O PIX, que é uma nova forma de pagamento disponibilizada pelo Banco Central (Bacen), similar ao TED e ao DOC, mas que terá liquidação real (após alguns segundos) e funcionamento ininterrupto durante todo o ano.
Além disso, serão utilizadas Chaves PIX, que funcionam como apelidos para a conta bancária. Dessa forma não é mais necessário que o recebedor disponibilize para o pagador os dados da Conta Bancária. Através da Chave PIX o pagamento já será direcionado para a conta correta.
As Chaves PIX podem ser de 4 tipos:
- CPF ou CNPJ
- Telefone Celular
- Chave Aleatória, que é uma sequência alfanumérica gerada pelo Bacen.
Pessoas Físicas poderão ter até 5 chaves e Pessoas Jurídicas até 20 chaves, vinculadas à conta corrente, poupança ou conta de pagamento.
Para os pagamentos poderão ser utilizados QR Codes, que conterão a Chave PIX e outras informações de forma simples e rápida. Há dois tipos de QR Code:
- Estático: utilizados para um valor fixo e em múltiplas transações
- Dinâmico: utilizado para uma transação específica, possuindo valor, vencimento e outras informações
Para as empresas, o PIX trará impacto tanto nos Recebimentos de Clientes como nos Pagamentos a Fornecedores, e consequentemente na Conciliação Bancária.
Recebimento por PIX
Hoje no SisPetro temos 2 formas de receber pelo PIX, via recebimento a Prazo (Faturamento/Contas a Receber) e via recebimento antecipado (Adiantamento).
- PIX com recebimentos antecipados e a vista (Adiantamento): para o recebimento antecipado (via Adiantamento) o envio do QR Code será pelo Pedido de Venda, sendo gerado após a aprovação de vendas do pedido.
Para mais informações, ver PIX com recebimentos antecipados e a vista (Adiantamento). - PIX com recebimentos a Prazo (Títulos): para recebimentos a prazo / parcelados o envio do QR Code será pelo faturamento (Contas a Receber), o QR Code é gerado após o faturamento, um para cada parcela do contas a receber, sendo enviado no layout de cobrança (seja somente com o QR Code, seja no Boleto). Ao ser recebido o pagamento, o SisPetro baixará o título do contas a receber correspondente. Se esse título for de cobrança eletrônica, gera um comando de baixa para o banco.
É possível realizar a validação da inclusão do adiantamento para recebimento via pix, para não ocorrer o adiantamento quando o pagador for divergente do configurado no SisPetro.
Na tela de Configuração de Sistema, aba Financeiro:
Quadro PIX
Entidade do Adiantamento gerado pelo PIX:
- Entidade do Pedido (padrão): realiza o adiantamento independente do CNPJ/CPF pagador
- Entidade do CNPJ/CPF do Pagador: realiza o adiantamento caso o CNPJ/CPF esteja cadastrado e com status de ativo no SisPetro.
- Não Gera Adiantamento se Pagador for diferente: não realiza a geração do adiantamento caso o CNPJ/CPF do pagador seja divergente do CNPJ/CPF do pedido.
Caso o pagamento do PIX seja atrasado poremos definir se ocorra a baixa do título integralmente, se ocorrerá a pendência de juros e multa ou para o título não ser baixado.
Ação nos pagtos Atrasados de PIX via contas a receber:
- Baixa o título de forma integral (padrão): realiza a baixa do título no contas a receber, mesmo se o pagamento seja feito em atraso.
- Baixa o título deixando pendente o valor de juros/multa: realiza a baixa do título no contas a receber, deixando pendente o valor de juros/multa.
- Não baixa o título: não realiza a baixa do título caso o pagamento seja realizado após a data de vencimento.
Para mais informações, ver PIX com recebimentos a Prazo (Títulos).