/
Contabilização de Lançamentos Gerenciais

Contabilização de Lançamentos Gerenciais

A contabilização dos lançamentos gerenciais que envolvem entidade podem ser de dois tipos:

  • Por comprador

Desconsidera totalmente a entidade faturada. Na contabilização, bem como para acumular valores de pendências, créditos e bloqueios para entidade sempre será levada em consideração a entidade que estiver armazenada como comprador. (Antes os valores acumulados, no caso do comprador ser diferente da entidade faturada era feito tanto para a entidade como para o comprador. Agora é só para o comprador ou só para entidade!)

  • Por entidade faturada

Não reconhece a figura do comprador. A contabilização e o acúmulo de valores de pendências, créditos e bloqueios para entidade é de acordo a entidade faturada.

Esta opção pode ser visualizada no Menu Ferramentas/Sistema, no painel Financeiro:

Esse perfil não pode ser alterado pelos usuários, pois ao ocorrer a mudança precisam ser acertados os valores acumulados de pendências, créditos e bloqueios dos clientes, bem como considerar a contabilização a partir da data da troca.
Assim, caso seja necessário alterar, manter contato com a equipe de Suporte da Futura para que sejam tomadas as providências para troca.


Os lançamentos comuns que envolvem entidades, geralmente são:

  • Emissão de Nota Fiscal (oriunda de um Pedido de Venda)
    Na emissão do Pedido de Venda é informado primeiramente a entidade que representa o comprador e para cada item do pedido para que entidade o produto deverá ser faturado. Assim, no momento do faturamento, essas informações são transferidas para a Nota Fiscal, sendo armazenado de forma discriminada a entidade e o comprador e transferindo estas informações para o título.
  • Emissão de Nota Fiscal de Outras Entradas/Saídas
    Na inclusão dessas notas a entidade é informada de acordo com o tipo: Entrada - Fornecedor e Saída - Cliente. Porém pode-se incluir a nota utilizando a entidade inversa, ou seja, para Nota Fiscal de Outras Entradas utilizar Clientes ao invés de fornecedor. Maiores detalhes sobre esse item vide tópico Regras para Geração de Obrigação.
  • Inclusão de adiantamentos
    No momento da Inclusão de adiantamentos é possível informar a entidade e o comprador, armazenando também estas informações de forma discriminada.
  • Inclusão de títulos manualmente
    A inclusão de títulos de forma manual é similar a inclusão de adiantamentos, sendo informada a entidade e o comprador.
  • Contabilização automática de Descontos/Acréscimos
    No momento da inclusão do título do Contas a Pagar/Receber é possível configurar o sistema para que faça a contabilização automática dos valores de Desconto/Acréscimo. Vide maiores informações no tópico Cálculo de Descontos/Acréscimos.
  • Baixa de títulos
    Independente da origem do título (da NF ou manual) a baixa utiliza como entidade e comprador a informação que estiver no título que está sendo baixado.

Assim, na baixa de títulos utilizando adiantamentos, que é o momento que temos de cruzamento destas informações, só será permitido utilizar adiantamento cujo comprador seja igual ao comprador do título (quando a contabilização for por comprador) ou cuja entidade do adiantamento seja igual a entidade faturada do título (quando a contabilização for por entidade faturada).

Related content

Utilização do Crédito Cliente (Adiantamento)
Utilização do Crédito Cliente (Adiantamento)
Read with this
Empréstimos
Empréstimos
More like this
Adiantamentos de Clientes
Adiantamentos de Clientes
Read with this
Painel Contab. Real
Painel Contab. Real
More like this
Códigos de Contabilização - padrões do SisPetro
Códigos de Contabilização - padrões do SisPetro
More like this
Processamento de Arquivo de Retorno - Pagamento Eletrônico
Processamento de Arquivo de Retorno - Pagamento Eletrônico
More like this