Cálculo de Custos

Os custos são divididos em duas categorias: Internos e Externos. Portanto temos:

Internos

São aqueles pré-definidos pelo Sistema e não podem ser manipulados pela Tabela de Custos. Na Manutenção de Nfs, painel Diversos, painel inferior Custos estes custos internos podem ser reconhecidos através do código que será sempre negativo. São configurados para sofrer a incidência de CPMF quando houver. Vamos ver cada um destes custos seguindo a mesma ordem que encontra-se na Natureza de Operação, painel Detalhes, na vertical 'Por Filial', painel inferior 'Custos'. São eles:

  • ICMS Próprio: Para calcular o ICMS Próprio o sistema:
    • Verifica qual o código de ICMS que está relacionado no Cadastro de Produtos em Arquivos > Produtos > aba Detalhes > aba inferior Ficha Produto, campo Código ICMS.
    • Verifica quais são as alíquotas para este ICMS em Tabelas Auxiliares > Faturamento > ICMS, campo % ICMS. Veja que temos vários códigos repetidos, pois são um para cada Estado com alíquotas diferentes. Porém este cálculo só irá funcionar se a opção Gera ICMS em Tabelas Auxiliares > Faturamento > Natureza de Operação > aba Detalhes > aba lateral Por filial > aba inferior Impostos.
    • O campo % ICMS de Compra(crédito) será utilizado sobre o valor do Custo CIF para abater o valor do ICMS calculado, já que representa um crédito.

      Para casos como do Estado da Bahia, que quando um consumidor final compra combustível ele pode se creditar do valor do ICMS retido, e assim é preciso que esse valor seja apresentado na NF como ICMS Próprio, é preciso configurar o perfil Considera ICMS Retido como ICMS Próprio em Tabelas Auxiliares > Faturamento > Natureza de Operação > aba Detalhes > aba lateral Por filial > aba inferior Impostos.

  • ICMS Substituição: Mesma entendimento do ICMS Próprio sendo que o campo dessa alícota no Cadastro de ICMS é o %ICMS Subst
  • Ressarcimento ou Complemento (somente para Gasolina e Diesel): O Sistema irá fazer um cálculo e no final vai resultar num valor sendo este um Complemento (vai somar mais um valor na relação dos custos, nesse caso o custo aumenta) ou um Ressarcimento (vai subtrair um valor na relação dos custos, nesse caso o custo diminui). Como o Sistema calcula este valor:
    a) Pega o PMPF do estado em que sua empresa está(empresa de origem) e multiplica pela alícota do ICMS Substituição desse mesmo estado
    b) Pega o PMPF do estado em que o cliente está e multiplica pela alícota do ICMS Substituição desse estado
    c) Subtrai o primeiro resultado pelo segundo

    Veja os 2 exemplos abaixo só para esclarecer o entendimento. Depois vamos ver em que lugar do sistema é cadastrado esse PMPF.
    Empresa em SP.
    Cliente em RS.
    PMPF ref. ao estado da empresa Distribuidora(SP): 2,09
    PMPF ref. ao estado do cliente(RS): 2,21
    Alíquota do ICMS Substituição de acordo com a UF da empresa(SP): 18%
    Alíquota do ICMS Substituição de acordo com a UF do cliente(RS): 25%
    Fazendo as contas
    2,09 x 18% = 0,3762
    2,21 x 25% = 0,5525
    Subtraindo (0,3762 - 0,5525) temos: -0,1763
    Então nesse caso sua empresa vai pagar a diferença (complemento) de Custos de 0,1763.

    Outro exemplo:
    Empresa em SP.
    Cliente em SC.
    PMPF ref. ao estado da empresa Distribuidora(SP): 2,09
    PMPF ref. ao estado do cliente(SC): 2,01
    Alíquota do ICMS Substituição de acordo com a UF da empresa(SP): 18%
    Alíquota do ICMS Substituição de acordo com a UF do cliente(SC): 7%

    Fazendo as contas

    2,09 x 18% = 0,3762
    2,01 x 7% = 0,1407

    Subtraindo (0,3762 - 0,1407) temos: 0,2355
    Então nesse caso sua empresa vai ter um Ressarcimento de Custos de 0,2355.

  • PIS/COFINS: Para que o PIS e o COFINS faça parte do Custo médio primeiramente as alícotas devem ser em Tabelas Auxiliares > Faturamento > Natureza de Operação > aba Detalhes > aba lateral Por filial > aba inferior Impostos campos Alíquota PIS e Alíquota COFINS. Depois nesta mesma tela marque as duas opções Gera PIS e GERA COFINS.
  • PIS Substituição e Cofins Substituição: Para fazer com que estes dois impostos façam parte do custo médio primeiramente marque em Tabelas Auxiliares > Faturamento > Natureza de Operação > aba Detalhes > aba lateral Por filial > aba inferior Impostos as opções Gera Pis Substituição e Gera COFINS Substituição. Depois configure as alíquotas em Arquivos > Produtos > aba Detalhes > aba inferior Margem Subst. Tributária > sub-painel PIS/COFINS Substituição.
  • CPMF: Atualmente não tem mais. Se precisar ele é configurado em Consulta > Análise Custo > aba Parâmetros > campo %CPMF/IOF. Também dependerá do perfil do Sistema no painel Nota Fiscal.

    Se o cálculo for feito através dos Custos com Incidência de CPMF, o sistema primeiramente calculará todos os custos, somará aqueles configurados para ter incidência de CPMF (os internos e os externos assim configurados na Tabela de Custos) e com base na soma destes custos calculará o valor da CPMF. O percentual da CPMF é configurado na tela de Análise de Custo, no painel Parâmetros.
  • Prazo de Pagamento(CF): Em Tabelas Auxiliares > Vendas > Condição de Pagamento > aba Detalhes > quadro Parcelas, na coluna Prazo de Pagamento temos definido a quantidade de dias. Em Consulta > Análise Custo > aba Parâmetros > campo % Encargos ao Dia podemos cadastrar qual vai ser este percentual. O Sistema irá multiplicar a quantidade de dias da Condição de pagamento por este % Encargos ao Dia. Se houver uma condição de pagamento que tenha várias parcelas o sistema irá fazer uma média para este cálculo.
  • Frete Entrega: O frete, no caso de Notas Fiscais ou de análise de um Pedido de Venda, dependerá do parâmetro em Ferramentas > Sistema > aba Nota Fiscal > opção Calcula custo de frete pelo valor do frete negociado. Se esta opção estiver desmarcada o cálculo do custo de frete é pelo valor do frete padrão, senão é pelo valor do frete negociado. No caso de digitação direta na tela de Análise de Custo, conforme a cidade do Cliente e a cidade da empresa que o usuário está conectado, pela Tabela Distâncias é calculado o frete padrão.
  • Inicial(Aquisição): É definido na
    Arquivos > Produtos > aba Detalhes > aba inferior Custo para Venda. Defina primeiro como vai ser o Custo médio utilizado: se Custo Manual ou pelo Custo pelo Últº fechamento. Se for utilizar o Custo Manual informe no campo Custo CIF do Produto qual vai ser o valor do custo inicial. Se for utilizar o Custo pelo Últº fechamento o sistema vai ignorar o campo Custo CIF do Produto e vai considerar o custo do Fechamento CMV.
  • Imposto de Renda: É configurado na Tabelas Auxiliares > Faturamento > Natureza de Operação > aba Detalhes > aba lateral Geral > aba inferior Dados Gerais, a opção Gera Imposto de Renda. No campo % Imposto Renda defina a alíquota que será utilizada.
    Todos estes custos internos NÃO podem ser manipulados pela Tabela de Custos(que pode ser acessada em Tabelas Auxiliares > Controladoria > Custos. Estes então já são os custos Externos que iremos ver logo a seguir.

Externos

São os custos definidos pelo usuário. Eles devem ser cadastrados primeiramente na Tabela de Custos e em seguida atribuídos aos produtos na Tabela de Produtos.