenar texto a determinados campos da Nota Fiscal para consultas futuras ao lançamento contábil desta nota, para realizar uma conferência da fórmula empregada pressione o botão "Testa Formula" localizado ao lado do campo. Ver Teste de Fórmula.
- Tipo de documento: Indica qual o tipo de documento a ser gerado através desta natureza de operação. Sugere como padrão aquele que estiver configurado para a empresa, geralmente Nota Fiscal/Fatura, permitindo alterar no inclusão da nota fiscal quando nas configurações da empresa estiver marcado "Controla Tipo Documento origem movto financeiro" (Ferramentas / Sistema / Financeiro) e na natureza de operação o item "Permite alterar tipo de documento na nota fiscal". Se a Natureza for contabilizar descontos, deve-se portanto, selecionar um Tipo de Documento que esteja configurado corretamente para fazer a Contabilização de Descontos-Acréscimos.
- Permite alterar código de exportação: Indica se na emissão da Nota Fiscal será permitido a alteração do código de exportação. No caso desta opção estar desmarcada o sistema utilizará o código de exportação indicado nesta mesma tela.
- Acesso restrito: Determina se esta natureza de operação será visualizada somente por determinados usuários (aqueles que em seu perfil esteja habilitada no painel Segurança a opção "Acessa Natureza Operação específica");
- Gera Imposto Renda: Campo utilizado na elaboração do custo de uma venda. Quando esta natureza de operação for utilizada e este campo estiver habilitado, o Sistema irá deduzir da margem (diferença entre preço final da Nota Fiscal e custo total do produto calculado pelo módulo de simulação de custo de venda) o percentual indicado pelo campo % Imposto Renda incluindo este item ao custo do produto.
- % Imposto Renda: Percentual utilizado no módulo de cálculo de custo do produto para o Imposto de Renda (ver item Gera Imposto Renda);
- Permite duplicidade #NF: Esta opção permite que haja duplicidade na numeração da Nota Fiscal mesmo quando a opção da empresa não permite a duplicidade.
- Testa capacidade veículo contra qtde NF: Se, no momento da emissão da Nota Fiscal, Sistema deve comparar a capacidade do veículo utilizado (cadastro de frotas) na Nota Fiscal com a quantidade emitida na NF e alertar o usuário de eventuais discrepâncias.
- Gera comissão: Se gera comissão para módulo de vendas.
- Ativo: Se usuários podem utilizar esta natureza de operação. Caso a natureza de operação não seja mais válida ou por qualquer motivo, os usuários não possam utilizá-la, caso já tenha havido notas fiscais com este código, o Sistema não permitirá sua exclusão. Assim, deve-se proceder com a sua inativação (deixar desabilitado o campo Ativo). Com isso, esta natureza não aparecerá em telas de pesquisa para utilização.
- Movimenta estoque: Se movimenta estoque escritural no módulo de estoque.
- NF Devolução Clientes - Produtos Compostos - Movimenta Estoque Produtos Básicos: Na devolução de clientes de produtos compostos, se marcada esta opção, o Sispetro dará entrada nos produtos básicos que compõe o produto básico devolvido. Utilizado também para calcular custos, caso a devolução de clientes participe do CMV. Nota: movimentação somente do estoque escritural.
- Movimenta estoque mesmo se fechado: Indica se poderá incluir notas fiscais mesmo com o estoque fechado, desde que no perfil de sistema, painel Estoque, a opção "Trava quando existir fechamento de estoque posterior ao movimento" não esteja marcada.
- Participa do DPMP/DCP: Indica se notas com esta natureza devem ser consideradas no DPMP e DCP.
- Uso somente em Vendas: Impede a utilização desta natureza em Notas Fiscais cujo tipo não seja venda, como devoluções, outras entradas, etc.
- Relaciona despesas com Frota: Habilita botão para a indicação de despesas relacionadas ao Frota na emissão da Nota Fiscal.
- Utiliza Adiantamentos no Faturamento para quitação: Faz com que após a emissão da NF seja feita a baixa automática dos títulos em aberto da entidade (cliente ou fornecedor) utilizando os adiantamentos (créditos) cadastrados para ela na mesma empresa.
- Participa do CMV: Caso esta opção esteja marcada, todas as Notas Fiscais com esta natureza de operação participarão da apuração do CMV (Custo das Mercadorias Vendidas) no Sispetro Controladoria ou no Fechamento de Estoque.
- Operação Interestadual: Define como uma operação interestadual, e pode impedir que seja utilizado uma natureza de operação discrepante na Nota Fiscal, caso o sistema esteja configurado para isso. Ou seja, será feita uma validação da UF da entidade e UF da empresa, identificando se é uma operação interestadual ou não e bloqueando a finalização da NF caso não esteja de acordo com a definição na natureza de operação. Mas somente será feita esta validação se em Sistema, na aba Nota Fiscal, estiver marcada a opção abaixo.
...