Um contrato é um compromisso de prestação de serviços que será controlado através de eventos definidos para cada contrato. Assim, aqui não se recebe produto sendo que a evolução do contrato é controlada através de eventos que vão sendo cumpridos durante a vida do mesmo. Normalmente, o "produto" que será indicado no item do PMM deverá ser um produto genérico "PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS" ou podemos até definir vários tipos de prestação de serviços como: informática, manutenção, etc.
O controle será pela estrutura de processo/etapa que já é usada para o controle dos processos de importação (normalmente processos similares ao de um contrato onde a vida do PMM é mais longa e devemos controlar diversas etapas dele).
Temos um campo chamado peso, que é informado em cada processo do PMM de forma que podemos calcular o percentual de realização do contrato através da divisão da soma dos pesos dos processos concluídos com a soma dos pesos de todos os processos do PMM. Cada peso terá um valor padrão de 1 (que o usuário pode alterar para um valor maior ou igual a zero).
Este andamento é controlado na tela de Manutenção de Processos PMM.
Além disso, para dar mais segurança a todo o processo, controlamos o fluxo de pagamentos de forma que:
- Não é possível vincular mais títulos do que o valor total do PMM (sejam títulos oriundos de NF vinculado a PMM seja título vinculado manualmente ao PMM posteriormente).
- Não é possível baixar um título cujo PMM esteja suspenso.
- Podemos controlar o processo de alteração de quantidade/valor de um item do PMM a fim de adequá-lo a uma nova realidade posterior à sua aprovação.