Dependendo da Infra-estrutura de cada empresa, o Servidor Sispetro poderá ser acessado de diferentes maneiras. Abaixo ilustramos um exemplo de Infra-estrutura que abrange a maioria das situações disponíveis para execução do Sispetro:
No exemplo que mostramos acima, temos um Servidor Físico com dois Servidores Sispetro em execução e duas placas de rede com endereçamentos diferentes, porém apenas um deles poderá ser o Servidor Sispetro de Segurança (S3).
Apesar de ter dois Servidores Sispetro no mesmo servidor Físico, neste desenho podemos enxergar três situações de conexão do Sispetro:
Ambiente 01 - Acesso Interno - Esse é o tipo de acesso ao Servidor Sispetro mais comum, quando é realizado via Rede Local e o S3 está em execução no mesmo Servidor Sispetro.
Nesse caso, nos parâmetros do INI será informado o IP local do servidor Sispetro e a porta.
Ambiente 02 - Acesso Interno em Rede Diferente do S3 - Essa é uma situação menos comum, pode ocorrer principalmente em empresas Armazenadoras que possui clientes com escritório dentro da Base e utilizam uma rede local paralela a da Armazenadora criando o caso do Desenho acima.
Ambiente 03 - Acesso Externo - É uma situação para acesso do Sispetro via internet, pode ser utilizado pelos clientes das Armazenadoras e também por filiais das Distribuidoras que não tem acesso a rede local.
Obs: Esse tipo de acesso somente poderá ser realizado através do Sispetro Remoto e Controladoria.