Emissão Automática da Nota Fiscal de Remessa para Armazenagem

O SisPetro possibilita a geração automática da Nota Fiscal de Remessa para Armazenagem a partir da inclusão da NF de compra da usina facilitando assim a digitação e agilizando o processo.

Para isso, o usuário deve localizar a Natureza de Operação de compras que será utilizada na NF de entrada e configurá-la para gerar a nota de remessa de forma automática. Isso deve ser feito através do campo "Gera NF Remessa Automática", no painel Dados Adicionais, na Natureza de Operação.

A partir da versão 10.13 será realizada a conversão da Quantidade Ambiente da NF de Origem e a Unidade de Medida configurada para o Produto, para  a geração de nota de Remessa de Armazenagem.  Essa melhoria foi criada uma vez que existem notas de Compra que podem vir com outras unidades de medida, exemplo: M3, e a unidade de medida mais utilizada é Litro.

Deve ser marcada a opção "Gera NF Remessa Automática" e informado o código da natureza de remessa de armazenagem para a nota fiscal que será gerada automaticamente.

O campo "Natureza de Operação", deve ser informado a natureza da remessa que sera gerada.

O campo "Motorista - como obter na NF de origem", deve ser configurado com uma das duas opções:

  • Conforme Código da Transportadora: Essa opção fará com que a nota de remessa gerada tenha como Código da Transportadora e Código motorista a empresa vinculada à transportadora no painel "Empresa Transportadora", no cadastro da transportadora, caso exista esse vínculo.
  • Conforme Código do Motorista: a nota de remessa gerada terá como Código da Transportadora a empresa vinculada a transportadora no painel "Empresa Transportadora", no cadastro da Transportadora, caso exista esse vínculo e o código do Motorista será o código da empresa no cadastro.

O campo "Valor unitário da NF Remessa Automática" define onde será pego o valor unitário dos produtos da nota de remessa.

  • Preço unitário da NF de origem: Pega o valor unitário informado no item da nota de origem.
  • Valor Total da NF de origem dividido pela quantidade (notas de 1 item): Pega o valor total da nota de origem e divide pela quantidade do item.
  • Conforme tabela de preço da Entidade: Pega conforme a tabela de preço informado na entidade. Veja mais em Tabela Preços.

O campo "Ação referente ao Processamento da SEFAZ" Define se a nota de remessa será processada na SEFAZ ou não.

  • Não processa (ficará na NF-e pendentes): Não realiza o processamento da nota, deixando a mesma pendente para processamento.
  • Processa a NF:  Realiza o processamento da nota *.
  • Processa e Imprime a NF: Realiza o processamento da nota e a impressão da mesma *.
Antes de iniciar o processo de emissão da nota de compra que irá gerar a nota de remessa automática, deve-se configurar no depósito de origem que está sendo utilizado no pedido, a entidade para qual será emitida a nota de remessa automática, veja mais detalhes em Depósitos - Aba Dados Adicionais

Estando a natureza configurada com a opção de gerar remessa NF automática, sempre que o usuário incluir uma nota fiscal com esta natureza de operação (a natureza de compra), após a sua finalização, o sistema solicitará a confirmação se o usuário deseja gerar a Nota Fiscal de Remessa de Armazenagem ou não.

Caso deseje, basta confirmar e será apresentada uma nova tela similar ao do faturamento automático, onde são listados as notas a serem realizados a emissão da nota de remessa, nessa tela não é possível realizar alterações.

Não será possível continuar esse processo posteriormente caso seja cancelado, necessitando fazer manualmente a nota fiscal. O sistema irá gerar automaticamente a NF de Remessa de Armazenagem conforme Nota Fiscal anterior (de compra) e de acordo com as pré configurações da natureza de operação especificada na Natureza de Operação da nota de origem (de compra), com a entidade que foi informado no deposito da nota de origem.

Caso ocorra qualquer erro de validação da nota, a coluna de Status apresentara o simbolo (erro)  , o resultado sera exibido na aba Resultado, onde o usuário poderá ver o motivo pelo qual o processo não foi concluído com exito. 


(*) Notas de Remessa Automática geradas a partir do Monitoramento da Importação de NF/CT ficarão pendentes de processamento na tela de manutenção de nota fiscal, sendo necessário que o usuário realize o processamento das mesmas.

Para mais informações sobre o processo de emissão de nota de remessa automática via importação de NF, acesse a Manutenção de Importação de Notas Fiscais.

Veja também:

Tabela Natureza Operação - Dados Adicionais (Fiscal) (Painel Geral).