Custo para Venda/Transf.

É através do Cadastro de Produtos que se define os Custos para Venda de cada produto, para cada empresa configurada no SisPetro e por Depósito.

Sendo assim, a partir do painel Detalhes é possível acionar o painel Custos para Venda no menu inferior da tela para cadastrar os custos de um produto. Os custos padrões (tributários, frete, Prazo de Pagamento e Inicial) são calculados internamente no SisPetro, conforme os parâmetros cadastrados na Natureza de Operação, para os demais, deverão ser pré-cadastrados os seus tipos na Tabela de Custos, e na tela a seguir deve ser indicado quais deles deverão ser calculados para o produto em questão.

É possível realizar o cálculo do custo para notas de Outras Saídas, para isso os custos externos informados no produto devem estar com o tipo igual à Transferência ou Ambos


          

Abas:


  • Custo Padrão
    • Na aba lateral Custo Padrão deve-se definir o custo que deve ser considerado para o produto selecionado. Informando também o valor ou o percentual para ele. Este valor é cadastrado por empresa, portanto atente-se para qual empresa será cadastrado este custo.
                 
      • A coluna Filtra UF, se informada, indica que os custos serão calculados somente se a UF informada para este custo for a mesma UF do destino. Este filtro deve ser utilizado raramente, nos casos em que existem um desconto ou acréscimo na venda, partindo de uma filial para um determinado Estado. Este custo não é o custo de impostos tradicionais, pois estes o SisPetro já calcula normalmente.
      • A coluna Filtra Depósito, se informada, indica que os custos serão calculados por Depósito, sendo possível informar determinados custos especificamente para um depósito. Caso tenha escolhido um depósito e não queira mais que o custo tenha depósito específico, basta selecionar o item e clicar no botão Limpa Filtra Depósito.

        • Vendas: para notas de venda

        • Transferências (Outras Saídas): para notas de transferência

        • Ambas: para notas de venda e de transferência, a coluna Tipo indica o tipo do custo usado em: 

      • Ainda nesta aba de Custo Padrão, deve-se informar qual o Custo Médio utilizado, podendo ser:
        • Custo Manual: esta opção obriga o usuário a informar qual será o Custo do Produto para cada depósito na aba lateral Custo por Depósito. Além disso, só será alterado quando algum usuário providenciar a alteração, aí será necessário recalcular o custo das notas que se deseje que pegue esta alteração, uma a uma.
        • Custo pelo últº fechamento: esta opção obriga o usuário a informar somente o campo Depósito Padrão para Custo de Produto. Neste caso, a cada fechamento de estoque, os custos de vendas das Notas Fiscais do tipo CUSTO INICIAL serão atualizados automaticamente.


Também é possível trabalhar ou não com controle de vigência para custos. A vigência padrão é 31/12/1990 e para optar pelo Controle de Vigência acione o Menu Ferramentas / Sistema / Nota Fiscal e marque a opção Controla Custos por Data de Vigência
  



Caso venha a desinteressar por este controle, desmarque-o, mas indique qual a vigência a ser utilizada pelo SisPetro a partir de então.

A vigência de custos é por produto e empresa e segue os mesmos critérios das vigências no painel de Margem Subst. Tributária: utilização dos botões Inclui Vigência, Exclui Vigência e Mostra Vigência, porém estes botões só estarão visíveis quando se optar pelo Controle de Vigência.

  • Custo por Depósito:
    • Na aba Custo por Depósito deve-se incluir os custos (podendo até repetir o custo já informado na aba Custo Padrão) do produto por depósito e empresa, sendo que para isso o Custo Médio utilizado deve estar configurado como Manual.


      • Deve-se selecionar a empresa que será configurada, e em seguida selecionar o Depósito. Após isso, deve-se definir o campo Custo CIF do Produto.
        • Custo CIF do Produto: é utilizado no cálculo do Custo Inicial e nos custos cujo tipo seja Percentual por Custo do Produto. O padrão é que ele seja atualizado pelo último Fechamento de Estoque do produto quando é feita a apuração do CMV.

          Caso seja a primeira configuração desse Produto para esse Deposito, é fundamental informar no campo Custo CIF do Produto o número ZERO, conforme a imagem acima. Caso deixe em branco, não calculará o custo. Fazer essa configuração somente uma vez quando for cadastrar o Custo, depois o SisPetro faz o cálculo automaticamente.

        • Após isso, deve-se definir o campo %ICMS de Compra.
          • % ICMS de Compra: será utilizado sobre o valor do Custo CIF para abater o valor do ICMS calculado, já que representa um crédito.

            O Custo CIF e o % ICMS de Compra são cadastrados também por empresa e também são por vigência.

        • Por último, através do botão Incluir ou Alterar (caso já exista um) informar os códigos dos custos para aquele produto. O usuário poderá cadastrar vários custos para o depósito e a empresa selecionada.