Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 7 Próxima »

A Contabilização Auxiliar é um recurso adicional de contabilização gerencial da nota fiscal, possibilitando inclusive uma forma mais flexível para a geração da movimentação contábil.

A contabilização auxiliar pode ser extremamente útil em diversas situações, como por exemplo:

  • Se uma nota fiscal gera impostos a pagar, além de contabilizar a conta do cliente devidamente com o valor do financeiro, podemos debitar e creditar ainda as contas relativas a impostos.
  • Na contra partida da contabilização, onde um dos lançamentos é a conta da entidade, podemos informar mais que uma conta.

A configuração da contabilização auxiliar é feita através da manutenção da natureza de operação, aba Contabilização, na parte inferior do grupo Contabilização Gerencial.

O campo Utiliza Contabilização Auxiliar é verificado no momento da inclusão da nota fiscal, para que caso esteja marcado, gere a movimentação da contabilização auxiliar. Portanto, este campo somente deve ser marcado após finalizar e certificar-se da correta configuração da contabilização auxiliar, pois passará imediatamente a influenciar no faturamento.
Para utilizar Contabilização Auxiliar o campo Tipo de Contabilização tem que estar com a opção Manual (Definido pela Natureza) e nos campos Debito, Credito ou ambos, dependendo de como vai contabilizar, tem que estar com a opção Desabilitado para poder utilizar a Contabilização Auxiliar.

O botão Desdobramento de Contas abre a tela de Contabilização Auxiliar Gerencial, que pode ser configurada independentemente do campo Utiliza Contabilização Auxiliar estar marcado.

Na parte superior da tela é apresentada a natureza de operação para a qual será feita a configuração das fórmulas.

Ao clicar no grid é inserido um registro para informar os dados para a contabilização.
No primeiro campo deve informar se o lançamento é de débito ou crédito, já nos demais campos pode ser informado uma fórmula ou um valor fixo.
Os três primeiros campos, débito/crédito, conta e o valor são obrigatórios, sendo que os demais não.

Clicando no botão ao lado da coluna, abrirá a tela auxiliar de fórmula de contabilização, como mostrado abaixo.

Selecione o(s) campo(s) desejados para a fórmula da coluna e confirme. Utilize este recuros para cada uma das colunas que desejar.

Utilize o botão Testa Fórmula para abrir a tela abaixo, para certificar-se de que as fórmulas configuradas estão corretas.

 A partir da versão 8.32 foi adicionado no grid a descrição da Conta contábil "Descrição CC"

 

Esta tela é semelhante a de Teste de Fórmulas, com poucas diferenças como o campo para filtrar Natureza de Operação Especifica, que por padrão traz a natureza que está sendo configurada, para filtrar as notas fiscais apenas desta natureza. Outra diferença é que além de mostrar os dados da NF, mostra também os itens da nota.

Selecione uma NF e faça o teste da contabilização auxiliar através do botão Teste NF Selecionada.

Verifique se os dados do(s) lançamento(s) apresentado(s) na parte inferior, estão de acordo com a contabilização auxiliar desejada.

Um outro recurso existente na tela de Contabilização auxiliar gerencial, é o de cópia de contabilização auxiliar de outra natureza, que é feita através do botão Copia.

Através deste botão, será aberta a tela de Cópia de Contabilização Auxiliar. Caso tenha alguma fórmula informada, antes de abrir a tela de cópia, irá questionar se deseja sobrepor os dados existentes.

Após informar a natureza de operação de origem e confirmar, a contabilização auxiliar existente nela será copiada para a natureza de destino. Este recurso é interessante quando se precisa configurar mais de uma natureza com a mesma contabilização auxiliar.

  • Sem rótulos