...
Todas as trocas de cobranças cadastradas no SisPetro são armazenadas e apresentadas por esse painel, inclusive as que estão inativas.
...
Para inserir um novo Filtro de Tipo de Cobrança, deve-se clicar no botão Incluir para fazer a inclusão do Registro.
...
Os seguintes campos deverão ser informados:
...
:
...
Tipo Cobrança Origem: tipo de cobrança de qual será trocado.
A ideia é que os clientes fiquem com um tipo de cobrança genérico. A partir daí o SisPetro sempre olha nos filtros aqui e, no faturamento automático, troque para o Tipo de Cobrança indicado no dia.
Tipo Cobrança Destino: novo tipo de cobrança para qual será trocado.
Unidade de Negócio: informe será por empresa ou por grupo de empresa
informe Empresa ou Grupo dependendo da escolha feita
Data Validade: informar para qual dia vale o filtro cadastrado para troca do tipo de cobrança.
Ativo: se marcado, indica que a troca do tipo de cobrança está ativa.
Ordem do Dia: define a sequência que o SisPetro olha para utilizar o Filtro de Cobrança no dia.
Valor Limite: inserir o valor limite para gerar boletos com este tipo de cobrança.
O valor especificado aqui determina o momento em que o SisPetro deixa de aplicar o filtro de cobrança configurado e passa a utilizar outro filtro. Para ilustrar esse funcionamento, veja o exemplo a seguir:
O financeiro geralmente utiliza o Itaú para enviar seus títulos para cobrança eletrônica e deixa cadastrado um filtro de cobrança de 99 para IT (Itaú).
No início do dia, liga para alguns bancos e vê que o banco Bradesco (exemplo do cadastro acima) está com a melhor taxa para empréstimo do dia e pede um empréstimo. O Banco por sua vez informa que precisa de uma garantia de 100.000,00 reais em títulos (do Contas a Receber). Como a taxa do Bradesco é a melhor, o usuário:
- Define Ordem do dia = 1
- Define o Valor Limite = 100.000,00
A partir daí, todos os pedidos faturados automaticamente com o tipo de cobrança 99 (previamente definido no https://futura.atlassian.net/wiki/spaces/SPT/pages/2878210626/Padr+o+para+Vendas+Clientes?search_id=02b2bb0c-6f93-41e5-abea-79388f5620a0&additional_analytics=queryHash---a2785a754a255beddf790e3e3243320abf2f317c22260faddf45966a196f49d4 ou informado no pedido) serão trocados para a BL até chegar ao valor limite de 100.000,00.
Após o valor limite ser atingido o SisPetro entende que deve parar de trocar para BL e passa a trocar para IT.
Prazo Inicial e Final: é automaticamente carregado da Tabela Bancos. O SisPetro vai verificar o prazo médio (coluna, prazo da tabela Condições Pagamento) do Pedido de Vendas e, caso esteja dentro do prazo do banco, o SisPetro faz a troca do tipo de cobrança:
Ainda com o exemplo do cadastro acima, caso o pedido seja À Vista, ou seja, o prazo igual a zero, como o prazo inicial e final está entre 5 e 1000 o SisPetro não faz a troca.
A mesma regra se aplica a pedidos cujo prazo seja menor ou igual a quatro dias.
Nota |
---|
O Tipo de Cobrança será trocado automaticamente se, além das configurações estarem corretas, se o filtro estiver ativo e a data da nota esteja dentro do prazo de validade informado. |
Caso o Quadro Bancos Restritos para Cobrança Eletrônica estiver preenchido com um ou mais bancos, ao emitir uma nota de venda, o SisPetro fará a verificação nos Filtro de tipo de Cobrança cadastrados. Caso encontre um tipo de cobrança com um dos bancos relacionados nessa tela, passará para o próximo tipo de cobrança e assim sucessivamente, até encontrar um tipo de cobrança cujo banco não esteja relacionado.
Repete tipo de Cobrança de Origem para a próxima Ordem do Dia: marcando essa opção, na próxima inclusão de filtro o SisPetro repete os dados do registro anterior, adicionando 1 na ordem do dia e deixando o campo Tipo Cobrança Destino vazio.
Controle de garantia
Para decidir o valor necessário para cada tipo de cobrança é importante analisar alguns dados. O valor exigido como garantia tem a ver com o limite de crédito que o banco oferece, sendo disponibilizado por conta bancária. Essa conta, que geralmente permite cobrança eletrônica, é vinculada ao Tipo de Cobrança para que se faça a baixa do arquivo de retorno.
Para análise de dados é preciso saber quanto já foi enviado ao banco, o valor que o banco rejeitou, quanto está faturando e quanto está vencendo no dia. Para sabermos esse valor dependemos dos títulos a receber, que não possuem a informação da conta bancária, mas tem o tipo de cobrança.
Enfim, para disponibilizarmos esses valores, é feito o agrupamento por Conta Bancária (constante no Tipo de Cobrança
...