Contabilização de Lançamentos Gerenciais

A contabilização dos lançamentos gerenciais que envolvem entidade podem ser de dois tipos:

  • Por comprador

Desconsidera totalmente a entidade faturada. Na contabilização, bem como para acumular valores de pendências, créditos e bloqueios para entidade sempre será levada em consideração a entidade que estiver armazenada como comprador. (Antes os valores acumulados, no caso do comprador ser diferente da entidade faturada era feito tanto para a entidade como para o comprador. Agora é só para o comprador ou só para entidade!)

  • Por entidade faturada

Não reconhece a figura do comprador. A contabilização e o acúmulo de valores de pendências, créditos e bloqueios para entidade é de acordo a entidade faturada.

Esta opção pode ser visualizada no Menu Ferramentas/Sistema, no painel Financeiro:

Esse perfil não pode ser alterado pelos usuários, pois ao ocorrer a mudança precisam ser acertados os valores acumulados de pendências, créditos e bloqueios dos clientes, bem como considerar a contabilização a partir da data da troca.
Assim, caso seja necessário alterar, manter contato com a equipe de Suporte da Futura para que sejam tomadas as providências para troca.


Os lançamentos comuns que envolvem entidades, geralmente são:

  • Emissão de Nota Fiscal (oriunda de um Pedido de Venda)
    Na emissão do Pedido de Venda é informado primeiramente a entidade que representa o comprador e para cada item do pedido para que entidade o produto deverá ser faturado. Assim, no momento do faturamento, essas informações são transferidas para a Nota Fiscal, sendo armazenado de forma discriminada a entidade e o comprador e transferindo estas informações para o título.
  • Emissão de Nota Fiscal de Outras Entradas/Saídas
    Na inclusão dessas notas a entidade é informada de acordo com o tipo: Entrada - Fornecedor e Saída - Cliente. Porém pode-se incluir a nota utilizando a entidade inversa, ou seja, para Nota Fiscal de Outras Entradas utilizar Clientes ao invés de fornecedor. Maiores detalhes sobre esse item vide tópico Regras para Geração de Obrigação.
  • Inclusão de adiantamentos
    No momento da Inclusão de adiantamentos é possível informar a entidade e o comprador, armazenando também estas informações de forma discriminada.
  • Inclusão de títulos manualmente
    A inclusão de títulos de forma manual é similar a inclusão de adiantamentos, sendo informada a entidade e o comprador.
  • Contabilização automática de Descontos/Acréscimos
    No momento da inclusão do título do Contas a Pagar/Receber é possível configurar o sistema para que faça a contabilização automática dos valores de Desconto/Acréscimo. Vide maiores informações no tópico Cálculo de Descontos/Acréscimos.
  • Baixa de títulos
    Independente da origem do título (da NF ou manual) a baixa utiliza como entidade e comprador a informação que estiver no título que está sendo baixado.

Assim, na baixa de títulos utilizando adiantamentos, que é o momento que temos de cruzamento destas informações, só será permitido utilizar adiantamento cujo comprador seja igual ao comprador do título (quando a contabilização for por comprador) ou cuja entidade do adiantamento seja igual a entidade faturada do título (quando a contabilização for por entidade faturada).