Esta tabela armazena o cadastro das empresas de transporte ou motoristas que executam o serviço de retirar o produto do depósito onde está armazenado, e transportá-lo até o destino ( endereço cliente cadastrado para a entrega, distribuidora ou usina).
...
- Razão Social: nesse campo é informado a razão social, o campo se torna obrigatório o preenchimento caso o perfil Obriga Dados Básicos Transportadora esteja marcado. Para mais informações, ver Painel Fretes.
- Tipo Pessoa: Física ou Jurídica
- Endereço: nesse campo é informado o endereço do Motorista/Transportadora, esse campo se torna obrigatório o preenchimento caso o perfil Obriga Dados Básicos Transportadora esteja marcado, e o cadastro seja de uma transportadora, ou seja o campo Tipo Pessoa esteja selecionada a opção Pessoa Jurídica. Para mais informações, ver Painel Fretes.
- Número: nesse campo é informado o Número do endereço do Motorista/Transportadora, esse campo se torna obrigatório o preenchimento caso o perfil Obriga Dados Básicos Transportadora esteja marcado, e o cadastro seja de uma transportadora, ou seja o campo Tipo Pessoa esteja selecionada a opção Pessoa Jurídica. Para mais informações, ver Painel Fretes.
- Complemento: este campo e destinado para informar o complemento do endereço, seu preenchimento não é obrigatório.
- Município: nesse campo é informado o município do Motorista/Transportadora, ao selecionar o município o sistema preenche automaticamente a UF de acordo com o município selecionado.
- Estado: este campo é informado a UF do Motorista/Transportadora, o seu preenchimento é realizado automaticamente de acordo com o município informado. É obrigatório o preenchimento desse campo.
- CNPJ / CPF: o Sistema valida este campo (dígito verificador). Caso seja pessoa física, preencha o número do CPF, senão digite o CNPJ da Empresa. Para que o sistema realize a validação do preenchimento do campo o Perfil de Sistema Verifica CPF Transportadora deve estar marcado, e para que seja verificado se o conteúdo do campo esta correto é necessário marcar o perfil de Sistema Valida Documento Transportadora. Para mais informações, ver Painel Vendas
- Inscrição Estadual / RG: Nesse campo deve ser informado para pessoa física o RG e para pessoa jurídica a IE. É possível realizar a validação do preenchimento do campo marcando o perfil de Sistema Obriga Dados Básicos Transportadora, e para validar a Inscrição Estadual informada basta marcar o perfil de Sistema Valida Inscrição Estadual Transportadora. Para mais informações, ver Painel Fretes.
- Bairro: nesse campo é informado o Bairro do Motorista/Transportadora, esse campo se torna obrigatório o preenchimento caso o perfil Obriga Dados Básicos Transportadora esteja marcado, e o cadastro seja de uma transportadora, ou seja o campo Tipo Pessoa esteja selecionada a opção Pessoa Jurídica. Para mais informações, ver Painel Fretes.
- CEP: nesse campo é informado o CEP do Motorista/Transportadora, esse campo se torna obrigatório o preenchimento caso o perfil Obriga Dados Básicos Transportadora esteja marcado, e o cadastro seja de uma transportadora, ou seja o campo Tipo Pessoa esteja selecionada a opção Pessoa Jurídica. Para mais informações, ver Painel Fretes.
- SUFRAMA: nesse campo é informado o código da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), para as Transportadoras que possuem a mesma. Caso a Transportadora não tenha basta deixar em branco.
- Inscrição Municipal: nesse campo deve ser informada a inscrição municipal da transportadora.
- Telefone: nesse campo é informado telefone, o campo se torna obrigatório o preenchimento caso o perfil Obriga Dados Básicos Transportadora esteja marcado. Para mais informações, ver Painel Fretes.
- Tipo:
- Motorista: caso seja marcado que este registro é um "Motorista", só será permitido vincula-lo a um registro do tipo "Transportadora"
- Transportadora: caso seja marcado que este registro é uma "Transportadora", só será permitido vínculo entre este e um registro do tipo "Motorista". Além disso, se selecionado esta opção, nas telas de inclusão de pedido de venda, ordem de carregamento e nota fiscal, não serão mostradas. Serão mostradas somente se tipo for Motorista ou Livre.
Livre: se o registro for marcado como "livre" poderá ser vinculado tanto Transportadora quanto a Motorista, porém não é seguro pois por descuido um motorista pode ser vinculado a motorista, transportadora a transportadora.
Aviso Caso seja configurada a Transportadora sendo do tipo "Transportadora" e o perfil de sistema estiver marcado "Permite somente Tipo Motorista ou Livre", nas telas de pesquisa onde há o campo transp./motorista a mesma não aparecerá, pois permitirá apenas os cadastros do tipo motorista e Livre.
- Bloqueada: esta opção é marcada automaticamente quando o usuário realiza o bloqueio da transportadora via aba de bloqueio. O bloqueio é muito utilizado quando queremos realizar um bloqueio por um motivo que pode ser revertido (como por exemplo a ausência de algum documento).
- Tem Frota?: este perfil permitirá vincular uma frota ao cadastro principal, habilitando o campo Frota.
- Não apropria Frete: permitir que na emissão do Conhecimento do Frete só gere Frete caso a transportadora e/ou o motorista não sejam próprios. Necessário ter o perfil Permite não apropriar frete à transportadora marcado. Para mais informações, ver Painel Fretes.
Nota: esta opção é aplicada somente a empresas transportadoras. Não se aplica a distribuidoras. - Ativo: esta opção deve ser desmarcada quando houver a necessidade de não usar mais essa Transportadora, porém, por já ter sido utilizada, ela não pode ser excluída. Ou seja, representa uma situação de impossibilidade de utilização definitiva.
- Código Entidade para uso do Livro Eletrônico: vínculo com entidade, para casos em que a informação seja levada para os livros fiscais. Este campo não é obrigatório. Esse campo também é utilizado na emissão de vale pedágio, onde ao incluir uma carga as regras utilizadas para a emissão da carga pegam de acordo com o Fornecedor informado nesse campo.
- Modalidade: indica o tipo de modalidade dessa transportadora. Para mais informações, ver Verificação da modalidade de frete da Transportadora.
- As opções podem ser:
- Permite qualquer tipo de modalidade
- Somente Entrega (CIF)
- Somente Retira (FOB)
- O controle de modalidade de frete permitida para a transportadora no momento da inclusão de novas transportadoras deve ser configurada através do perfil Modalidade Padrão Inclusão Transportadora. Para mais informações, ver Painel Fretes (Usuários)
- A Verificação da modalidade de frete permitido para a transportadora que está vinculada à transportadora informada no pedido de venda (ou OC ou Nota Fiscal oriunda de venda) deve ser configurada através do perfil Verificação Modalidade. Para mais informações, ver Painel Fretes
- As opções podem ser:
- E-mail: é preciso cadastrar o e-mail para a transportadora também receber a NF-e, atendendo a norma SINIEF 08/2010 e também habilitar o check box envia e-mail de NF-e. O campo possui tamanho de 250 caracteres, possibilitando ao usuário cadastrar vários e-mails para recebimento do XML. Para mais informações, ver Serviço de E-mail.
- Envia e-mail de NF-e: caso esta opção esteja habilitada envia e-mail a transportadora na emissão da nota fiscal.
- Celular SMS: campo a ser preenchido com o numero para qual será enviado o SMS/Mensagem.
- Permite Envio de SMS?: campo que define se será enviado ou não a mensagem para esse cliente, caso essa opção seja selecionada, é necessário ter um numero cadastrado no campo 'Celular SMS'.
- Envia e-mail de NF-e: para que o envio ocorra corretamente é preciso marcar este perfil.
- RNTRC: registro Nacional de Transportador de Carga , Código do registro do frota obtido na ANTT. Também conhecido com RNTRC ou RNTT.
Visando facilitar o processo, a partir da versão 8.11 empresas transportadoras podem cadastrar seus RNTRC no Perfil de Sistema, e não precisa replicar o dado nos demais frotas ou transportadoras. Para mais informações, ver Possíveis maneiras de configurar o RNTRC - CNAE: informação do CNAE da empresa
- Tipo Registro ANTT: permite definir o tipo de registro na ANTT, que pode ser:
- Equiparada ao TAC – Transporte autônomo de carga
- ETC – Empresa de transporte de carga
- CTC – Cooperativa de transporte de carga
- CNH: número Carteira Nacional Habilitação do motorista. É possível realizar a verificação do preenchimento desse campo marcando o perfil de Sistema Controla CNH Motorista. Dessa forma será realizada a verificação no cadastro, ao emitir Ordem de Carregamento e Pedido de Venda. Para mais informações, ver Painel Vendas.
- Categoria CNH: nesse campo informamos a categoria da CNH do motorista e, caso o perfil de sistema Valida Categoria do CNH do Motorista com o Tipo de Frota esteja para validar, só será possível incluir uma ordem de carregamento caso a categoria da CNH do Motorista esteja de acordo com os tipos de Frotas utilizado na OC. Para mais informações, ver Manutenção de Categorias CNH e em Painel Fretes.
- Ação Motorista sem vínculo c/ Transportadora: Este perfil está disponível a partir da versão 8.19. Se trata de bloquear a movimentação dos registros que não tenham algum vínculo com transportadoras. Podendo ser configurado de duas formas, veja abaixo.
- Assume que é autônomo: caso seja configurado desta forma o sistema não bloqueará nenhum registro. Assim podendo ser utilizado os registros que não tenham quaisquer vínculos com transportadoras ou motoristas.
Bloqueia ação: caso seja configurado desta forma, o sistema não deixará ser utilizado registros que não tenham vínculo. Ou seja, caso haja algum motorista sem vínculo com transportadora, este não poderá ser utilizado.
Informações No caso de uma nova transportadora ou motorista, este perfil será sugerido da forma que foi indicado no perfil de sistema Painel Fretes.
Caso haja algum motorista que é uma exceção a regra da distribuidora, por exemplo, todos os demais motoristas precisam ter vínculos com transportadoras. Porém há um que, por qualquer motivo, não precise, neste caso basta marcar que "Assume que é autônomo". Desde modo este motorista, mesmo não tendo vínculo, poderá ser utilizado.
- Data Nascimento: permite informar a data de nascimento do motorista ou do contato da transportadora para o vale pedágio
- Estado civil: estado civil (opções de solteiro, casado, divorciado ou viúvo) do motorista ou do contato da transportadora para o vale pedágio
- Sexo: sexo (opções de masculino e feminino) do motorista ou do contato da transportadora para o vale pedágio
- RG: rg do motorista ou do contato da transportadora para o vale pedágio (informar sem pontos ou traços)
- Órgão Emissão RG: órgão emissor do RG do motorista ou do contato da transportadora para o vale pedágio
- Data Emissão RG: data de emissão do RG do motorista ou do contato da transportadora para o vale pedágio
- Nacionalidade: nacionalidade do motorista ou do contato da transportadora para o vale pedágio
- Naturalidade: naturalidade do motorista ou do contato da transportadora para o vale pedágio
- Nome do Pai: informação do nome do pai do motorista (utilizado para compras de vale pedágio em cartão)
- Nome da Mãe: informação do nome da mãe do motorista (utilizado para compras de vale pedágio em cartão)
...
- Frota: quando informamos que a transportadora/motorista tem frota próprio, o sistema habilita este campo para que seja feito o vínculo. Após o vínculo, serão apresentadas, automaticamente, as informações de quantidade de lacres, capacidade KG e as placas.
- Altera dados Frota: se a transportadora/motorista tem frota próprio e o mesmo está selecionado, ao clicar nesta opção, é possível fazer alteração nos dados do frota.
- Compartimentação: a transportadora/motorista tem frota próprio, é possível alterar a compartimentação dos frotas vinculados.
- Pertence a uma empresa Transportadora: caso o motorista pertence a uma empresa transportadora, poderá ser indicado, porém, para o sistema serão utilizadas as empresas transportadoras que estiverem vinculadas no painel Empresa Transportadora.
- Recebe diária?: com esta opção selecionada, o sistema apresenta em relatórios a quantidade de diárias dos motoristas em viagens, para que seja feito o cálculo e pago o valor ao mesmo.
- Permite Averbação: indica se permite que a carga seja assegurada. Caso esteja marcado, este campo permite a geração do valor da fatura no arquivo RTM de Averbação para notas não canceladas, e que não sejam do tipo retirada/venda.
- Salário: informação do salário do motorista para fins de relatórios
- % Desconto de frete: valor padrão para a Transportadora. O SisPetro possibilita que o desconto possa ser informado por transportadora e filial, não apenas por transportadora. Para mais informações, ver Painel Empresa Transportadora (vínculo Transportadora x Motorista).
- Controle de Descargas - % Diferença Permitido: É possível informar um limite de diferença entre o volume programado e efetivamente descarregado, nas Descargas. Tal informação será utilizada na Apuração valores de Frete a Pagar.
- Tabela de Distância: indica a tabela de distância que será considerada quando for utilizada essa transportadora nos processos, como Pedido, Nota, etc. Para mais informações, ver Tabela de Distância por Transportadora
- Descarta Tabela de Distâncias da Transportadora: quando o cenário é de um motorista vinculado a uma transportadora, a tabela de Distâncias normalmente utilizada seria a da Transportadora (que estabelece os preços que serão utilizados por seus motoristas). Nesse cenário esse campo deve ficar desmarcado. Porém, pode se ter um caso onde o Motorista terá uma tabela específica para ele, então se marca esse campo para que o Sispetro descarte a tabela da Transportadora vinculada ao Motorista e use a tabela dele.
- Utilização CIOT: indica se a transportadora irá ou não trabalhar com CIOT.
- Utiliza CIOT: utilizando essa opção, ao realizar a inclusão da carga, o campo de 'CIOT Requerido?' virá marcado e permitirá ao usuário incluir uma carga com CIOT. A opção de 'CIOT Requerido?' pode ser alterada pelo usuário caso o mesmo tenha as devidas permissões.
- Não Utiliza CIOT: utilizando essa opção ao realizar a inclusão da carga o campo de 'CIOT Requerido?' virá desmarcado, dessa forma não gerando o CIOT para a carga. A opção de 'CIOT Requerido?' pode ser alterada pelo usuário caso o mesmo tenha as devidas permissões.
- Dispensada CIOT ANTT: indica se a transportadora é dispensada ou não do CIOT. Esta opção será automaticamente atualizada após execução da Consulta Situação do Transportador, executada antes do envio do CIOT, caso configurada no Painel Fretes.
- Data/Hora última consulta de Situação: indica Data/Hora da última execução da Consulta Situação do Transportador.
- Permite Averbação?: indica se a transportadora tem gerenciadora de averbação. Para mais informações, ver Gerenciadora de Averbação
- Valida Valor Carga no Fechamento de Carga: verificar o valor da carga com o valor máximo permitodo para transportadora, somente para os cadastros do tipo Transportadora ou Livres. Para mais informações, ver Validação de Valor Carga para Seguro de Transportadora.
- Segue configuração de sistema: aplica a regra conforme parametrizado no perfil de sistema, Painel Fretes.
- Não valida o valor da carga: não faz validação do valor da carga no momento do fechamento.
- Valida o valor da carga conforme o valor máximo: faz a validação do valor máximo cadastrado na transportadora com o valor da carga a ser fechada.
- Valor Máximo Permitodo Permitido para Carga: Valor máximo do seguro de cada carga por transportadora.
...