Processo de Devolução de Produto por Empréstimo

A devolução de empréstimo deve ser considerada como uma saída normal da empresa, similar ao que ocorre quando é feita a transferência de uma empresa para outra.
Para que hajam as devidas movimentações de estoque, físico e escritural, no momento da devolução de um empréstimo faça os seguintes passos:

Inclusão de OC

Inclua uma OC do tipo Avulsa (Transf. Entre Empresas). O Depósito informado deve ser aquele do qual sairá o produto para devolução do empréstimo.

Note que na imagem abaixo não será informado o depósito destino.

Quando confirmar a inclusão da ordem de carregamento aparecerá uma nova tela. Não precisará informar dados, somente dar OK.

Isso porque a idéia desse tipo de OC é fazer a OC na empresa origem (saída do produto) e depois já incluir a OC na empresa destino (entrada do produto). Neste caso precisamos só da saída do produto.

Nesse ponto não haverá nenhuma movimentação de Estoque, mas esta OC já será encaminhada para fila da Portaria (se o depósito informado for Base própria).

Emissão da Nota Fiscal

A nota fiscal tem que ser do tipo Outras Saídas, sendo vinculada com a OC criada anteriormente.
Será uma saída de quem pegou o empréstimo.

Movimentação de Estoque Escritural

Nesse ponto haverá a movimentação do Estoque Escritural, uma saída.

Portarias de Entrada e Saída

Aqui o processo será normal:

  • Pega fila
  • Portaria de entrada
  • Portaria de saída

    Se o depósito estiver configurado para não utilizar a portaria de entrada e saída esses passos serão feitos assim que a OC pegou a fila (seja no final da inclusão da OC, seja pelo botão Pega Fila da Manutenção de OC)

Movimentação de Estoque Físico

Nesse ponto haverá a movimentação do Estoque Físico, fazendo um carregamento (saída).