Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.


Aviso

A partir da versão 8.11 quando o perfil Permite Valor Diferente de 100% (faz ajuste no último item) estiver marcado, o Sispetro irá realizar o ajuste no produto que possui maior proporção na composição mantendo assim a quantidade do aditivo.

Ex: Foi vendido 10.000 litros de Gasolina C Aditivado, no DPMP os produtos ficaram da seguinte forma: 7.499 de Gasolina A ,2.500 de Álcool Anidro e 1 litro de Aditivo totalizando os 10.000 litros que foram vendidos.

...

Ex.: Gasolina C composta de 73% de Gasolina A e 27% de Anidro. Se o total de saídas da Gasolina C for 100.000 e o total de entradas for 5.000. Temos um saldo de 95.000.
Na Gasolina C terá uma "Remessa para a unidade interna do informante" (entrada) de 95.000, zerando o estoque da Gasolina C, consequentemente. Na Gasolina A terá um "Retorno para a unidade interna do informante" (saída) de 95.000*0,75 = 69.350. No Alcool Anidro terá um "Retorno para a unidade interna do informante" (saída) de 95.000*0,27 = 25.650

Há outra situação que pode ser exemplificada, utilizando a gasolina C aditivada:

Composição:

GASOLINA A = 0,73 = 73%
ALCOOL ANIDRO = 0,27 = 27%
ADITIVO GASOLINA = 0,0002 = 0,02%

Totalizando essa composição chega-se no valor total de 100,02% de produto.
Aplicando essa composição a uma saída de 20000 litros de gasolina C, teríamos:

GASOLINA A: 20000 * 0,73 = 14600
ALCOOL ANIDRO: 20000 * 0,27 = 5400
ADITIVO GASOLINA: 20000 * 0,0002 = 4

Totalizando 20004, que é diferente do 20000 litros que serão lançados na entrada de Gasolina C. Dessa forma o sistema pode fazer o ajuste necessário de forma automática, diminuindo os 4 litros. Então, no aditivo a quantidade fica zerada. No final disso temos a garantia que a soma das saídas dos produtos básicos é igual a entrada do produto composto.


Na figura acima, houve uma saída de gasolina C Aditivada. Ao gerar o DPMP, há 3 linhas referentes a Remessa para Unidade Interna do Informante. Uma linha referente a proporção do Álcool Anidro(Qtde 2500), outra linha referente a proporção da Gasolina A (Qtde 7500) e outra linha referente a proporção do aditivo que está zerada.

Porém, há empresas que precisam declarar o aditivo, desta forma não seria possível. A recomendação da ANP é que a entrada no produto composto seja correspondente a sua composição e que depois seja feito um ajuste de saída justificando essa diferença devido o aditivo.

Aplicando essa regra ao exemplo citado, na Gasolina C Aditivada, ao invés de dar entrada de 20000 litros, seria de 20004. Porém, ela ficaria com um estoque de 4 litros. Aí, se faz um ajuste manual de saída de 4 litros para zerar o estoque. Por sua vez, o sistema não faria o ajuste de forma automática, deixando a saída no Aditivo de 4 litros.

Na figura acima, houve uma saída de gasolina C Aditivada. Ao gerar o DPMP, há 1 linha referente a remessa para unidade interna do informante. Em verde, linda em verde, referente a opereação 1021004,  total de proporção por mistura somando a composição do produto principal agrupado.

O sistema pode ser configurado para trabalhar com uma das situações exposta anteriormente. Para isso o usuário deve configurar o sistema, através do menu Ferramentas / Sistema - Painel Estoque, selecionando uma das opções do campo "Soma Percentual Produto Primário no Produto Composto":

...

  • Para cada grupo de operações será criado então um Registro Totalizador (operação com final 998), tendo inclusive um Total Geral de Entradas e um Total Geral de Saídas, por produto.
  • Com base no DPMP anterior, será criado um registro para a operação de "Estoque Inicial Próprio" (tendo como quantidade o estoque final do mês anterior), somará o total geral de entradas, subtrairá o total geral de saídas, chegando a um registro para a operação de "Estoque Final Próprio".

    Informações
    • Importante: Mesmo quando o produto em uma nota venha a possuir a mesma quantidade esse será apresentado em outro registro para o DPMP, isto é, não será realizada uma somatória e apresentado com um único registro, sendo possível distinguí-los por meio do campo "Item NF".


    No DPMP, quando temos movimentação de Produto Composto, é necessário zerar o estoque deste produto composto e movimentar os produtos básicos. Para isso é feita uma operação de entrada no produto composto com um código de operação "Remessa de Unidade Interna do Informante" (1031001) e uma operação de saída nos produtos básicos com um código de operação "Retorno de Unidade Interna do Informante" (1032002).Este processo é feito automaticamente se o produto estiver com o campo "Tipo composição" igual a *composição para movimentação, se o perfil estiver definido como composição para estoque mesmo que o produto seja composto ele terá estoque final caso isto aconteça realmente com sua movimentação durante o período de geração do DPMP.*

Image RemovedImage Added

Na tela acima, para a gasolina C - Aditivada, há três linhas de REMESSA PARA UNIDADE INTERNA DO INFORMANTE - CÓDIGO 1031001.

Image RemovedImage Added

Nesta outra tela, há um registro para gasolina A, referente a gasolina C - Aditivada da tela anterior, RETORNO DE UNIDADE INTERNA DO INFORMANTE - CODIGO 1032002.

...