Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 22 Próxima »

Em construção...

À partir da versão 7.12 do Sispetro, tornou-se possível a execução de Ordens de Fabricação (OF) de Produtos, esse processo para ser concluído depende de algumas etapas, que serão descritas logo abaixo nos processos de produção.

Antes de acessar a tela Manutenção de Ordem de Fabricação, certifique-se de que seu usuário do Sispetro contenha as devidas permissões operacionais na mesma. Para configurar o seu usuário, vá no perfil de usuário na aba, Produção de Produtos.

 

Para acessá-la vá no seguinte menu: Movimentação \ Base \ Manutenção de Ordem de Fabricação.

Processo de Produção

Pré-requisitos:

A execução de alguns pré-requisitos se torna necessária antes do inicio do processo de produção, segue abaixo:

  1. Cadastro de Produtos Primarios e Produto Tanque (Produto a ser produzido) - Veja os tópicos Produtos Correlatos e Tabela Produtos
  2. Cadastro de Depósito e Tanques para os respectivos produtos - Veja os tópicos Tabela Depósitos e Manutenção de Tanques
  3. Definição de Fórmulas: Veja o tópico Manutenção de Formulação de Produtos
Produção

Ao acessar a tela de Manutenção de Ordem de Fabricação no caminho descrito anteriormente, será apresentada a tela a seguir:

 

  1. Utilize o botão  para emitir a Ordem de Fabricação (OF): Usuário selecionará o produto destino, tanque, quantidade a ser produzida (a temperatura ambiente) e uma das fórmulas vinculadas ao produto destino em seu cadastro.
     

Após a inclusão dos dados acima, o usuário deverá selecionar o botão , o Sispetro abrirá uma tela contendo todos os produto tanque, seus percentuais, volumes necessários.

 

É possível alterar as proporções de cada produto primario, para isso utilize o botão .

Certifique-se que a soma dos percentuais seja sempre 100%.

Em seguida, o usuário passará a escolher os tanques para atender cada produto necessário a realização da OF, será mostrado o saldo do estoque atual para elaborar a composição, porém este saldo poderá ser alterado no momento da execução da OF.
Para isso, selecione o produto materia-prima que no grid abaixo serão exibidos todos os tanques disponíveis para ele, selecione o tanque desejado e através do botão , informe o volume a ser utilizado desse tanque.

É possível que seja utilizado mais de um tanque, para isso informe os volumes proporciais de cada tanque, marque a opção Utilizar dos tanques desejados e certifique-se que a soma de todos os tanques seja igual ao volume requerido daquele produto.

Após concluído o preenchimento de todas as informações, finalize a inclusão através do botão Salvar. A OF ficará pendente de aprovação para ser executada.

A OF será executada num único tanque destino, isto é, não poderemos ter uma OF gerando produtos para mais de um tanque.

  1. Aprovação da Ordem de Fabricação: Teremos uma tela de manutenção de OFs onde será possível ao usuário com perfil adequado a aprovação da OF. Sem esta aprovação, a OF não pode ser executada. O nome e data/hora da aprovação da OF serão salvos na própria OF.
  2. Execução da OF: Caso a OF esteja aprovada, poderá ser executada. Neste momento, o usuário ainda poderá alterar a quantidade final da OF (para bater com a quantidade real) informando a regua inicial/final do tanque destino.
    Além disso, poderá alterar a quantidade dos produtos tanque informando a quantidade real utilizada de cada tanque. A soma da quantidade dos produtos tanque deve bater com a quantidade final produzida. Para saber a quantidade real de produtos básicos que deverá ser movimentada em cada tanque, devemos respeitar a participação (em percentual) dos produtos básicos no produto tanque até um limite mínimo de volume (volume corte) abaixo do qual todo o produto deve ser utilizado. Exemplificando, no exemplo citado na tela, estamos utilizando dois tanques de xileno (10F e 11F). O tanque 10F tem um saldo total de 100.000 lts. Iremos movimentar todo o saldo deste tanque nesta OF. Portanto, iremos movimentar 75.000 lts do produto básico Xileno A e 25.000 do produto básico Xileno B (cada um com seu respectivo CMV).
    Vamos supor que o usuário informasse que, ao contrário do que a OF estipulou, foi movimentado somente 95.000 lts deste tanque.
    Neste caso, tentando respeitar a proporção de cada produto básico no tanque, teríamos:

    Produto Básico

    Saldo Original

    Proporção no Tanque

    Volume Movimentado

    Saldo Final

    Xileno A

    75.000

    75%

    71.250

    3.750

    Xileno B

    25.000

    25%

    23.750

    1.250

    Continuando no exemplo, caso fosse estipulado que o volume de corte do tanque é de 1.500 lts, teríamos de alterar a proporção novamente (para utilizar todo o volume do Xileno B pois seu saldo após a movimentação seria inferior ao volume de corte):

    Produto Básico

    Saldo Original

    Proporção no Tanque

    Volume Movimentado

    Saldo Final

    Volume Corrigido

    Saldo Final após Correção Volume Corte

    Xileno A

    75.000

    75%

    71.250

    3.750

    70.000

    5.000

    Xileno B

    25.000

    25%

    23.750

    1.250

    25.000

    0

    O volume de corte é um parâmetro global do depósito (em percentual) e que pode ser ajustado tanque a tanque (em volume) manualmente. Assim, caso o parâmetro no depósito seja de 1%, todos os tanques vinculados a ele terão um limite mínimo em volume de 1% da capacidade do tanque por padrão. Porém, o usuário pode alterar este volume manualmente estipulando um outro valor que será respeitado nos cálculos posteriores.

    Após a confirmação, o saldo de cada produto primário necessário será verificado, não sendo permitida a execução de uma OF caso exista algum produto primário sem saldo disponível. Caso tudo OK, Sispetro movimentará o estoque dos respectivos produtos primários respeitando suas proporções na formulação e sua participação no respectivo produto tanque criando o produto destino no tanque destino.

O estoque físico será atualizado automaticamente assim que o produto for fabricado assim como o estoque dos tanques. O estoque escritural será atualizado mediante disponibilização via manutenção de OFs (a fim de permitir o controle das vendas). Esta disponibilização poderá ser total ou parcial.

O produto destino deverá ser um produto básico seja ele correlato ao produto tanque armazenado no tanque destino ou o próprio produto tanque armazenado no tanque destino.

  1. Cancelamento OF: A OF poderá ser cancelada sempre que ainda não tiver sido executada ou, caso tenha sido executada, desde que o saldo do tanque destino não fique negativo, isto é, não tenha havido movimentação de saída neste tanque.
  • Sem rótulos