A automação utilizando Smart Card é uma das mais utilizadas na base.
O motorista do caminhão, ao chegar na base, se dirige à Portaria de Entrada onde pega um cartão SmartCard gravado pelo SisPetro com o volume e o produto a ser carregado.
Entra então na base para fazer o carregamento e lá apresenta o cartão para que seja lido e carregado em seu caminhão o produto.
Ao terminar o carregamento o sistema de automação grava neste mesmo cartão o volume real carregado.
O motorista passa pela Portaria de Saída e entrega esse cartão. O SisPetro lê o cartão para fazer a movimentação do estoque físico conforme o volume real gravado no cartão.
Para que esse processo seja feito são necessárias algumas configurações no Sistema, painel Ordem Carregto:
- Empresa Smart Card: Nome da empresa que está configurado no sistema de automação
- Porta Serial Smart Card: Porta de comunicação onde o equipamento de Smart Card (usado para gravar e ler o cartão) está conectado no microcomputador.
- Fecha comunicação a cada comando do Smart Card?: Em alguns microcomputadores, geralmente a partir do Windows XP, a comunicação com Smart Card deve ser fechada a cada comando efetuado, ou seja, deve ser marcada esta opção. Quando não se marca esta opção pode ser que ele não leia todos os cartões na seqüencia. Quando o sistema operacional é o Windows 98, geralmente esta opção deverá estar desmarcada.
- Leitura automática de descarga de álcool Via Smart Card
- Não limpa cartão caso não tenha sido gravada a temperatura no Smart Card: Quando o SisPetro lê o cartão na Portaria de Saída para fazer a movimentação de estoque normalmente ele limpa o cartão para liberá-lo para um novo carregamento. Marcando essa opção, se no cartão não tiver sido gravada a temperatura o cartão não será limpo, permanecendo com os dados do carregamento.
- Não limpa cartão caso volume programado seja menor do que o real: Se estiver marcada esta opção, quando o SisPetro ler o cartão na Portaria de Saída para fazer a movimentação de estoque, se for identificado que o volume programado era menor que o volume real o cartão não será limpo, possibilitando algum tipo de verificação/auditoria posterior.
- Pega temperatura do tanque ao invés de ler do cartão: No cartão é gravada a temperatura do carregamento. O SisPetro pode ou não utilizar essa temperatura do cartão, conforme estiver configurada esta opção, podendo informar quantos decimais deste valor pode ser utilizado.
- Despreza volume lido (assume volume programado): Se este perfil estiver marcado, quando o Sispetro ler o cartão da Portaria de Saída ele irá desprezar o volume real e assume o valor programado, movimentando o estoque com o valor programado.
Temos também algumas configurações a serem atendidas no perfil do usuário, painel Carregamento.