Dicas para emissão de NFe


Este roteiro tem como objetivo alertar e orientar os procedimentos de NFe para algumas situações adversas de ambiente, visando a diminuição de retrabalhos e erros com Faturamento.
Serão abordados 4 adversidades:

  • Lentidão da Sefaz/Banco de Dados
  • Contingência no ambiente da Sefaz(SCAN)
  • Contingência por falhas técnicas do contribuinte
  • DPEC - Declaração prévia de Emissão em contingência

1.1 - Lentidão da Sefaz.

No momento em que ocorrer uma lentidão por parte da Sefaz, irá ocorrer a mensagem de Lote em processamento. Para entender o motivo dessa mensagem, é necessário entender o funcionamento do Sispetro.

  • Ao processar a nota, o Sispetro faz uma conexão com a Sefaz e envia a NF;
  • A Sefaz responde com o número do recibo;
  • Ao receber este número, automaticamente o Sispetro envia-o a Sefaz solicitando o protocolo referente a esse recibo;
  • A Sefaz estando lenta, responde Lote em processamento.

Neste caso a melhor atitude a ser tomada realmente é aguardar o retorno da Sefaz, solicitando em intervalos de 5 minutos o Protocolo.

Não cancele uma nota em processamento pois a mesma pode voltar a qualquer momento com o Status de "Autorizado o uso da NF-e" e permanecer no Sispetro como Cancelada. Trazendo assim, uma divergência de status com a Sefaz.
Se acontecer isto, a nota terá que ser cancelada também na Sefaz e emitida uma nova nota. Para isso basta solicitar o cancelamento através da tela de NF-e - Nota Fiscal Eletrônica.

1.2 - Contingência pelo SCAN.

Só pode entrar em Contingência pelo SCAN (Sistema de Contingência do Ambiente Nacional) quando é informado pela própria Sefaz que seu próprio ambiente (Próprio, Virtual Nacional ou Virtual RS) está fora do ar.
Para isso troque o Perfil de Sistema para CONTINGÊNCIA em Ferramentas / Sistema / Nota Fiscal

A partir deste momento o Sispetro irá utilizar o webservice cadastrado na aba de URL ALTERNATIVO cadastrado em Configuração da UF.

É importante lembrar que quando utilizado o SCAN não é necessário imprimir DANFE em papel moeda, porém a Série de nota fiscal deve ser alterada para numeração de 900 a 999, vide Configuração da Natureza de Operação.

1.3 - Contingência por Falhas Técnicas do Contribuinte.

É possível usar esta opção para qualquer problema técnico quem implica na emissão de NFe. Entretanto é importante lembrar que para esse tipo de emissão o ambiente no Perfil de sistema NÃO DEVE SER TROCADO ou seja, continua como PRODUÇÃO.
A diferença é que com ele você terá que emitir o DANFE em papel moeda e 2 vias, uma sua e outra do cliente, destacando a frase de que está com problemas técnicos, isso tudo é feito de forma off-line, tendo que transmitir e autorizar esta nota assim que estabilizar seu sistema.
Caso tenha erro na transmissão dessa NFe, será necessário emitir uma nova e enviar o novo DANFE ao cliente.

1.4 - DPEC - Declaração Prévia de Emissão em Contingência

Um novo método de emissão em Contingência, já disponível no Sispetro, mas a SERPRO que é responsável pelo projeto ainda não colocou no ar todas as ferramentas necessárias para uso. Quando tivermos novidades sobre a produção desse método será transmitida.

Clique aqui para ver os detalhes de configuração de Contingência no Sispetro