O sistema SisPetro permite que seja feito um o controle de restrição de clientes com títulos em atraso. Esse controle é feito através do Portador do título a receber, onde esse portador será mudado alterado automaticamente no momento da Baixa de um do título em atraso, a partir de determinado número de dias, ou se houver valor de acréscimo.
Para aplicar esse tipo de controle de restrição automático é necessário habilitar uma a opção no perfil do Sistema e configurar alguns parâmetros no menu Ferramentas / Sistema / painel Financeiro
opção:
- Número de dia em atraso: Informa o número de dias de atraso. É o número de dias entre a Data do Vencimento do título e a Data da Baixa ou a Data do Fluxo.
- Tipo de Ocorrência: Atraso - Opção que verifica se houve determinado número de dias de atraso entre as datas informadas no item anterior. Preenchido Valor Acréscimo - Opção que verifica se o campo valor acréscimo na tela de baixa tenha sido preenchido.
- Campo de Comparação: Data da Baixa e Data do Fluxo da Baixa.
- Código Portador: Portador do título a receber que gera restrição financeira. Vide opção a ser marcada na Tabela Portador.
Portantode Sistema. Veja mais informações sobre o perfil "Controla Mudança de Portador de Clientes em Atraso" em Painel Financeiro.
Depois de configurado, no momento da baixa, caso o título se encaixe ao tipo de ocorrência configurado (atraso ou valor de acréscimo), será feita a troca automaticamente do portador deste título para o portador indicado. Com o novo portador gerando restrição financeira o sistema irá apresentar na tela de clientes, na aba Clientes - Consulta Restrições Financeiras, o lançamento e as informações da baixa.
Veja como é realizado o calculo dos juros em Calculo de Juros em Títulos.