Salvar XML de Manifestações processadas como Ciência

Depois de feita a Manifestação como Ciência, é possível salvar o XML desta NF para agilizar o processo de importação.
Para informações sobre como realizar a ciência e outros tipos de manifestações, veja o help Consulta de Destinatário de NF-e/CT-e e Evento de Manifestação do Destinatário da NFe
Para que isso seja feito corretamente é necessário configurar as pastas onde serão salvos os XMLs. Veja mais informações em XML´s Recebidos.
Configurada as pastas e feito a Ciência, é preciso fazer uma nova Consulta de Destinatário para que o SisPetro possa sincronizar, junto a SEFAZ, os XMLs que precisam ser baixados.
Depois de feita a nova consulta, são retornadas as NFs que tiveram seu Status alterado, desde a última consulta. 
Neste exemplo apenas uma NF teve seu status alterado. Foi justamente a NF que foi dado a Ciência. Veja que, por todas as pastas para salvar os arquivos .XML estarem configurados, ao realizar a nova pesquisa
o arquivo já foi salvo. Foi criada a coluna "Status XML NFe" que mostra ao usuário se foi salvo ou não. Veja abaixo mais informações.

 

  • Coluna Status XML NFe

    Foi criada para indicar ao usuário se o arquivo XML, referente as NF de manifestação, foram salvos ou não. Pode ter três informações:
    • Não tem XML da NF-e: Significa que o SisPetro não baixou o arquivo. Pode ser por que a NF ainda não foi manifestada ou porque a empresa não tem configuração para salvar XML.
    • XML Salvo: Significa que o XML foi salvo na pasta indicada no Servidor Sispetro.
    • Pasta onde será salvo o XML não localizada: Significa que a pasta indicada no Servidor SisPetro não foi encontrada. Pode ter sido alterado o nome ou a mesma foi removida. É preciso verifica-la.

Em resumo, para o SisPetro salvar o XML da NF que foi dada a Ciência, é preciso:

  1. Indicar as pastas onde serão salvos os XMLs no Servidor SisPetro
  2. Fazer a ciência das NFs
  3. Fazer uma nova consulta de destinatário
  4. Verificar se o XML foi salvo.