O Sispetro sobre o SPED
Desde a publicação do Ato Cotepe 35/2005, a Futura começou um trabalho de preparação para atender essa legislação. E sempre procurando se atualizar conforme as publicações já ocorridas até o Ato Cotepe 09/2008.
O Sispetro foi configurado com uma estrutura que permitirá a digitação dos dados ou de fórmulas (que providenciariam a conversão dos dados do SisPetro nos arquivos necessários) para o "Livro Eletrônico", assim batizado no SisPetro. A exportação destes dados será pra um arquivo texto e será feito por uma DLL, com toda a infra-estrutura preparada, de forma que, no caso de uma obrigação repentina, nem seria necessário atualização da versão, mas sim a disponibilização desta DLL.
Dentre o trabalho feito, sabemos que alguns dados não estariam disponíveis no SisPetro.
Por exemplo:
Dados de Folha de Pagamento.
Porém, o Livro Eletrônico foi projetado com tabelas próprias, permitindo a inclusão de dados via digitação, integração com o SisPetro através de fórmulas ou importação.
Essa estrutura é denominada de Conjunto de Dados. As tabelas configuradas no Conjunto de Dados estão vinculadas umas as outras, conforme exigência do Ato Cotepe. Portanto deve-se tomar muito cuidado ao manusear essas tabelas, pois podem existir vínculos importantes.