A Partir da versão 7.19, o SisPetro está preparado para utilizar os adiantamentos de outras filiais no processo de baixa automática, procure neste help por Baixa automática utilizando créditos de outras Filiais
Para que a Baixa Automática funcione, é preciso configurar alguns parâmetros antes:
Perfil de Sistema
- Aba Financeiro
É preciso habilitar o perfil
- Faz baixa automática
- Informar a data da baixa e data fluxo.
- Verifica débitos na inclusão de adiantamentos
Com este perfil habilitado, caso haja algum débito para o cliente ou fornecedor, quando for incluído um adiantamento o sistema verificará e se houver o quitará.
- Aba _Históricos
Informar os códigos de Históricos a serem utilizados
Se o histórico permitir fórmula, a fórmula deste histórico será convertida no momento da baixa. Veja maiores esclarecimentos na Manutenção de Históricos
- Aba Contab. Real
Caso esteja utilizando o módulo de Controladoria, é necessário informar os códigos de contabilização
Feita essas configuração o SisPetro esta pronto para que a Baixa Automática seja feita na leitura do Arquivo de Cobrança para os registros do tipo Contra Recibo.
Baixa automática utilizando créditos de outras Filiais
A partir da versão 7.19, é possível configurar a *Baixa Automática_ para utilizar créditos de outras filiais, lembrando que o cliente ou fornecedor deve ser o mesmo.
É preciso habilitar em Perfil de Sistema/Financeiro o perfil Pode utilizar Adiantamentos de outras empresas na Baixa , depois de habilitado será possível utilizar os créditos nas seguintes situações:
1. Ao incluir um título via nota fiscal ,se a natureza estiver configurada para tal, o SisPetro irá procurar por adiantamentos na empresa emissora da nota, se não for encontrado vai buscar créditos nas outras empresas se for encontrado, todo adiantamento será transferido para a empresa emissora, assim quitando ,parcialmente ou não, o título.
Exemplo:
Empresa 1:
- Nota Fiscal no valor de R$ 10.000,00
- Não há adiantamentos para o cliente faturado
Empresa 2: - Adiantamento(crédito) no valor de R$ 13.000,00
Se o Perfil Pode utilizar Adiantamentos de outras empresas na Baixa e o restante da baixa automática estiver configurado o Sistema vai transferir o adiantamento da empresa 2 para empresa 1, assim quitando o título em aberto. Lembrando que será transferido o adiantamento TODO, e o cliente ficará com crédito, neste caso.
2. Ao incluir um título manualmente, quando um título for incluído manualmente o SisPetro procederá da seguinte forma:
O título não vai ser baixado como na inclusão de NF, pois não estaria correto. Quando o usuário for baixa-lo e quiser utilizar um adiantamento de outra empresa será dada o possibilidade. Lembrando que se for utilizar um adiantamento de outra empresa, ele será transferido na sua totalidade.
Se o adiantamento puder ser utilizado, o quadro #recibo estará disponível
Para baixar um título via tela de Bancos o procedimento é o mesmo
Processo de baixa automática:
A primeira verificação do Sistema é de como é feita a contabilização de lançamentos gerenciais: por comprador ou por entidade faturada.
Em seguida, o sistema verifica os títulos em aberto para a entidade (o comprador no caso de contabilização por comprador ou a entidade faturada no caso de contabilização por entidade faturada) da Nota Fiscal, Adiantamento ou Pedido de Venda (quando Contra Recibo), em ordem de vencimento, ou seja, vai verificando os títulos mais antigos. A seguir verifica se para a empresa onde tem o título em aberto, se a entidade (com o mesmo critério: o comprador no caso de contabilização por comprador ou a entidade faturada no caso de contabilização por entidade faturada) possui um adiantamento cadastrado. Se sim, vai utilizando o adiantamento conforme o valor do título e do adiantamento. Caso não haja e o sistema estiver configurado para utilizar créditos de outras filiais, o mesmo processo é feito porém nas outras empresas.