O custo dos produtos ou Custo das Mercadorias Vendidas (CMV) é feito com base nas informações das notas de entrada e notas de saída e poderia ser feito automaticamente pelo sistema SisPetro se os dados fossem lançados no sistema on line (no momento em que eles acontecem). No entanto, as notas de entrada, devido a burocracia de bombeios e etc, não são lançadas exatamente no momento em que abastecem o estoque. Sendo assim a apuração do custo da mercadoria não seria totalmente real, pois muitas vezes se trabalha com estoque negativo, já que a saída é feita antes da entrada do produto. Por isso, periodicamente se faz o Apuração do Custo das Mercadorias Vendidas (CMV). Antigamente esta apuração era feita no Fechamento do Estoque (tanto por Produto como por Depósito), porém identificamos alguns pontos:
- Apesar das notas de Usinas e Petrobrás demorarem para chegar, geralmente há movimentações temporárias justificando o saldo em estoque (por exemplo, a movimentação gerada pela Confirmação de Pedido de Bombeio e Distribuição do Bombeio. Assim, o fechamento de estoque é feito diariamente, mas não significa que já seria possível apurar o custo, já que este é o correto conforme a Nota Fiscal ainda pendente
- Nem sempre o responsável pelo Fechamento de Estoque sabe conferir devidamente a apuração de custo. Assim, seria interessante separar esses processos em duas telas distintas.
- A periodicidade desejada para Fechamento de Estoque é diária, mas pode ser que esta não seja a periodicidade desejada para Fechamento de Custo, assim, duas telas distintas daria a liberdade de escolha para cada processo.
Com isso criamos uma tela para Fechamento de Custo, também podendo ser feita por Produto ou Depósito.
Para que se comece a controlar o CMV dos produtos, inclusive contabilizando-os é importante que seja feito o Ajuste de Estoque Inicial, onde nesta tela se informa o custo atual de cada produto e depósito, valorizando assim o seu estoque inicial.
...
Informe o Depósito ou o Produto, a Data de Fechamento desejada e clique em Atualiza.
O sistema SisPetro verificará então a situação de cada produto/depósito/empresa e apresentará os dados.
Aviso |
---|
Atenção: se não tiver fechamento de estoque para a Data de Fechamento informada, ao clicar no botão "Fecha Dia" será apresentada uma mensagem de erro e o fechamento não será concluído! |
Informações |
---|
É permitido fazer a abertura do Fechamento de Custo mesmo com o Estoque fechado |
Através do botão "Legenda" é é possível ver o significado das fontes/estilos utilizados na apresentação dos dados:
...
Neste caso, é possível fazer o fechamento de custo na data indicada. Já vem "marcado" originalmente originalmente, sendo possível marcá-lo ou desmarcá-lo. Ele será abrangido pelo botão "Marca/Desmarca Todos p/ Fechamento".
A data do último fechamento apresentada indicará a partir de quando foram verificadas as entradas e saídas do periodoperíodo.
Ex.: Se a data de fechamento informada foi 15/12/2006 e a data do último fechamento foi 01/12/2006, teremos:
Saldo Inicial: O saldo final do fechamento (de estoque e custo) em 01/12/2006
Entradas e Saídas: Ocorridas entre 02/12/2006 e 15/12/2006
Saldo Final: Saldo Inicial + Entradas - Saídas.
...
Estes registros são apresentados apenas para consulta, pois não podem ser fechados devido o saldo final estar negativo. Veja maiores explicações no tópico Para mais informações, ver Fechamento de Custo X Fechamento de Estoque.
...
Neste caso, são os registros já fechados na data de fechamento informada, então podem ser abertos. Já vêm " marcados " originalmente, sendo possível marcá-los ou desmarcá-los individualmente. Ele será abrangido pelo botão "Marca/Desmarca Todos p/ Abertura". Na abertura, a contabilização feita no fechamento será estornada.
Informações |
---|
Atenção: Se se for o 1º fechamento de custo a ser feito, será apresentada como Data do Último Fechamento sempre 01/01/2000. |
No painel Custo é possível ver a Planilha de Custo do produto ou depósito selecionado no painel Resumo:
Aviso |
---|
A Quantidade (Ambiente ou a 20º) utilizada para o cálculo é definida através do Perfil de Empresa " Quantidade utilizada para a valorização do estoque". Maiores informações em Configurações para CMV. |
O sistema SisPetro apresenta o custo médio anterior e o saldo inicial que foi utilizado para iniciar o cálculo do custo. O custo médio anterior, no caso da primeira apuração de custos, poderá ser alterado na Tabela Produtos. O saldo inicial é oriundo do último fechamento de custo (veja Data do último Fechamento no painel Resumo). O mesmo ocorre com os dados de entrada e saídas apresentados.
Serão apresentadas todas as entradas em ordem de data e a totalização das saídas, que participam e não participam do CMV, ocorridas no período solicitado. Como os valores das saídas são agrupados, na parte de dados, não sairão as informações referente a nota fiscal, como ocorre nos movimentos de entradaas entradas separadas entre "Entrada que interfere no Custo Médio" e "Entrada que não interfere no Custo Médio". Serão também apresentadas separadamente as Saídas entre "Saída Contabiliza no Custo" e "Saída que não Contabiliza no Custo", conforme a imagem acima.
As Movimentações que não participam do CMV, serão apresentadas em negrito, conforme Botão Legendacom os tipos "Entrada que não interfere no Custo Médio " e Saída que não Contabiliza no Custo.
Quando a movimentação de entrada não participa do CMV, a quantidade é acrescentada no saldo, mas o valor utilizado para cálculo do custo médio é o custo imediatamente anterior (para que não interfira no custo) e não o valor da entrada.
...
Este último perfil irá trabalhar em conjunto com o perfil de empresa # Dias anteriores permitidos para abertura de estoque/ custo que se encontra em Ferramentas/ Sistema/ aba Estoque/ quadro Fechamento de Estoque.
Para imprimir esta planilha de apuração clique no botão Imprime que está no painel Custo ao lado do Valor Total Anterior. Será utilizado o arquivo ExtratoCMVGerencial.rtm que estiver no caminho do executável.
...
Confira os dados necessários para geração do lote: Data de movimento (sugerida a data do fechamento), o histórico e informações adicionais, moeda e, caso a empresa esteja com a contabilidade real habilitada, se este lote por ser incluído na contabilidade real.
Informações |
---|
Caso o usuário queira utilizar a contabilização por centro de custo definida em Depósitos - Aba Detalhes a opção o Código de Contabilização Real deve estar vazio. Para isso o perfil de Sistema da Aba Contab. Real Código de Contabilização para o CMV também deve estar vazio. Para mais informações, ver Painel Contab. Real |
Cabe lembrar que a apuração do CMV também está disponível no Sispetro SisPetro Controladoria, num procedimento similar a este. Sendo assim, a empresa que marcar a opção pode contabilizar, já estará providenciando a contabilização do custo na contabilidade real, não sendo necessário utilizar o procedimento no Sispetro SisPetro Controladoria. O código de contabilização e restrições são definidos pelo grupo Contábil: Lote gerencial.
...
No caso de abertura de dia (cancelamento do fechamento) os lotes gerados serão estornados automaticamente e por padrão o sistema SisPetro faz o estorno de lote para o CMV na data atual. Existem 4 perfis que afetam as datas de estornos (cancelamento dos lotes):
...