Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Assim, para processar o arquivo de retorno, o usuário deve abrir a tela de leitura de arquivos de retorno, através do Menu Movimentação / Financeiro / Arquivos de Cobrança / Leitura:

Image RemovedImage Added

Deve-se preencher os campos:

...

Assim que o SisPetro terminar de ler o arquivo, será perguntado se o usuário deseja continuar com o pré-processamento.

Image RemovedImage Added

Este pré-processamento irá tentar identificar cada título dentro da carteira do contas a receber, a fim de indicar o CNPJ do Cliente, qual o valor original do título, etc. Normalmente o usuário deve confirmar se deseja continuar com o pré-processamento. Caso queira fazer isso posteriormente, basta clicar no botão Pré-Processamento.

...

Até esta etapa, o SisPetro não realizou nenhum processamento no módulo financeiro, ou seja, nenhuma baixa foi realizada. Os títulos não encontrados no módulo financeiro estarão em negrito e não serão processados, pois não foram encontrados no contas a receber, e os que forem encontrados estarão com a coluna "OK" marcada e com os campos de número de lançamento, saldo original e código da empresa preenchidos.

Image RemovedImage Added

Para verificar o que será processado (qual comando), basta olhar a coluna Ocorrência. Ela está preenchida com o comando interno (verificar no início deste tópico qual seu significado) que será aplicado ao título.

Clicando no botão Processa, o SisPetro pedirá uma confirmação e abrirá a tela abaixo.

Image RemovedImage Added

Informações

Importante: Para que a Baixa seja executada com sucesso, deve-se ter preenchido no Tipo de Cobrança uma Conta Contábil, que será o destino para as baixas automáticas.

...

Rejeições com caracter na leitura do Arquivo de Retorno
Temos na tabela de Retorno da Cobrança Eletrônica um campo para armazenar o código das rejeição e um campo maior para descrição da Rejeição. Em alguns bancos como Caixa Econômica Federal, Brasil, Safra e Real nas posições do arquivo onde contém o código, pode conter informações do tipo texto. Nesse caso o Sistema automaticamente gravará as mesmas no campo descrição da rejeição, deixando o código vazio.

Novas Funcionalidades à partir da Versão 7.6

Arquivo de Retorno com Confirmação de Entrada+Abatimento e Liquidação para o mesmo título

  • Há um tempo atrás criamos um recurso para permitir que a baixa referente ao valor de abatimento seja feita na leitura do Arquivo Retorno num comando de Confirmação de Entrada. Veja detalhes do procedimento em Cobrança Eletrônica Banco do Brasil.
  • Só que em alguns casos, o título é registrado no banco e pago pelo cliente no mesmo dia, então quando o banco manda o arquivo com o comando de Confirmação de Entrada, no mesmo arquivo vem também o comando de Liquidação do saldo Final. É nesta situação que temos um problema:
  1. Na leitura inicial do arquivo, verificamos linha a linha localizando o título e salvando o saldo desse título na tabela responsável pelo retorno.

  2. Depois vamos passando linha a linha para fazer a baixa, que confere o saldo do título com o que foi salvo no retorno para evitar alterações fora da leitura por outro usuário. A primeira ocorrência para esse título é o abatimento, que é processado e diminui o saldo do título. A segunda ocorrência, ao fazer a liquidação do valor restante, identifica que o saldo está diferente do que foi salvo (afinal a primeira ocorrência diminuiu o saldo) e não deixa fazer a baixa, apresentando a mensagem "O saldo do título foi alterado por outra estação.".

Arquivo de Retorno com Liquidação com Acréscimo para título postergado

  • Quando o cliente não faz o pagamento até a data de vencimento é feito um acréscimo no título e uma postergação do vencimento. Sendo cobrança eletrônica, esse acréscimo é enviado ao banco. Quando o banco faz o recebimento desse boleto o valor acrescido não é somado ao valor principal, sendo discriminado como acréscimo. No Sispetro o valor do acréscimo é somado ao valor principal, então, ao receber o retorno do banco, entende que o valor a maior é acréscimo e não pagamento do valor principal, deixando um saldo em aberto. Nesses casos o financeiro tem que cancelar a baixa que foi feita automaticamente e fazê-la corretamente de forma manual. Vejamos um exemplo:

Valor Original do Título: 1.000,00
Valor do Acréscimo: 100,00
Saldo Final: 1.100,00
Retorno do banco: Valor pago 1.100,00 Valor acréscimo 100,00
Baixa do título: Valor Movimento 1.100,00 Valor acréscimo 100,00, ou seja, considera para o título 1.000,00
Saldo final: 100,00
Além disso a contabilização do acréscimo é feita duas vezes: no momento da postergação e na baixa.

 

Veja também:

Preparação
Utilização
Geração Arquivo Remessa - Cobrança Eletrônica
Envio Comandos Manuais
Manutenção Arquivos Cobrança
Consulta Movimento de Cobrança
Como Alterar Nosso Número
Tabela Tipos de Cobrança
Aba Transformações Arquivo Cobrança