Nos lançamentos de movimentação de estoques é possível determinar quais devem ou não participar da Apuração do CMV (Custo da Mercadoria Vendida) e também se tais lançamentos devem ou não interferir nos cálculos do custo médio.
Os lançamentos podem ocorrer através de notas fiscais, ajustes de entradas/saídas (através do menu Estoques: Entradas ou Saídas), ajustes através da tela de Fechamento de Estoques e da Movimentação entre Depósitos.
- Natureza de Operação: pode indicar se Notas Fiscais de determinada Natureza participarão ou não da Apuração do CMV (Custo da Mercadoria Vendida). Se marcada a opção Participa do CMV, as notas farão parte da apuração do CMV. Se não marcadas, serão mostradas como não participantes do CMV. Indicar, para as naturezas de saídas que não participam do CMV, se devem ou não interferir nos cálculos do custo médio.
- Estoque: ajustes de entradas ou de saídas. Para participar ou não do CMV, deve estar configurado no histórico utilizado nos ajustes. No Histórico Padrão deve marcar ou desmarcar a opção Participa do CMV (Custo das Mercadorias Vendidas). Indicar, para os ajustes de saídas que não participam do CMV, se devem ou não interferir nos cálculos do custo médio.
- Fechamento de Estoques - botão Ajuste Escritural: utilizar um histórico que participa ou não do CMV. No Histórico Padrão deve marcar ou desmarcar a opção Participa do CMV (Custo das Mercadorias Vendidas).
- Movimento entre Depósitos: utilizar um histórico que participa ou não do CMV. No Histórico Padrão deve marcar ou desmarcar a opção Participa do CMV (Custo das Mercadorias Vendidas).
- Atentar com a utilização de históricos que devem ou não participar do CMV, pois há um histórico de saída de um depósito e um histórico de entrada em outro depósito.
...