NF-e de Serviços e de Produtos do mesmo Fornecedor com mesma Numeração

Para casos onde o fornecedor emitiu duas notas distintas, sendo uma de serviços e uma de produtos, ambas com a mesma série, devemos realizar algumas configurações específicas para que as notas seja escrituradas de forma correta, sem que sejam consideradas como notas conjugadas.

O agrupamento de notas no Sispetro ocorre quando for o mesmo Fornecedor, Data, Número de Nota e Série (sendo a série do Sispetro).

Assim, para realizar essas configurações, deve-se seguir os passos abaixo:

  • Ter uma série específica para Serviços, configurada para emissão de terceiros e permitindo duplicidade por Série, Número e Entidade. Para incluir, acesse Tabela Série Nota Fiscal.
  • Manter a sua série usada em compras

Na Natureza de Operação de Serviços, deve-se configurar para:

Na Natureza de Operação dos Produtos, deve-se configurar para:

Após as configurações, sempre que lançar uma Nota com a Natureza de Operação de Serviços, o Sispetro não agrupará com a Nota dos produtos (pois a série do Sispetro é diferente, mesmo que a série do fornecedor seja a mesma).

No caso dos diversos produtos com CFOP diferentes, funcionará da mesma forma, desde que todas as Naturezas de Operação de produtos estejam com a mesma série.

Sobre o envio para o SPED, só deverá ser enviada a nota se a mesma for conjugada. Nesses casos, deve-se usar a mesma série de Entrada para a Natureza de Operação de Serviço, podendo trocar manualmente quando estiver lançando a nota, afinal esses casos devem ser mais raros.