A Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf) é um dos módulos do Sistema Público de Escrituração Digital - SPED, a ser utilizado pelas pessoas jurídicas e físicas, em complemento ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas – eSocial.
Foi implementado na versão 9.29 do Sispetro a manutenção, geração de xml e transmissão dos dados para a Sefaz.
Para iniciar a utilização, deve-se revisar as configurações de sistema em Painel Fiscal e habilitar os direitos dos usuários de acordo com as informações em Painel Fiscal (Usuários).
A manutenção do Reinf deve ser realizada através do menu:
Movimentação / Controladoria / Manutenção do Reinf
- Inclui: ao clicar, sistema solicita a informação da empresa e período para geração do Reinf, gerando o registro 0000 de deixando seu status como "Aberto".
- Preenche: utilizado para refazer o preenchimento das tabelas configuradas para preenchimento automático. Esta opção não altera dados de tabelas de preenchimento manual.
Atualmente, somente o registro R-2099 é preenchido automaticamente.
- Altera: ao clicar, sistema é direcionado para a edição do conjunto de dados a partir do registro principal (0000), permitindo informar os dados para todos os registros, exceto:
- R-2098: Reabertura do Período
- R-9000: Exclusão de Eventos
- Exclui: Exclui o registro selecionado. Não permite a exclusão de registros que possuem recibo.
- Processa: Utilizado para gerar o xml e transmitir os dados. Para maiores informações, acesse Processamento do SPED/Reinf.
- Atualiza: Atualiza os dados da tela
- Sair: Sai da tela.
Para maiores informações sobre ajustes de fórmulas ou configuração do layout, acesse Manutenção de Conjunto de dados para o SPED.