Quando o sistema é colocado em modo de Contingência, seja ela Off-Line (Formulário FS e FS-DA), SCAN ou DPEC, é necessário informar ao sistema o motivo dessa contingência (à partir da versão 7. 6). Junto com o motivo, o sistema gravará em uma tabela especifica, a data e hora de entrada, bem como de saída de contingência. Essas informações serão enviadas junto do XML de recibo para a Secretaria da Fazenda em seus respectivos campos.
Ao colocar o sistema em contingência através da tela do Menu Ferramentas \ Sistema \ aba Nota Fiscal
, selecionando uma das contingências citadas anteriormente, o campo Motivo de Entrada em Contingência será automaticamente habilitado, devendo ser selecionado um motivo correspondente, conforme pode ser observado na figura abaixo:
No exemplo da imagem acima foi utilizado a contingência Na imagem acima visualizamos os três campos (Ambiente de Trabalho, Off-line com FS-DA e o motivo da contingência foi a falta de internete DPEC) que exigem a informação do motivo de entrada em contingência.
Aviso |
---|
O preenchimento desse motivo é obrigatório, não sendo possível colocar o sistema em contingência sem que esteja definido o motivo. |
Para ver a lista de motivos, apague o conteúdo do campo Motivo de Entrada em Contingência e pressione a tecla Enter de seu teclado, será exibido a tela de pesquisa com os motivos previamente cadastrados, selecione o desejado e pressione OK. Conforme imagem abaixo:
Cadastrando Motivos
Para cadastrar motivos de entrada em contingência acesse o Menu Tabelas Auxiliares \ Faturamento \ Motivo de Entrada em Contingência
ou através do botão incluir na tela de Pesquisa mostrada acima. Será aberta a tela de Manutenção de Motivos de Entrada em Contingência, conforme imagem abaixo:
Para editar um já existente, selecione-o e vá na aba detalhes. Para incluir um novo, clique no botão Inclui e preencha as informações conforme imagem abaixo:
Para remover, selecione o motivo desejado e clique no botão Exclui.
...