Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

Versão 1 Próxima »

Muitas distribuidoras recebem um número muito grande de notas fiscais que precisam ser digitadas no Sispetro. O processo mais rápido é a importação de Notas Fiscais. Antes a importação trabalhava com arquivos de texto. Mas agora com a Nota Fiscal Eletrônica, é preciso importar o XML. Porém, no Sispetro, as configurações são diferentes para arquivos texto e arquivo XML. É ai que surge a dúvida: O que fazer? Como configurar? O que devo configurar?

Com base nestas dúvidas, elaboramos este roteiro para auxiliar nossos usuários a configurar o que é preciso para importação de XML no Sispetro.

Vamos dividir por etapas! Então, mãos a obra! 

  1. Manutenção de Importação de Dados
    Ferramentas > Importação Dados > Manutenção Importação de Dados
    1. Nesta tela é onde os layouts são definidos. Porém, é um recurso que não permite a inclusão por parte do usuário, somente a Futura possui permissão. Isto porque, a definição dos layouts depende muito das tabelas e campos disponíveis e necessários para importação. Na medida que novos layouts são desenvolvidos, eles serão incluídos automaticamente pela FUTURA.
    2. Mas existem algumas configurações que podem ser alteradas pelo usuário. Vejamos algumas:
      1. Campo Path Arquivo Layout: Definição do diretório onde se encontra o arquivo referente ao layout de importação. Cada registro de importação possui um arquivo de layout, que pode ser conferido pelo campo Arquivo Layout. O sistema depende desses arquivos para executar as importações de forma correta.
        Importante: 
        1. Estando preenchido corretamente, o sistema procurá os arquivos no caminho indicado;
        2. Não preenchido, o sistema procurá os arquivos no mesmo diretório do executável.
      2. Campo Máscara de Diretório: tem a função de indicar para o usuário o tipo de arquivo que será importado para o registro que está sendo configurado, para facilitar a localização do arquivo, no caso de existir outros tipos de arquivos dentro do mesmo diretório.
      3. Veja maiores informações em Manutenção Importação de Dados.
    3. O padrão para Importação de XML é NOTA FISCAL - LAYOUT NFE
  2. Manutenção De/Para
    Ferramentas > Importação Dados > Manutenção Importação de Dados
    1. Os XML's que as empresas recebem para importar no Sispetro possuem dados que são a Nesta tela é onde os layouts são definidos. Porém, é um recurso que não permite a inclusão por parte do usuário, somente a Futura possui permissão. Isto porque, a definição dos layouts depende muito das tabelas e campos disponíveis e necessários para importação. Na medida que novos layouts são desenvolvidos, eles serão incluídos automaticamente pela FUTURA.

No processo de importação, o Sispetro vai receber um arquivo e passar as informações desse arquivo para dentro do sistema. Porém, nem sempre os dados desse arquivo a ser importado são comuns ao sistema.

Exemplo: No Sistema da PetroBras a "Gasolina A" está com o código "GASO-A" e no Sispetro a mesma "Gasolina A" possui o código "05"*).

Para que o sistema saiba interpretar as informações contidas no arquivo a ser importado, o usuário deve definir parâmetros de transformação através da manutenção do De/Para, ou seja, informar para o sistema que determinado valor no arquivo equivale a outro valor válido dentro do Sispetro.

Para acessar a tela de Manutenção De/Para, o usuário deve entrar no menu Ferramentas/Importação de Dados e selecionar o menu "Manutenção De/Para".

  • Sem rótulos