Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Nesta aba são preenchidas informações sobre o produto...

Image RemovedImage Added

  1. Clicar em "Incluir"
  2. Indicar o Produto
  3. Indicar o Depósito
  4. Indicar a Quantidade
  5. Indicar o Preço
  6. Indicar a Data de Movimento de EstoqueE por fim no botão Salva
  7. Indicar como o SisPetro trabalhará com a quantidade pendente do PMM
    • Respeita configuração PMM: é a maneira como o SisPetro trabalhava antigamente, ou seja, não há nada de novo.
    • Despreza Configuração do PMM: esta forma pode ser utilizada por empresas que trabalhem com "Saldo Excedente" e Controlam a quantidade do PMM pela quantidade paga. Veja abaixo mais informações sobre este perfil.

A partir da versão 8.19 o adiantamento pode trabalhar de duas formas, em relação ao Pedido de movimentação de material.

Os exemplos são baseados em empresas que trabalhem com Saldo Excedente e controlem seus PMMs pela Quantidade Paga.

Quando o PMM é controlado pela quantidade paga, só é liberado a quantidade para utilização na Ordem de Carregamento quando é pago, ou seja, quando é feito o Adiantamento Quantificado. Sendo assim veja a diferença entre os perfis:

Temos no PMM a coluna de "Qtde Alocada", ou seja, quantidade alocada que representa a quantidade disponível ou pendente para o usuário emitir uma Ordem de Carregamento. Como essa quantidade é liberada através do adiantamento quantificado, ao se pagar a Usina ou qualquer outro fornecedor, é liberado o crédito para a utilização. Imaginem o seguinte cenário:

PMM , tem saldo pendente de 5.000 L., para completar o caminhão foi inserido o Saldo Excedente de 10.000L. A Nota Fiscal foi faturada com 14.573 L. Isso significa que o Adiantamento Quantificado deverá ser na quantidade de 9.573L. Para se pagar o Saldo Excedente foi incluído o Adiantamento para os 9.573L, porém é nesta hora que pode haver confusão. Pois a quantidade alocada será de 9.573 Litros. Assim algum usuário precisa "Desalocar" tal quantidade do PMM.

Pode haver alguns usuários que se sintam confortáveis em trabalhar desta forma, porém há outros que não. Por isso foi criado a opção de não acrescentar a Quantidade Pendente no PMM. Deve ser usada no final do contrato quando se tem o Saldo Excedente. No cenário acima, se fosse escolhida tal opção o usuário não precisaria desalocar o PMM, pois não haveria saldo disponível.

Podemos concluir que a grande diferença entre os dois perfis é:

Nome do PerfilForma de TrabalhoComo sistema se comportaQuando usar
Respeita Configuração do PMMForma Normal como o Sispetro trabalhaAo se adicionar um Adiantamento Quantificado, a Quantidade Alocada do PMM é aumentadaPode ser usada para controlar do início ao fim o PMM
Despreza Configuração do PMMNova, possível, forma de se trabalharAo se adicionar um Adiantamento Quantificado, a Quantidade Alocada não é alteradaPode ser usada para poupar trabalho de desalocar os PMM e prevenir possível utilização errada de quantidade



A Data Movto Estoque somente poderá ser alterada se o usuário tiver permissão, menu Ferramentas / Usuário / painel Compras / opção:

Informações

Na inclusão de um Adiantamento a Fornecedor, onde a unidade de medida seja diferente da padrão do produto (para casos de combustíveis, litros), será utilizanda a quantidade indicada no adiantamento dividido pelo Fator Conversão Unidade do item do PMM para a movimentação do Depósito Origem.

    3. Adiantamentos vinculados a PMM

...