Painel Detalhes - Tipo de Cobrança

O Sistema entrará em modo de edição, entrando no painel Detalhes:

Para acionar a tela de Manutenção de Tipo de Cobrança, deve-se seguir: Tabelas Auxiliares / Vendas / Tipos de Cobrança.


Caso o perfil de Empresa Utiliza vinculo de Portador ao Tipo de Cobrança (Ferramentas > Sistema > aba Financeiro) esteja marcado, no momento da Inclusão de uma Nota Fiscal, seja de Venda, de Outras Saídas, Importada ou de Retorno de Armazenagem (caso seja gerado Financeiro), o título a Receber já será incluído com o campo Portador preenchido com o Portador que está vinculado ao Tipo de Cobrança escolhido. 

O campo Forma de Pagamento NF-e permite definir a forma de pagamento a ser enviada no xml apenas em nota fiscal de emissão própria, quando utilizado o código, 99 - Outros, é obrigatório informa o complemento no campo, Complemento Forma de Pagamento.

Caso a Tag DUP não saia no Xml na Forma de Pagamento, necessário entrar em contato com o suporte, para ser colocado via script.


Uso de Desconto Condicional:
Permite utilizar duas opções, Com desconto para Pagamento até o Vencimento ou Como Abatimento, para mais detalhes ...Para que a tag com complemento seja enviada no xml, será necessário habilitar o perfil Envia Complemento da Forma de Pagamento (tag xPag), na tabela UF, aba Regras para NF-e.

Para o Sispetro assumir que o tipo de cobrança terá baixa automática, na tabela tipo de manutenção o item "Permite Baixa Automática" tem que esta marcado.

Deve ser preenchido o Código, Descrição, se a cobrança está Ativo, ou seja, está disponível para ser usado no sistema, se é um tipo de Cobrança Eletrônica, se utilizará Adiantamento Quantificado, se Exige aprovação do Pedido de Venda e se Controla Acréscimo de Preço.

A opção Adiantamento Quantificado obriga que seja vinculado um adiantamento quantificado a um pedido de venda, pode ser durante a inclusão do pedido ou após a inclusão na Manutenção de Pedidos.

Se o tipo de cobrança for uma Cobrança Eletrônica a opção Adiantamento Quantificado deve estar desmarcado.

O campo Considera no Fluxo de Caixa geralmente deve ser marcado, para que os títulos que utilizem esse Tipo de Cobrança participem do Fluxo de Caixa. O uso desmarcado, ou seja, desconsiderando, é normal no caso de títulos que são enviados para desconto, pois apesar do título está pendente, ao ser pago o valor não será da empresa, mas sim do banco, pois ele já adiantou o valor do título no momento do desconto (desconto de duplicatas). Pode se ter um Tipo de Cobrança denominado Desconto de Duplicatas, desmarcar nele a opção Considera no fluxo de caixa e utilizá-lo nos títulos que atendam essa situação.

O campo Vendor deve ser marcado para que os títulos de contas a receber que utilizem esse Tipo de Cobrança sejam controlados como Contrato de Vendor.

O campo Mútuo deve ser marcado para que os títulos de contas a receber que utilizem este Tipo de Cobrança sejam utilizados como origem para Contrato de Mútuo.

O campo Float de Recebimento pode ser informado para considerar o tempo de float para previsão de recebimento. No caso de alguns tipos de cobrança, como por exemplo boletos, nem sempre o valor pago pelo cliente no vencimento vai estar disponível no mesmo dia. Por este motivo, pode ser interessante informar o Float de Recebimento, porém esta é uma informação que, no momento, está sendo utilizada apenas para o relatório de Saldos Conjugados CPR e Fluxo de Caixa.

Caso esse tipo de cobrança for controlar acréscimo de preço para os produtos, o usuário deve informar os produtos envolvidos através do botão Inclui Produtos, que trará todos os produtos cadastrados que tenham marcada a opção Sai na Lista de Preços.

Dessa forma o usuário poderá informar para cada produto um valor ou percentual (deve-se informar pelo campo Tipo se o valor é percentual ou não).

Para salvar as alterações feitas, o usuário deve clicar no botão Salva. Os valores cadastrados serão praticados sobre o preço do Pedido de Venda após a aplicação do Custo Financeiro. Nos campos de Custo Financeiro dos itens de Pedido e da Nota Fiscal será armazenada a soma do Custo Financeiro e o Acréscimo por Tipo de Cobrança.

Para atualizar os dados o usuário deve clicar no botão OK. O Sistema voltará para a tela de navegação.

Para maiores informações sobre as configurações de Cobrança Eletrônica, volte para o tópico sobre Tabela de Tipos de Cobrança.


  • Arquivo de Remessa


Geração de arquivo de Remessa: Este perfil define se o tipo de cobrança vai ser gerado manualmente ou via serviço para as empresas configuradas.

Valor de Corte: Quando utilizado a opção de gerar via Serviço, pode ser configurado um valor de corte para a geração dos arquivos, onde o primeiro arquivo de remessa vai ser gerado com lançamentos até atingir o valor de corte, os demais lançamentos serão gerados em um segundo arquivo.