Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Neste tópico iremos explicar como importar notas fiscais no Sispetro. 

...

Aviso

A aplicação do De/Para na Série da Nota Fiscal poderá ser aplicada ou não, isso depende do perfil Série da NF na Natureza de Operação. Veja maiores informações no tópico Dados Gerais (Painel Geral).

Ao aplicar o De/Para e transferir a NF para aba "NF's a serem processadas" o Sispetro mandará a NF com o campo "Último Item da OC" marcado.

Caso o usuário edite a NF na aba "NF's a serem processadas" e troque a Natureza de Operação para uma que a opção "Permite associar OC a mais de uma NF" estiver desmarcada, o campo "Último Item da OC" ficará marcado. Para desmarcar tem que ir à tela de vinculo com OC e desmarcar o campo "Último Item da OC".

 

As notas fiscais que não puderam ser validadas serão apresentadas na aba "Dados a serem validados", com o(s) respectivo(s) problema(s).

...

Para não salvar a edição feita, clique em Cancela

 

Informações

Importante: Essa etapa poderá ser passada automaticamente, caso o arquivo importado não apresente nenhuma inconsistência.

...

Informações

Possibilidade de definir a forma de cálculo do preço unitário da nota fiscal importada. Perfil de Sistema em Ferramentas > Sistemas > Nota Fiscal > quadro Importação de NF > Forma de Obtenção de Valores Unitários. Podendo ser:

  • Pelo valor unitário informado no arquivo (Padrão do SisPetro): é o mesmo processo que o sistema, fazia anteriormente, ou seja partimos do preço unitário para chegar no valor total da nota.
  • Pelo valor total da NF informado dividido pela quantidade: A conta feita, neste caso, é: suponhamos que o valor da NF é de 1.000,00 reais , e foram faturados 357 litros, assim é dividido 1000 / 357. Resultando em 2,8011204 reais por litro. É este valor que vai sair como valor unitário.

3ª etapa: Vínculo de notas fiscais importadas com Ordem de Carregamento ou PMM

Essa etapa é opcional e mais detalhes poderão ser encontrados no tópico Vínculo de OC´s e PMM em Notas Fiscais Importadas.

...

  1. As notas a serem lançadas no Sispetro poderão ser consultadas por meio do grid, tendo as informações sobre o cabeçalho da nota e de todos os itens da Nota fiscal.
    1. As parcelas também poderão ser consultadas.
    2. Todos os dados presentes na aba Notas Fiscais a serem processadas poderão ser editados por meio do botão Edita 
    3. Para se realizar a edição dos dados de cabeçalho deverá ser selecionado o registro da nota, sendo apresentada a seguinte tela:
    4. Caso a necessidade de edição venha a ser o item da nota, o usuário deve selecionar o registro do item desejado e pressionar o botão de edição, sendo apresentada a seguinte tela:
       
    5. O campo CST do ICMS Item será preenchido automaticamente de acordo com perfil Campo CST do Item da NF na Natureza Operação. Porém o mesmo ainda poderá ser editado manualmente nessa tela.
    6. Caso a necessidade de edição venha a ser a parcela, o usuário deve selecionar o registro da nota fiscal, acessar o painel inferior Parcelas e pressionar o botão de edição. Assim o sistema abrirá a tela de alteração de parcelas:
  2. As Notas lançadas pela importação obedecem as mesmas restrições que o usuário venha a possuir ao lançar uma Nota Fiscal manualmente.
    1. Exemplo:
      Temos um usuário que não possui permissão para alterar a base de ICMS na nota quando é venda com pedido e a natureza utilizada pela nota está marcada como Venda e no arquivo existe uma base de ICMS diferente da Calculada pelo Sispetro, neste caso será utilizada a base de ICMS do Sispetro, caso o usuário possua permissão para editar será utilizada do arquivo.

  3. Todas as mensagens de alerta apresentadas ao usuário durante o lançamento manual da nota não irão comprometer a importação da mesma pelo Sispetro, contudo todas as mensagens apresentadas ao usuário que inviabilizam o lançamento manual da nota com os mesmos dados presentes no arquivo irão necessariamente paralisar o processo de importação para a nota em questão.
  4. No caso da ocorrência de erro(s) no processamento a nota em questão não será importada, contudo o processo irá continuar para as demais notas.
  5. Todos os processos decorrentes do lançamento de Nota Fiscal manual se aplicarão para a importação de Nota Fiscal.
    1. Exemplo:
      Geração de Contas a Pagar/Receber, Livros Fiscais, Contabilidade Gerencial, Contabilidade Real, etc

  6. A importação permite que sejam importadas notas com mesmo número de forma repetida, conforme configuração do sistema.
  7. A participação do item da Nota no DPMP e a geração do Livro Fiscal para um determinado item dependem da natureza de operação informada para o item da nota. Veja maiores explicações no tópico: Itens de Nota com Natureza de Operação diferentes.

...