Aqui constam algumas respostas para problemas ocorridos durante a geração e validação do DPMP.
Geralmente são os mesmos problemas, mas na maioria dos casos ocorre somente nos primeiros meses que a empresa começou a entregar o DPMP, gerando pelo Sispetro.
1. Como faço para ajustar o Estoque Inicial, para um determinado produto, na quantidade que preciso?
Resposta: Isso normalmente ocorre na geração do primeiro DPMP. Para resolver isto, deve-se gerar o DPMP do mês anterior e ajustar a Quantidade final desse Produto, para que a Quantidade Inicial do próximo mês (que será o mês atual) fique correta. Não se preocupe em manter o DPMP do mês anterior 100% correto, isto porque ele não será mais entregue.
2. Como faço um ajuste em um Produto que utiliza o mesmo código DPMP, sendo que este Produto não aparece na tela de geração do DPMP?
Resposta: Na inclusão do registro de ajuste, utilize o mesmo Produto que aparece na Tela de Geração do DPMP, pois de qualquer forma o Sispetro soma as quantidades dos dois Produtos. Caso não queira esta solução, faça o seguinte: na inclusão de uma NF que ficou faltando, informe um dos dois produtos.
3. Na Tela de Geração do DPMP os campos 'Qtde Kg' e 'Massa Específica' estão ficando sempre zerado. O que fazer para acertar isso? Este problema pode ser resolvido provisoriamente ou definitivamente:
Resposta:
Solução provisória: utilizada para as notas que já foram emitidas.
No Sispetro Normal, acesse o menu Ferramentas/ Alteração Dados Mídia Magnética - Anexo
, informe o número da nota. Em seguida, no quadro de itens do Produto, informe os dados para os três campos: Densidade, Temp. Tanque e Temp. Amostra.
Após isso, volte na tela de geração e gere novamente através do botão Gera DPMP.
Solução definitiva: utilizada para as notas que serão emitidas.
Existe duas formas de informar estes dados (Densidade, Temp. Tanque e Temp. Amostra):
1ª: Acessando o cadastro de Produtos (Arquivos/ Produtos/ painel Detalhes/ painel inferior Temperatura/Densidade
, e informe esses dados por empresa.
2ª: Acessando o menu Movimentação/ Faturamento/ Muda Temperatura e Densidade
e informe os dados (Densidade, Temp. Tanque e Temp. Amostra).
Importante:
- A densidade que será cadastrada no Sispetro deverá ser sempre menor que 1.
Exemplo: Densidade = 809,7 => 0,8097
- Para o produto ALCOOL, o Sispetro só permite que a densidade tenha 3 casas decimais. Por via das dúvidas, pode-se arrendondar o valor.
4. A ANP exigiu que deve-se informar o código da mistura para Produtos Compostos. Onde informo isso no Sistema?
Resposta: O código do Produto é usado em Operações de Transfêrencias entre Produtos, conforme as planilhas da ANP.
O código da Operação Resultante é utilizado em Naturezas de Operação que sejam do tipo Devolução, e deve ser informado no campo Código Produto/Operação Resultante (Tabelas Auxiliares/ Faturamento/ Natureza de Operação/ painel Detalhes/ painel inferior Dados Gerais
), deverá ser informado o código da operação que originou a devolução. Este campo não é obrigatório em todas as naturezas, porém para saber qual o código da operação, consulte o código de operação utilizado na natureza que originou a devolução.
Por exemplo: Natureza de Operação de Venda.
Este campo encontra-se no Cadastro de Naturezas de Operação, painel 'Detalhes', painel inferior 'Dados Gerais', parte inferior da tela.
5-Não está gerando o número do Laudo. Porque isso ocorre? Como faço para resolver isso?
R: O Sispetro possue duas telas para inserir este número do Laudo:
1ª-Entrando em Arquivos/Produtos, painel 'Detalhes', painel inferior 'Temperatura/Densidade', na coluna 'Número Laudo' ou ...
2ª-Entrando em Movimentação/Faturamento/Muda Temperatura e Densidade. Esta opção é a mais utilizada e ocorre momento antes da emissão da NF de um determinado Produto.
6-Na tela de Geração do DPMP, a quantidade de ajuste de entrada do Biodisiel está desproporcional. Porque isso acontece?
R: Verifique o Período DCP referente a proporção de mistura dos Produtos. Nesta tela são informados somente os Produtos Compostos. Esta tela fica em Tabelas Auxiliares/Estoque/Período DCP
7-Ao validar o arquivo no SIMP, gerou um erro informando que o código da Localidade está incorreto. O que devo fazer?
R: Siga as orientações abaixo:
a)Consulte a Planília da ANP 'Codigos de localidades' e anote o novo código da Localidade.
b) Entre no Cadastro de Cidades em Tabelas Auxiliares/Faturamento/Cidades.
c) Ligue para o Suporte da Futura e solicite a execução de um script que irá fazer um pequeno ajuste no Cadastro de Clientes.
8-Tem uma nota de saída que não está aparecendo na Tela de Geração do DPMP. Como resolvo isso?
R: Este problema pode ser resolvido provisoriamente ou definitivamente.
Provisoriamente: para fazer com que uma nota apareça no DPMP, no Sispetro Normal, entre em Ferramentas/Alteração Dados Mídia Magnética - Anexo. No item do Produto temos a coluna 'Participa DPMP'. MARQUE esta opção para que esta nota faça parte do DPMP.
Definitivamente: verifique se a Natureza de Operação que foi utilizada na emissão desta nota está marcada como 'Participa do DPMP'. Entre em Tabelas Auxiliares/Faturamento/Natureza de Operação, painel 'Detalhes', painel inferior 'Dados Gerais', marque a opção 'Participa do DPMP/DCP'. Logo abaixo marque a opção 'Informa Dados para o DPMP' e informe o Tipo de Operação.
9-Na venda da Gasolina C, o sistema esta acatando a composição separadamente , assim gerando dois registros , um para a gasolina A e outra para Anidro. Porque isso ocorre?
R: Normalmente não existe estoque da Gasolina C. Só existe saída, não existe entrada. Então por exemplo: se sua empresa vendeu no mês um milhão de litros logo o seu estoque seria negativo de um milhão de litros e apresentar isto para a ANP seria um problemão. A própria ANP considera que o Estoque Inicial e Final devem ser apresentados zerados. Para zerar estas quantidades, o Sistema cria dois registros de ajuste de entrada automaticamente. Estes dois registros podem ser identificados pela cor 'verde água'. No caso da Gasolina C será criado um registro representando 75% referente a 'GASOLINA A' e outro registro de 25% referente ao ÁLCOOL ANIDRO. Para isso é utilizado o Código de Operação 1021004(Entrada de Produtos Compostos)
Operação semelhante ocorre na GASOLINA A onde não existe saída deste produto. Então é criado um registro de ajuste de saída para ela.
O mesmo ocorre com o ALCOOL ANIDRO, onde só existe entrada. Então também é criado o registro de ajuste de saídas.
Ambos com a finalidade de zerar o estoque.
Resumindo: é por isso que aparece estes dois registros.
10-Tenho uma nota de saída de 5000 litros, porém na tela de geração do DPMP aparece somente 4900 litros. Porque isto está ocorrendo?
R: Está ocorrendo pois lá no Cadastro de Produtos, no campo 'Proporção DCP/DPMP' está como 0,98 e deveria ser 1. Para ver este campo, entre em Arquivos/Produtos, painel 'Detalhes', painel inferior 'Dados adicionais'. Você também pode utilizar este campo para produtos que precisam ser apresentados à ANP em metros cúbicos(m3). Exemplo: para o DPMP um lubrificante deve ser apresentado em m3, porém no SisPetro as notas são incluídas em litros. Como 1 litro representa 0,001 m3, esta será a proporção cadastrada para o produto. Assim, numa nota de 5000 litros será apresentada com a quantidade igual a 5 (5000 * 0,001). Ou seja, sempre multiplicaremos a proporção indicada pela quantidade.