Faturamento Simultâneo

Essa opção somente estará disponível no SisPetro à partir da versão 7.13.

O início do módulo de Faturamento no SisPetro aconteceu com a utilização de formulários pré-impressos. Sendo assim, a impressora ficava conectada a uma máquina e um faturista por vez poderia mandar uma nota para impressão. O Sispetro, acompanhando essa idéia, tinha o seguinte fluxo de trabalho:

  • Ao ser informada a série da Nota Fiscal o SisPetro verificava na série o último número utilizado e sugeria o próximo número de nota. Verificava, inclusive, se esse número já estava sendo utilizado, barrando ou não (conforme perfil de sistema e natureza de operação) a inclusão da nota.
  • Ao finalizar a nota, o SisPetro verificava novamente na série o último número utilizado e incrementava um número para que o próximo faturamento pudesse se orientar.

Esse processo, no entanto, não possuía nenhuma segurança para o faturamento simultâneo. Repetindo o processo acima, agora num exemplo prático:

O primeiro faturista informava a série e o Sispetro retornava o próximo número: 15.
Antes de terminar o processo o segundo faturista informava a série e o SisPetro retornava o mesmo próximo número: 15.
Ao finalizar a nota do primeiro faturista o SisPetro incrementava um número no número salvo (que era 14), salvando então 15.
Ao finalizar a nota do segundo faturista o SisPetro incrementava um número no número salvo (que então já seria 15), salvando então 16.
Como a NFe não permite duplicidade, rejeitava a segunda nota por já ter sido utilizado o número 15. Porém ao refazer essa nota o número sugerido seria o 17, pulando o 16 e deixando furo na sequência de numeração da Nota Fiscal.

Tínhamos portanto a duplicidade de numeração e um furo na seqüência da numeração.

Visando melhorias no processo descrito acima, à partir da versão 7.13, o SisPetro foi ajustado nos itens descritos abaixo:

  • Controlar a numeração da nota durante o faturamento;
  • Não permitir que um mesmo pedido seja faturado ao mesmo tempo;
  • Tratar a numeração durante a importação de notas de emissão própria.

À partir de agora, descreveremos mais detalhadamente cada um desses itens:

Controle de numeração da nota durante o faturamento

Observação fundamental para o correto funcionamento do faturamento simultâneo

Para que o faturamento simultâneo funcione normalmente, a série da nota fiscal utilizada deve estar configurada adequadamente, isto é, caso o usuário esteja emitindo uma nota fiscal, ele deve utilizar uma série de nota fiscal cujo campo Emissão Própria esteja marcado. Caso a nota fiscal tenha sido emitida por terceiros, o usuário deve utilizar uma série da nota fiscal cujo campo emissão própria não esteja marcado. Além disso, caso o usuário utilize o processo de importação de nota fiscal, a série utilizada para esta importação não deve ser a mesma que ele normalmente utiliza para as notas fiscais de sua própria emissão.

SERVIDOR SISPETRO

É de extrema importância que todos os faturistas estejam com o Sispetro conectado ao mesmo Servidor Sispetro.

O Sispetro continuará, ao ser informada a série, sugerindo o próximo número de nota, portanto, se dois usuários estiverem emitindo nota fiscal simultaneamente, irão visualizar o mesmo número. A mudança será na finalização da nota, onde haverá uma verificação do sistema se aquela numeração sugerida no início do processo de emissão da nota fiscal ainda está disponível para utilização, o resultado será:

  • Caso a numeração esteja livre, continua o processo normalmente e finaliza a nota.
  • Em caso negativo (isto é, um outro usuário conseguiu obter o número antes e finalizou sua nota fiscal utilizando o mesmo número), o sistema automaticamente fará alteração para o próximo número disponível e finalizará a nota fiscal.

No Sispetro existem algumas regras quanto a duplicidade de Notas Fiscais, regras que já existiam antes dessa possibilidade de faturamento simultâneo e continuam valendo, para mais detalhes veja o tópico: Controle de duplicidade de número de Nota Fiscal

Para evitar que o usuário não se confunda durante a emissão da nota fiscal, ao visualizar que seu número de nota fiscal é igual ao de um outro usuário que esteja emitindo uma nota fiscal simultaneamente e tente alterar o seu número, e para sinalizar claramente que quem controla o número da nota fiscal de emissão própria é o Sispetro, quando a nota fiscal for de emissão própria, foi desabilitado o controle para edição do número da nota fiscal impossibilitando o usuário de alterar o número (permitindo, entretanto, sua visualização).

Não permitir que um mesmo pedido seja faturado ao mesmo tempo

Não será possível faturar o mesmo pedido (emitir OC ou NF) por mais de um usuário simultaneamente.
Assim, os usuários poderão emitir NF simultaneamente desde que não seja para o mesmo pedido.

Caso seja feita uma OC para o mesmo pedido será exibida a mensagem abaixo ao usuário.

A mensagem abaixo será semelhante a citada acima, porém para faturamento do pedido.

Onde está ilustrado na imagem o valor 127.0.0.1 entenda o número de IP do computador que está fazendo a mesma OC ou pedido.

Importação de notas de emissão própria

Durante o processo de importação de notas fiscais de emissão própria, o Sispetro irá validar através da série a numeração da nota a ser importada, exemplos:

Exemplo 01:
Conteúdo do arquivo de importação: Nota fiscal de venda número 33900 série 15
Situação do Sistema: Na série 15 a última nota gerada foi a 33920
Resultado: Será emitida uma mensagem que já existe nota com esse número

Exemplo 02:
Conteúdo do arquivo de importação: Nota fiscal de venda número 33900 série 15
Situação do Sistema: Na série 15 a última nota gerada foi a 33000
Resultado: A nota será importada na numeração original do arquivo 33900

Analisando os exemplos acima, poderemos notar que no exemplo 02, ficará uma lacuna de numeração, sendo responsabilidade do Administrador do Sistema controlar a numeração de notas de importadas. Quando o sistema chegar à nota 33899, a próxima será a 33900 que já existirá, pois foi importada, não será mais possível incluir notas nessa série até que seja alterado o campo próximo número. Para saber como alterar o próximo número, veja o tópico Tabela Série Nota Fiscal

O ideal é que para notas de importação não sejam usadas as mesmas séries utilizadas no faturamento, evitando problemas de numeração.