Configuração de Backup
O usuário deverá fazer o backup do Banco de dados para que nada seja perdido durante o processo.
Para criação do Backup o usuário poderá efetuar a cópia manualmente, seguindo os passos abaixo:
- Não ter ninguém conectado no Sispetro;
- Parar o Servidor Sispetro;
- Parar o serviço do banco de dados;
- Identificar a pasta onde se encontra o banco de dados atual;
- Gerar uma cópia da pasta que contém os arquivos .db, .log e .bat (scgwin.db, scgwin.log e startdb.bat - se existir);
- Renomear a pasta de forma que facilite a identificação para o novo ambiente de teste.
Exemplo: Banco_Teste
- Configurar o arquivo .bat, o ODBC, arquivo .ini e o Servidor Sispetro para que visualize o banco de teste. Para isso, siga as orientações para configuração conforme a versão utilizada para o Sybase.
- Sybase 7.
- Sybase 12.
Para configurações mais detalhadas de backup, o usuário deverá ter conhecimento para utilização do Sybase Central 4.0Após instalar o Sybase 12 no servidor, é necessário configurar os atalhos do Sispetro nas estações de trabalho.
Para que as estações funcionem corretamente, é necessário a instalação do Client do Sybase (drivers de conexão ao banco de dados) em cada estação, porém, algumas empresas podem ter muitas estações, o que tornaria muito trabalhoso o processo de instalação.
Pensando nisso, o Sispetro possui uma funcionalidade que configura automaticamente os arquivos essenciais para conexão ao banco, sem a necessidade de instalação, deixando o processo mais simples. Basta apenas executar o Sispetro que ele se encarregará de tudo, desde que esteja configurado adequadamente para esse fim.
Essa configuração que veremos abaixo:
No servidor onde se encontram os arquivos do Sispetro será preciso configurar manualmente as pastas das DLL do Sybase e do BDE.
- Criar no servidor duas pastas referente as DLL's do Sybase e do BDE, sendo:
- DLLBDE
- DLLSybase
Servidor:
C:\Sispetro\DLLBDE
C:\Sispetro\DLLSybase
- Para cada pasta será preciso copiar as DLL's e arquivos respectivos.
- DLLBDE
- Dentro desta pasta deverá existir diversos arquivos com extensão DLL, BTL, EXE, CAB, TXT, entre outras. Efetue o Download dos arquivos - DLLBDE.zip.
- DLLSybase
- Dentro desta pasta deverá existir arquivos com extensão DLL e EXE. Efetue o Download dos arquivos - DLLSybase.zip. Os arquivos são:
- dbcon12.dll
- dblgen12.dll
- dbodbc12.dll
- dbicu12.dll
- dbicudt12.dll
- dblgpt12.dll
dbelevate12.exe
Nota Os arquivos acima são todos para conexão do client em 32bits. Independente do SO e se o banco será executado em 32 ou 64bits, o client sempre é o de 32bits.
Aviso Importante: Estas pastas deverão ser criadas no mesmo diretório mapeado que se encontra o Sispetro.
Além disso, os arquivos DLL do Sybase deverão estar na versão mínima 12.0.1.3484.
- DLLBDE
- Mapeamento do diretório C:\Sispetro
- É importante que a unidade em questão seja mapeada no servidor e nas estações de trabalho.
- A definição do mapeamento ficará a critério da empresa, sendo importante ressaltar que a mesma letra definida no mapeamento do Servidor deverá ser utilizada nas estações.
- Após ter as pastas criadas, o próximo passo é configurar os diretórios criados no arquivo INI do Sispetro (SCG.INI);
- Abrir em modo edição o arquivo SCG.INI.
- Localizar a seção [ Client].
- Ajustar os comandos abaixo para o Sybase e BDE:
- PathDllBde- Neste comando deverá ser configurado o diretório de origem dos arquivos do BDE. O mesmo configurado no item 1.
Exemplo:
PathDllBde = X:\DLLBDE
A letra X se refere ao diretório mapeado - PathDllSybase- Neste comando deverá ser configurado o diretório de origem dos arquivos do Sybase. O mesmo configurado no item 1.
Exemplo:
PathDllSybase = X:\DLLSybase
A letra X se refere ao diretório mapeado - VersaoServerSybase- Neste comando deverá ser configurado a versão do Sybase que está sendo utilizada, que deverá ser 12.
Exemplo:
VersaoServerSybase = 12Aviso É de extrema importância configurar a versão correta neste item
- PathDefaultBde- Neste comando deverá ser configurado o diretório de destino para o BDE. Ou seja, a pasta a ser criada no diretório específicado. Esta pasta conterá todos os arquivos existentes na pasta criada no item 1.
Exemplo:
PathDefaultBde = C:\Sispetro\Bin\BDE - PathDefaultSybase- Neste comando deverá ser configurado o diretório de destino para o Sybase. Ou seja, a pasta a ser criada no diretório específicado. Esta pasta conterá todos os arquivos existentes na pasta criada no item 1.
Exemplo:
PathDefaultSybase = C:\Sispetro\Bin\BDEAviso Os arquivos existentes na pasta criado no item 1 serão automaticamente copiados para a pasta criada nos itens iv e v
- PathDllBde- Neste comando deverá ser configurado o diretório de origem dos arquivos do BDE. O mesmo configurado no item 1.
- Finalizar o arquivo, salvando as alterações.
- Feito os passos anteriores, é preciso executar o Sispetro nas estações de trabalho, para que as configurações feitas nos itens anteriores sejam criadas.
- Antes de executar o Sispetro, certifique-se de que o ODBC e o Servidor Sispetro esteja funcionando corretamente. Para maiores informações, veja o tópico Configurando ambiente de Teste utilizando o Sybase 12.
- Para cada estação de trabalho o diretório onde o Sispetro e seus respectivos arquivos deverá estar mapeado com a mesma letra definida no mapeamento do Servidor.
Execute o Sispetro em cada estação de trabalho. Informe usuário, senha e empresa.
Nota Para estações de trabalho que possuem sistema operacional Windows Vista, Windows 2008 e Windows 7, clique com o botão direito sobre o executável e escolha a opção Executar como Administrador.
- Verifique que o ODBC foi criado automaticamente para a estação de trabalho em questão.
- As pastas DLLBDE e DLLSybase também foram criadas automaticamente nos diretórios especificados nos item iv e v do tópico 3.