O custo das mercadorias vendidas é feito com base nas informações das notas de entrada e notas de saída e poderia ser feito automaticamente pelo sistema se os dados fossem lançados no sistema SisPetro on line (no momento em que eles acontecem). No entanto, as notas de entrada, devido a burocracia de bombeios e etc não são lançadas exatamente no momento em que abastecem o estoque. Sendo assim a apuração do custo da mercadoria não seria totalmente real. Por isso, periodicamente se faz o Fechamento do Custo das Mercadorias Vendidas (CMV), podendo ser acionado no Menu Principal pelas opções Movimentação / Fechamento CMV.
O fechamento do CMV deve ser feito produto a produto e filial a filial, mas além disso também pode ser feito de um depósito específico.
...
Em seguida, clique no botão:
O sistema SisPetro informará a quantidade e o custo médio iniciais de cada produto, que poderá ser alterado, dependendo dos ajustes que forem necessários. Cabe lembrar que as entradas através de Notas Fiscais, possuem o valor unitário, já as feitas por "Outras Entradas" não, sendo utilizado o custo médio inicial informado para o calculo do custo médio final.
...
Para visualizar os dados de movimentação no período para este produto, clique no botão
Serão apresentadas todas as entradas e saídas e a totalização delas.
...
Se estiver de acordo com os dados, será necessário então fazer o lançamento na conta de CMV em contra partida à conta de estoque, clique no botão
Será apresentada a tela de digitação de lotes com o valor do CMV do período já sugerido para que sejam preenchidos os demais dados.
É possível, através desta tela, fazer o travamento de movimentação de estoque, clicando-se no botão