A partir do painel Detalhes é possível acionar o painel Padrão para Compras
localizado no menu inferior da tela.
O Sistema ativa a tela para preenchimento / conferência das características de compras acordadas com o Fornecedor.
Note que o SisPetro atribui aos campos citados abaixo, valores definidos como padrão:
- Condições de pagamento
- Conta Contábil
- Conta Contábil Despesa
- Moeda
O usuário deve certificar-se de que estes dados são adequados ao novo Fornecedor.
Os campos referentes a contas (Conta Contábil, Conta Contábil Real, Conta Contábil Adiantamento e Conta Contábil Auxiliar) só poderão ser alterados se o perfil de Usuário (no painel Segurança) mostrado abaixo estiver marcado:
No entanto, NÃO RECOMENDAMOS QUE OS USUÁRIOS TENHAM ESSE PERFIL MARCADO, pois as contas contábeis, quando devidamente configuradas, são sugeridas e/ou criadas corretamente pelo sistema, não necessitando da intervenção do usuário.
No caso da conta contábil, caso o usuário deseje alterar, só será permitido escolher uma conta gerencial cujo código de complemento seja igual ao código da entidade. Lembre-se que só o sistema gera contas com código de complemento preenchido, no caso de contas incluídas manualmente o código de complemento sempre será 0.
No caso da Conta Contábil Real, verifique as regras conforme o tópico Conta Real de Fornecedor.
Compras Bloqueadas: Caso se necessite, poderemos bloquear as compras e recebimentos de determinado fornecedor habilitando este campo. Assim, nenhum usuário conseguirá, a partir do momento da habilitação deste campo, incluir pedido de compra ou nota fiscal para este fornecedor.
Caso a empresa trabalhe com a Contabilidade Real e o fornecedor não tenha conta real vinculada a ele (vide tópico Conta Real de Fornecedor), o usuário não poderá desbloquear o fornecedor até que uma conta real seja designada para ele.
Dados para pagamento em Conta Corrente: Cadastro de dados bancários para o Fornecedor, é possível cadastrar mais de uma conta através do botão Demais Contas.
- A partir da versão 9.26 foi adicionado o campo CNPJ de Pagamento, onde o CNPJ informado será utilizado no pagamento eletrônico. Caso utilize uma conta cadastrada via botão Demais Contas, o CNPJ utilizado no pagamento será o CNPJ informado na Conta selecionada.
Essa opção visa atender as empresas que necessitam enviar um CNPJ diferente do cadastrado no fornecedor. Essa situação ocorre quando a rede de empresas é muito grande, e seu pagamento é centralizado na conta da Matriz.
Controla Qtde no Adto: Caso a empresa optar por controlar adiantamento quantificado de fornecedor, poderá ser configurado, por fornecedor, se Nunca controla, se o Usuário escolhe se informa ou não, ou entao, se Sempre controla obrigando informar.
Endereço Carregto no PMM: Utilizado na emissão do PMM quando o endereço de carregamento é diferente do endereço do fornecedor do PMM.
- Escolhe somente entre os cadastrados (padrão): se for selecionado, os endereços devem estar cadastrados na aba Outros Endereços e informados no quadro Endereço Preferencial
- Endereço deve ser o endereço principal do fornecedor: se for selecionado, será usado o endereço cadastrado na aba Dados Gerais
- Pode digitar um avulso: se for selecionado, na inclusão do PMM o usuário pode informar um endereço diferente dos endereços cadastrados.
Para mais informações, ver help Corretora no PMM.
Endereço preferencial: Por meio desta pré-configuração o sistema poderá fazer uso automático de outros endereços que o fornecedor possua, no processo da digitação de faturamento. Por exemplo, supondo que o fornecedor possua um endereço de faturamento em Paulínia, de cobrança em São Paulo e de entrega em Limeira, e no cadastro de "Outros Endereços" já foram cadastrados. Não teria cabimento que toda vez que o usuário realiza-se um faturamento, tivesse que ficar digitando todas essas informações novamente. Para que isso não ocorra, bastaria somente selecionar no campo "Entrega", o endereço de entrega previamente cadastrado, no campo "Cobrança", o endereço de cobrança e no campo "Faturamento", o endereço de faturamento previamente cadastrado, assim o de forma automática, o sistema trará esses campos no faturamento, agilizando e diminuindo uma possível falha de digitação.
Tipo de Fornecedor: Esse campo define o tipo de entidade a ser utilizado no fornecedor, essa opção é muito utilizado para classificar os Fornecedores. Ao incluir um novo Fornecedor o Sispetro pega como padrão o tipo de Entidade informado no Perfil de Sistema Tipo de Fornecedor Padrão.
Quadro CIOT
- Data Base para Pagamento
Através do campo de Data Base para pagamento iremos definir qual a data a ser tomada como base para gerar o pagamento do CIOT. A data do Pagamento será gerada com base na opção selecionada no campo de Data Base para Pagamento mais a condição de Pagamento informada no cadastro de Fornecedor.- Respeita perfil empresa: Selecionando essa opção o Sispetro irá respeitar a configuração informada no perfil de Sistema.
- Data de embarque: Selecionando essa opção o Sispetro irá tomar como base a data de embarque informado na carga.
- Data de Entrega: Selecionando essa opção o Sispetro irá tomar como base a data de entrega informado na carga.
Caso o Fornecedor esteja vinculado a uma transportadora que emite CIOT, a condição de pagamento informada deve conter somente 1 parcela, caso contrário o Sispetro irá validar e não permitirá a inclusão ou alteração da carga.
- Tipo de Pagamento
- Cartão: Selecionanda essa opção ao incluir a carga, a opção de pagamento virá como padrão a forma de pagamento 'Cartão', podendo ser alterado pelo usuário caso o mesmo tenha as devidas permissões de usuário.
- Depósito em conta: Selecionanda essa opção ao incluir a carga, a opção de pagamento virá como padrão a forma de pagamento 'Depósito em conta', podendo ser alterado pelo usuário caso o mesmo tenha as devidas permissões de usuário.
- Cartões
No quadro de cartões realizamos a inclusão e manutenção dos cartões utilizados para pagamento do CIOT.
Para incluir um cartão basta acionar o botão Inclui que será aberto a tela de Inclusão abaixo:
Gerenciadora de Pedágio: Nesse campo informamos para qual gerenciadora de pedágio que iremos cadastrar o cartão.
Nº Cartão: Nesse campo incluímos o número do cartão.
Validade: Nesse campo informamos a data de validade do cartão.
CNPJ/CPF Responsável: Nesse campo será informado o CNPJ do Fornecedor.
Quadro Tem Cartão Anterior?
Nº Cartão: Nesse campo será visualizado o número do cartão anterior que o usuário deseja realizar a alteração. No caso da primeira inclusão o campo virá em branco.
Motivo da Substituição: Nesse campo iremos informar o motivo da substituição do cartão.
Regras para alteração e exclusão de cartão:
- Só é possível alterar um cartão que não tenha sido utilizado ainda em uma carga, ou seja, que NÃO esteja com o o status igual a Processado OK.
- Só é possível excluir um cartão caso o mesmo seja o cartão ativo e não tenha sido utilizado em uma carga.