Processo de Empréstimo e Devolução de Produto em Base de Terceiros

Este documento visa orientar Distribuidoras que armazenam em Base de Terceiros, tomando protudo empresatado de uma outra Distribuidora, como nesse processo é feita apenas a movimentação escritural, todo processo é feito através de notas.

Após a negociação com a Distribuidora que irá emprestar o produto e feita a comunicação para armazenadora e o processo for colncluido, o primeiro passo é emitir uma nota de emprestimo.

Nota de emprestimo (Entrada)

A nota de emprestimo deve ser emitida pela Distribuidora que emprestou o produto, escriture a nota através do Menu > Estoque > Entrada > Recebe, é importante salientar que a natureza utilizada deve estar configurada para movimentar estoque.

Nota de Remessa de armazenagem (Saída)

Como o produto passou a ser propriedade da sua empresa, porém ainda está dentro do tanque da base, a mesma deve emitir uma nota de remessa de armazenagem para cubrir fiscalmente o produto armazenado na base, a nota também será a origem para vinculo dos retornos de armazenagem.

Emissão deve ser feita através do menu Movimentação > Faturamento > Outras Saídas.

Utilize uma Natureza de operação especifica, que não movimente estoque e nem gere financeiro

Devolução de Empréstimo (Saída) 

Quando possuir novamente o produto em estoque, basta emitr uma nota de Devolução de Emprestimo 

A nota de Devolução de Emprestimo deve ser emitida através do menu Movimentação > Faturamento > Outras Saídas, é importante salientar que a natureza utilizada deve estar configurada para movimentar estoque.

Nota de Retorno de armazenagem (Entrada)

Após a conclusão do processo de emprestimo, a Armazenadora deverá emitir uma nota fiscal de retorno de armazenagem referente ao retorno do produto.

Essa nota deve ser escriturada através do Menu Movimentação > Faturamento > Outras Entradas.

É importante salientar que a natureza utilizada deve estar configurada para não movimentar estoque e financeiro.