Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 6 Próxima »

Pela tela de manutenção de adiantamentos de clientes (menu Movimentação / Financeiro / Contas a Receber / Manutenção de Adiantamento de Clientes), pode-se realizar uma série de procedimentos com os créditos de clientes.

Para transferir o crédito de um cliente para outro ou para uma conta contábil, no caso da utilização de crédito para pagamentos de despesas não incluídas no contas a receber, basta clicar no botão Transfere.

O Sistema mostra a origem do crédito (o crédito que o usuário deseja transferir) e fica a cargo do usuário escolher o destino do crédito, se é uma entidade (cliente ou fornecedor) ou uma conta contábil. Deve-se selecionar a data da transferência, o valor a ser transferido (que pode ser total ou parcial), histórico da transferência e caso o usuário desejar, poderá realizar a contabilização real do adiantamento, sendo neste caso necessário informar um código de contabilização que pertença ao grupo "Transferência de Crédito". Esse código pode ser configurado para ser sugerido de forma automática. Mais informações no tópico: Códigos de contabilização padrão na transferência de adiantamentos

  • Lembrando que se o perfil => Faz restrição de grupo econômico em adiantamentos de cliente, estiver marcado, ele fará uma verificação, onde poderá ser restrita a inclusão de um adiantamento ou movimentação de transferência.
    Maiores detalhes em: Validação Adiantamento de Cliente e Grupo Econômico

No caso de adiantamentos quantificados algumas considerações são feitas:

  • O valor ficará desabilitado pois a transferência terá que ser sempre total.
  • Será sempre verificado se o adiantamento pode ser transferido, ou seja, não pode ter pedidos vinculados a este adiantamento sem faturar ou títulos em aberto.
  • Poderá ser marcada ou não a opção de Transferir os produtos, isto porque pode ser necessário transferir para outro cliente o valor referente ao adiantamento, mas não se deseje transferir o que foi negociado em relação aos produtos (preço e quantidade). No caso da opção Transferir produtos ficar desmarcada, o novo adiantamento gerado para a entidade destino será normal, não sendo mais quantificado.

Para transferência de vários adiantamentos de uma mesma entidade utilize o botão Transf. Lote.

Utilização de Créditos não identificados

Para utilizar um crédito não identificado para baixar alguma nota fiscal, pode-se proceder da seguinte maneira:

1. Identificar o crédito e transferi-lo para o cliente correto antes de se utilizar dele. Esta é a maneira mais segura de utilização do crédito pois o Sistema somente mostra ( na tela de baixa ) os créditos referentes a cada cliente (ou comprador). Assim, o Sistema continuaria mostrando somente os créditos de cada cliente no momento da baixa evitando de se utilizar algum crédito não identificado erroneamente para o cliente errado. Porém, você deve fazer o procedimento de transferência do crédito antes de poder utilizar o crédito não identificado.

2. Utilizar diretamente o crédito não identificado numa baixa. Pode-se instruir o Sistema para mostrar (na tela de baixas) além dos créditos do próprio cliente, todos os créditos pendentes não identificados podendo-se assim utilizar diretamente o crédito não identificado na baixa para algum cliente. Este é um procedimento arriscado e só deve ser utilizado se realmente o usuário identificou cada crédito não identificado e somente ele realiza as baixas pois uma baixa não identificada lançada incorretamente deve ser cancelada e retificada porém é um procedimento mais rápido que o anterior.

Fora a situação acima, a utilização de um crédito não identificado segue o mesmo padrão de uma utilização de crédito conforme está descrito mais acima.

Obs. Para transferência de crédito não identificado, caso a empresa venha estar configurada para Atualizar o Histórico do Movimento na identificação de adiantamento (menu Ferramentas / Sistema / Financeiro) e o adiantamento tenha realizado uma contabilização real, o histórico do Lote Contábil vinculado ao Adiantamento não identificado será atualizado para o histórico informado no momento da identificação do mesmo.

Utilização de Adiantamentos (créditos) Quantificados

Um Adiantamento Quantificado é vinculado a um pedido de venda que, consequentemente ao ser faturado, gera um título do Contas a Receber. Assim sendo, ele só pode ser utilizado para baixar um título oriundo deste pedido, bem como este título só consegue ser baixado através da utilização deste adiantamento.

  • Sem rótulos