Normalmente, um determinado depósito opera com estoque zero quando a distribuidora vende o produto sem se preocupar com o estoque (mas sim com o valor financeiro que tem junto ao fornecedor), e no final de um determinado período (normalmente no final do dia), o fornecedor uma nota fiscal de venda para a distribuidora com a quantidade total carregada por ela naquele período.
A distribuidora vende seus produtos e emite suas notas fiscais com a quantidade à temperatura ambiente enquanto que recebe a nota fiscal do fornecedor normalmente à 20 graus.
Assim, existe uma diferença que, normalmente, é ajustada manualmente pela empresa no fechamento.
Para que o sistema faça este ajuste automaticamente, deve-se primeiro marcar uma opção que se encontra na Tabela Natureza Operação:
Na inclusão da nota fiscal utilizando a natureza de operação com este perfil marcado, ao informar os itens deverá informar a quantidade original da nota na coluna "Qtde Original Operação Estoque Zero, como mostra na figura abaixo:
O valor do ajuste será calculado da seguinte forma:
- Valor do Ajuste = Quantidade Original Operação Estoque Zero - Quantidade
Na finalização da nota, será ajustado o estoque para zero com o resultado desse valor do ajuste.
O ajuste de estoque zero SEMPRE será feito mesmo que na natureza de operação esteja configurada para não movimentar o estoque. Mesmo a NF não movimentando o estoque, há a necessidade de ajustar o mesmo com relação à diferença da temperatura ambiente para 20 graus, por exemplo, quando se informa a NF de devolução de armazenagem de uma venda. Esta nota não movimenta estoque pois quem movimenta é a NF de compra e venda de produto. Dessa forma, o sistema ajusta automaticamente.
Lembrando que, somente será feito este ajuste se a natureza de operação tiver configurada para movimentar o estoque.