Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 4 Próxima »

O Cliente pode receber um crédito quando ocorre uma devolução de produto ou então quando acontece um pagamento com valor superior à dívida.

Nestes casos, o Sistema automaticamente lança o valor correspondente (ao valor da diferença ou da Nota Fiscal de devolução), no momento da finalização daquele movimento.

Existem, porém, algumas situações que o usuário tem necessidade de incluir algum crédito manual para o cliente, seja porque a baixa na qual o cliente pagou a maior foi feita somente com o valor da baixa (um erro) e o usuário não quer cancelar a baixa, seja porque o cliente não tem mais nenhuma baixa para abrigar o crédito (por exemplo, nos raros casos em que o cliente deposita um cheque a maior e todas as baixas dele já foram realizadas).

Enfim, em qualquer situação em que se necessite registrar um crédito para o cliente, devemos inclui-lo seguindo este roteiro.

Abra a tela de manutenção de adiantamento de clientes (menu Movimentação / Financeiro / Contas a Receber / Manutenção Adiantamento de Clientes).

Na tela acima, o Sistema mostra todos os créditos pendentes de cada entidade. Créditos pendentes são todos os créditos que não foram totalmente utilizados. Caso o usuário deseje visualizar os créditos utilizados, basta mudar o Status para Quitados (como padrão o Sistema mostra somente os Pendentes) na barra de comandos (abaixo).

Conforme a utilização do adiantamento o saldo é atualizado, portanto tem como saber o valor original adiantado e o saldo restante.

Para incluir um crédito, aperte o botão Inclui

Preencher os seguintes campos:

  • Código da Entidade: Código da entidade que será a detentora do crédito.
  • Comprador: Se esta entidade for participante de um grupo econômico, preencher com o código do grupo econômico. Caso este crédito tenha sido originado de algum procedimento que requeira incluir um comprador (ou grupo econômico) responsável pelo crédito, preencher com o código dele.
  • CC Banco: Conta contábil para onde este crédito está sendo direcionado, isto é, para onde irá o montante correspondente ao crédito (normalmente uma conta de banco). Exemplo: O cliente deixa um cheque e este montante deve ficar como crédito para ele. A conta contábil deve ser a do banco para onde este cheque será depositado. Caso seja alguma outra conta que não do tipo Banco, deve-se desabilitar o controle Sugere somente contas de Banco para que o Sistema mostre todo o plano de contas na pesquisa de contas.
  • Número do Documento: O Número do documento que originou este crédito.
  • Valor Original: Valor do crédito.
  • Código Histórico: Ao informar o código do histórico o sistema preenche a descrição do histórico e as informações adicionais caso haja.
  • Histórico: Digite um histórico para este crédito.
  • Informações Adicionais: Utilizado para complementar o histórico. Existe uma opção em "Sistema / Históricos / Na inclusão de crédito sugere a razão social do cliente como informações adicionais do histórico" que se for marcada irá copiar a razão social da entidade para o campo de informações adicionais ao informar o cliente ou fornecedor.

Caso o crédito tenha sido recebido em cheque, habilite o controle Em Cheque para incluir o cheque ou utilize o botão Lista Cheques Recebidos para vincular mais de um cheque. Maiores detalhes em Cheques Recebidos.

Aperte o botão OK para confirmar o crédito.

Ao incluir um adiantamento ele fará uma verificação de controle de grupo econômico, onde será restrita a inclusão caso o cliente não seja comprador do outro, ou que não faça parte do mesmo grupo econômico. Maiores detalhes em: Validação Adiantamento de Cliente e Grupo Econômico.

  • Sem rótulos