Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Neste tópico iremos explicar como importar notas fiscais no Sispetro. 

...

As notas fiscais que não puderam ser validadas serão apresentadas na aba "Dados a serem validados", com o(s) respectivo(s) problema(s).

Image RemovedImage Added

Para notas com itens com natureza de operação diferenciada veja o tópico: Itens de Nota com Natureza de Operação diferentes.

...

Informações

Possibilidade de definir a forma de cálculo do preço unitário da nota fiscal importada. Perfil de Sistema em Ferramentas > Sistemas > Nota Fiscal > quadro Importação de NF > Forma de Obtenção de Valores Unitários. Podendo ser:

  • Pelo valor unitário informado no arquivo (Padrão do SisPetro): é o mesmo processo que o sistema, fazia anteriormente, ou seja partimos do preço unitário para chegar no valor total da nota.
  • Pelo valor total da NF informado dividido pela quantidade: A conta feita, neste caso, é: suponhamos que o valor da NF é de 1.000,00 reais , e foram faturados 357 litros, assim é dividido 1000 / 357. Resultando em 2,8011204 reais por litro. É este valor que vai sair como valor unitário.

3ª etapa: Vínculo de notas fiscais importadas com Ordem de Carregamento ou PMM

Essa etapa é opcional e mais detalhes poderão ser encontrados no tópico Vínculo de OC´s e PMM em Notas Fiscais Importadas.

...

  1. As notas a serem lançadas no Sispetro poderão ser consultadas por meio do grid, tendo as informações sobre o cabeçalho da nota e de todos os itens da Nota fiscal.

    Aviso

    A coluna Último Item da OC virá automaticamente marcada para todas as notas fiscais.

     

    1. As parcelas também poderão ser consultadas.
    2. Todos os dados presentes na aba Notas Fiscais a serem processadas poderão ser editados por meio do botão Edita 
    3. Para se realizar a edição dos dados de cabeçalho deverá ser selecionado o registro da nota, sendo apresentada a seguinte tela:

       

      Informações

      Mesmo o usuário alterando a Natureza de Operação na edição da nota fiscal nesta etapa, a Coluna Último Item da OC virá marcada. Para desmarcar este perfil, acesse a tela de vínculo com OC e desmarque o perfil É o último Item da OC. Veja maiores informações no tópico sobre Vínculo de OC´s e PMM em Notas Fiscais Importadas.

    4. Caso a necessidade de edição venha a ser o item da nota, o usuário deve selecionar o registro do item desejado e pressionar o botão de edição, sendo apresentada a seguinte tela:
       
    5. O campo CST do ICMS Item será preenchido automaticamente de acordo com perfil Campo CST do Item da NF na Natureza Operação. Porém o mesmo ainda poderá ser editado manualmente nessa tela.
    6. Caso a necessidade de edição venha a ser a parcela, o usuário deve selecionar o registro da nota fiscal, acessar o painel inferior Parcelas e pressionar o botão de edição. Assim o sistema abrirá a tela de alteração de parcelas:
  2. As Notas lançadas pela importação obedecem as mesmas restrições que o usuário venha a possuir ao lançar uma Nota Fiscal manualmente.
    1. Exemplo:
      Temos um usuário que não possui permissão para alterar a base de ICMS na nota quando é venda com pedido e a natureza utilizada pela nota está marcada como Venda e no arquivo existe uma base de ICMS diferente da Calculada pelo Sispetro, neste caso será utilizada a base de ICMS do Sispetro, caso o usuário possua permissão para editar será utilizada do arquivo.

  3. Todas as mensagens de alerta apresentadas ao usuário durante o lançamento manual da nota não irão comprometer a importação da mesma pelo Sispetro, contudo todas as mensagens apresentadas ao usuário que inviabilizam o lançamento manual da nota com os mesmos dados presentes no arquivo irão necessariamente paralisar o processo de importação para a nota em questão.
  4. No caso da ocorrência de erro(s) no processamento a nota em questão não será importada, contudo o processo irá continuar para as demais notas.
  5. Todos os processos decorrentes do lançamento de Nota Fiscal manual se aplicarão para a importação de Nota Fiscal.
    1. Exemplo:
      Geração de Contas a Pagar/Receber, Livros Fiscais, Contabilidade Gerencial, Contabilidade Real, etc

  6. A importação permite que sejam importadas notas com mesmo número de forma repetida, conforme configuração do sistema.
  7. A participação do item da Nota no DPMP e a geração do Livro Fiscal para um determinado item dependem da natureza de operação informada para o item da nota. Veja maiores explicações no tópico: Itens de Nota com Natureza de Operação diferentes.

...