Transferência de Produtos entre Tanques

A tela de Transferência de Produtos entre Tanques permite transferir determinado produto de um tanque para outro, e eventualmente de produtos diferentes, de empresas diferentes e com quantidades diferentes.

Nessa mesma tela pode-se realizar também o Movimento entre Filiais e/ou Congêneres de um determinado depósito e produto gerando a movimentação no estoque escritural e no estoque físico (caso o depósito seja base própria). O objetivo de ambos os processos utilizarem a mesma tela é simplificar e agilizar o processo de transferência de estoque entre empresas de um mesmo depósito.

Essa tela somente deve ser usada para Armazenadora e para Distribuidora que tem Base Propria

 

 

 

 

A transferência entre produtos entre tanques pode ser acessada pelo menu Movimentação / Base / Transferência de Produtos entre Tanques ou pela manutenção de tanques através do botão Transfere que somente estará habilitado por usuário de acordo com o acesso ao menu.

 

 

Poderá ser configurado no perfil do usuário (Usuários / Perfil / Carregamento / Transferência de Produtos entre Tanques) a permissão para realizar transferências não somente entre tanques, mas também para transferir produto entre empresas diferentes, de produtos diferentes e até mesmo com quantidades diferentes de um tanque para o outro.

O Movimento entre Filiais/Congêneres também pode ser acessada através do Menu Movimentação / Estoque / Movimento entre Filiais/Congêneres. Este recurso deve ser utilizado quando necessite somente movimentar o estoque de uma empresa para outra, pois este processo não irá gerar informações para as demais áreas de controladoria, faturamento, financeiro, transportes, etc. Portanto esta tela não irá substituir o processo de transferência entre empresas através de Ordem de Carregamento que é normalmente utilizado quando entre depósitos diferentes.

Para saber como emitir a ordem de Carregamento de Transferências entre Empresas, veja o tópico Transferências Efetuadas para Outra Empresa.

Será necessário informar na tela, caso for Transferência de Produtos entre Tanques, um deposito que seja base própria, a data de movimento, um histórico da movimentação e as informações referentes aos tanques de origem e de destino.

Ao informar o histórico é importante se atentar as configurações do mesmo referente a participação no CMV e no DPMP, tanto o histórico informado na origem quanto do deposito de destino.

O campo Empresa Destino somente ficará disponível caso o usuário tenha permissão de transferir para empresas diferentes.

 

 

Caso seja feita transferência para empresas diferentes ou de produtos diferentes poderá ser feita também a movimentação no estoque escritural, habilitando para isso a opção Movimenta estoque escritural na parte superior da tela.

Caso contrário o sistema movimentará somente o estoque físico, pois como a transferência é somente de um tanque para o outro não há a necessidade de se movimentar o estoque escritural.

Se o usuário tiver permissão de efetuar a transferência com as quantidades diferentes entre os tanques de origem e destino, a opção Altera Valores destino ficará disponível, possibilitando ao usuário informar quaisquer valores na parte do tanque destino.

Se o usuário não tiver permissão de transferir para tanques de produtos diferentes o sistema irá mostrar somente os tanques de mesmo produto no campo do Tanque Destino.

Se for informado um depósito de base não própria, a transferência será entre Filiais/Congêneres.
Só será feita a transferência no estoque escritural e, ao invés de tanque, deverá ser informado o produto desabilitando as funcionalidades quando for base própria. Conforme mostra a tela abaixo:

 

Para inserir produto no destino basta clicar no Botão incluir.

É possível incluir mais de um produto no destino, eles ficarão visíveis no grid e podem ser alterados ou excluídos.

Para finalizar basta pressionar o botão OK, e após fazer as devidas validações o sistema irá pedir uma confirmação, que caso positiva, então iniciará o processamento tanto quando for base própria como também, quando for base não própria, que no caso da primeira será gerado uma movimentação de saída no estoque físico para a empresa e tanque de origem e de entrada para a empresa e tanque destino, e também irá gerar as mesmas movimentações no estoque escritural, caso a opção Movimenta estoque escritural esteja marcada, e no caso da segunda, será apenas movimentado o estoque escritural.

Os pedidos e carregamentos gerados através da transferência serão vinculados e o cancelamento de um deles acarretará no cancelamento de todos os outros envolvidos no vínculo. Para facilitar nas telas de Manutenção de Carregamentos e na Manutenção de Pedidos eles serão apresentados com o fundo na cor azul piscina, conforme o botão legenda.

Transferência de Produtos Correlatos

Para a transferência de Produtos Correlatos, como temos dois produtos em um mesmo tanque, saída será proporcional, ou dependendo do volume de corte, será apenas de um produto, para maiores informações vide help Manutenção de Tanques, tópico de Volume de Corte

O campo valor unitário só será habilitado para alteração do custo médio quando:

  1. O depósito não foi base própria
  2. O histórico participar do CMV

Com essa combinação o campo é habilitado, porém como o depósito não é uma base própria, só haverá movimentação do estoque escritural.

Regras da transferência:

  • No tanque origem será informado um produto tanque, não pode ser produto correlato.
  • No tanque destino, se o usuário tiver permissão, poderá informar um outro produto, este sim correlato
  • Na saída do tanque origem, se houver movimentação física (o depósito é base própria), a quantidade de saída dos produtos será proporcional aos produtos armazenados no tanque.
  • Na entrada do tanque destino a quantidade total será feita no produto informado diretamente.