Existe a possibilidade de incluir adiantamento quantificado para fornecedor, o que irá automaticamente gerar a entrada no estoque do depósito referente ao fornecedor, facilitando o processo, pois irá evitar a necessidade de se fazer a entrada manualmente.
Para utilizar este recurso, primeiramente, é necessário que o controle de adiantamento quantificado esteja habilitado. Para isso deve-se marcar no perfil do sistema, menu Ferramentas / Sistema / painel Financeiro /
a opção:
No cadastro de Fornecedores, painel Padrão p/ Compras, deve-se definir se irá ou não controlar adiantamento quantificado para cada fornecedor, através do campo Controla Qtde no Adiantamento, com as opções:
- Nunca - não controla
- Usuário escolhe - pode informar ou não
- Sempre - é obrigado informar adiantamento quantificado
Importante: O usuário deve ter permissão para definir o controle do adiantamento no cadastro de fornecedores. Para isso acesse o perfil do usuário, menu Ferramentas / Usuário / painel Compras /
opção:
Na tela de Inclusão de Adiantamento a Fornecedor, menu Movimentações / Financeiro / Contas a Pagar / Manutenção Adiantamentos a Fornecedor
, será habilitado a opção Adiantamento Quantificado, caso o fornecedor esteja definido para permitir este controle.
Aba "Dados Adicionais"
Nesta aba são preenchidas informações como:
- Se há ou não contabilização real
- Tipo de documento, veja mais informações em Tabela Tipo de Documento
- Se o Adiantamento é Restrito
- Se o adiantamento foi feito com cheque, informar o número do cheque e à quem é nominal
2. Aba "Utilização Qtde"
Nesta aba são preenchidas informações sobre o produto...
- Clicar em "Incluir"
- Indicar o Produto
- Indicar o Depósito
- Indicar a Quantidade
- Indicar o Preço
- Indicar a Data de Movimento de Estoque
- E por fim no botão Salva
A partir da versão 8.19 o adiantamento pode trabalhar de duas formas, em relação ao Pedido de movimentação de material.
- Respeita Configuração do PMM: é a maneira como o SisPetro trabalhava antigamente, ou seja, não há nada de novo.
- Despreza Configuração do PMM: esta forma pode ser utilizada por empresas que trabalhem com "Saldo Excedente" e Controlam a quantidade do PMM pela quantidade paga. Vamos a grande diferença entre elas:
Os exemplos são baseados em empresas que trabalhem com Saldo Excedente e controlem seus PMMs pela Quantidade Paga.
Quando o PMM é controlado pela quantidade paga, só é liberado a quantidade para utilização na Ordem de Carregamento quando é pago, ou seja, quando é feito o Adiantamento Quantificado. Sendo assim veja a diferença entre os perfis:
Temos no PMM a coluna de "Qtde Alocada", ou seja, quantidade alocada que representa a quantidade disponível ou pendente para o usuário emitir uma Ordem de Carregamento. Como essa quantidade é liberada através do adiantamento quantificado, ao se pagar a Usina ou qualquer outro fornecedor, é liberado o crédito para a utilização. Imaginem o seguinte cenário:
PMM , tem saldo pendente de 5.000 L., para completar o caminhão foi inserido o Saldo Excedente de 10.000L. A Nota Fiscal foi faturada com 14.573 L. Isso significa que o Adiantamento Quantificado deverá ser na quantidade de 9.573L. Para se pagar o Saldo Excedente foi incluído o Adiantamento para os 9.573L, porém é nesta hora que pode haver confusão. Pois a quantidade alocada será de 9.573 Litros. Assim algum usuário precisa "Desalocar" tal quantidade do PMM.
Pode haver alguns usuários que se sintam confortáveis em trabalhar desta forma, porém há outros que não. Por isso foi criado a opção de não acrescentar a Quantidade Pendente no PMM. Deve ser usada no final do contrato quando se tem o Saldo Excedente. No cenário acima, se fosse escolhida tal opção o usuário não precisaria desalocar o PMM, pois não haveria saldo disponível.
Podemos concluir que a grande diferença entre os dois perfis é:
Nome do Perfil Forma de Trabalho Como sistema se comporta Quando usar Respeita Configuração do PMM Forma Normal como o Sispetro trabalha Ao se adicionar um Adiantamento Quantificado, a Quantidade Alocada do PMM é aumentada Pode ser usada para controlar do início ao fim o PMM Despreza Configuração do PMM Nova, possível, forma de se trabalhar Ao se adicionar um Adiantamento Quantificado, a Quantidade Alocada não é alterada Pode ser usada para poupar trabalho de desalocar os PMM e prevenir possível utilização errada de quantidade
A Data Movto Estoque somente poderá ser alterada se o usuário tiver permissão, menu Ferramentas / Usuário / painel Compras /
opção:
3. Adiantamentos vinculados a PMM
Também poderá ser incluído o adiantamento vinculando-o a um Pedido de Movimentação de Material (PMM), simplificando ainda o preenchimento do controle de adiantamento quantificado, pois o mesmo será preenchido automaticamente de acordo com os dados do PMM, devendo apenas informar a quantidade.
Para vincular o adiantamento ao PMM, o sistema deve estar configurado para controlar o PMM. Para isto, deve-se marcar no menu Ferramentas / Sistema / Compras
a opção Controla Pedido de Movimentação de Material e na tela de inclusão de Adiantamento marcar a opção "Informa PMM?"
- Quando é marcado a opção "Informa PMM?" Será apresentado a tela de pesquisa onde aparecerá os PMMs que poderão ser vinculados a este adiantamento
- É possível emitir um adiantamento para a quantidade integral ou parcial do pedido, possibilitando a inclusão de diversos adiantamento para o mesmo PMM.
Adiantamento x Nota Fiscal
A nota fiscal da usina terá que ter o valor unitário compatível com o valor do adiantamento. mesmo que o PMM seja diferente.
Não poderão ser feitas transferências para os adiantamentos que estejam vinculados a PMM.
Nesse caso de adiantamento quantificado de fornecedores, todos os depósitos estarão disponíveis para seleção, diferentemente de quando o adiantamento é de clientes, onde somente depositos que permitem venda poderão ser selecionados.
É possível informar casas decimais na quantidade dos produtos, para isso vide configuração no tópico Quantidade com Decimais nos Adiantamentos.
No grid irá mostrar o código do produto, a descrição do mesmo, a quantidade original do adiantamento, preço, o saldo ainda restante desse adiantamento (caso já tenha sido utilizado uma parte) e o valor total.
Ao finalizar a inclusão do adiantamento quantificado para o fornecedor, será gerado uma entrada no estoque de acordo com os dados informados.
Na manutenção de adiantamentos a fornecedores, os adiantamentos com PMM serão visualizados na cor roxa.