Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 3 Próxima »

O processo de cálculo de depreciação é feito a partir do botão Depreciação da tela de Manutenção de Patrimônio. Eis a tela:

O cálculo de depreciação pode ser feito de duas formas: Diária ou Mensal. O padrão é o cálculo mensal. Vide em Cálculo de Depreciação a diferença entre eles e como configurá-los.

Informe a data final para referência no cálculo da depreciação. Serão apresentados os produtos passíveis de depreciação: ativos, sem suspensão de depreciação, com data de término de depreciação maior que a data de referência informada e cujo valor depreciado seja menor que o valor do bem.

Esclarecimento das colunas:

-

Taxa diária: indicará a taxa a ser utilizada quando for a primeira depreciação do bem ou o cálculo de depreciação for diário.  

-

Tempo: indica o número de meses que será feito o cálculo de depreciação, é normal que a primeira depreciação seja menor que 1 caso o bem ainda não tenha atingido um mês de aquisição.  

-

Valor Deprec: indica quanto o bem já tem acumulado de depreciação.  

-

Valor a Depreciar: indica o valor que o sistema calculou para este que vai ser depreciado nesta movimentação.  

-

Valor Depreciação do Período: Valor que deve ser depreciado mensalmente do bem, calculado de acordo com a taxa de depreciação cadastrada para o bem.  

 

 

Na parte inferior da tela são apresentados os lançamentos que serão feitos para esta depreciação. São agrupados de acordo com a conta de Depreciação Acumulada e a conta de Despesa de Depreciação, bem como filial do bem.

Confirme a movimentação clicando no botão OK. Foi feito somente o cálculo, os lançamentos só serão realizados após a efetivação deste movimento. Só é possível ter uma movimentação de depreciação a efetivar.

  • Sem rótulos