Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 24 Próxima »

O controle de estoque considera que a unidade de todas as notas fiscais ou pedidos participantes do estoque são idênticas, isto é, são somadas ou subtraídas ao saldo conforme a quantidade informada.

Em alguns casos, existe a necessidade de se permitir ao usuário informar notas fiscais com unidades diferentes, isto é, uma hora ele compra determinado produto a quilo e outra hora em litros (ou caixas).

O sistema permite digitar normalmente as notas fiscais, solicitando quando necessário um fator de conversão de unidade que transformará a quantidade informada na nota fiscal na quantidade que será levada em consideração para cálculo de estoque.

Portanto, poderemos ter uma unidade para o processo de compra (que deve ser determinado no PMM e seguir até a digitação da nota fiscal) e outro para o controle de estoque e estoque físico (à partir da portaria de entrada).

Configurando o Sistema para utilizar a conversão

Existem 3 configurações básicas que envolvem esse processo, são elas:

  1. Cadastro de Unidades e fator de conversão no Produto
  2. Configuração da Natureza de Operação
  3. Perfil de Usuário
Cadastro de Unidades e fator de conversão no Produto

Acesse o cadastro de Produto no menu Arquivo \ Produtos, na aba Detalhes \ Ficha Produto

Localize o campo , nesse campo está definido a Unidade padrão do Sistema.
Selecione o botão Unid. Adic., será mostrada a tela de Unidades do Produto, onde através dos botões Incluir, Editar e Apagar será possível cadastrar as unidades de medida específicas desse produto e seus respectivos fatores de conversão.

Incluindo uma nova Unidade de Medida

  1. Clicar no botão "Incluir". A seguinte tela será aberta.

    1. Unidade: Informar o código da nova unidade.
    2. Fator Conversão Unidade: Informar qual o Fator de Conversão da nova unidade, ou seja, por qual fator o SisPetro deverá multiplicar a nova unidade para encontrar o volume referente a Litros.
    3. Fator Descarga: Este perfil é para quem trabalha com a Apuração de Frete a Pagar
      1. Não tem: Não será efetuado nenhum calculo (utilizado quando a unidade for Litros)
      2. Divide Qtde Referencia pela Densidade Descarga: Utilizada quando o Fator de Conversão da unidade de medida da NF depende da densidade da descarga, para ser calculada a quantidade em litros. Pode ser utilizada quando a unidade for KG.
      3. Multiplica Qtde Referencia pelo Fator Conversão Descarga: Utiliza-se quando se deseja que o Volume Referencia esteja em 20C. Veja mais informações em Saída do Caminhão
    4. Origem do Volume de Referência: Indica ao Sistema a partir de qual volume será calculado o Vol. Referência. Veja mais informações em Apuração de Frete a Pagar
      1. A partir da Qtde Referência
      2. A partir da Qtde Origem
    5. Forma de Valorização da Diferença do Frete: Considerando que a Diferença do Frete será em Litros, a valorização da mesma deve ser convertida se a unidade do frete for diferente de litros. Este perfil é para quem trabalha com Apuração de Frete a Pagar.
    6. Forma de Valorização do Frete Real:  Indica se devemos fazer algum recálculo no frete previsto originalmente ou não. Se a unidade do frete for a mesma da unidade do recebimento, não será necessário fazer nada. Porém, se a unidade do frete for diferente da unidade do recebimento, será necessário fazer uma reconversão do valor do frete total para levar em consideração a unidade do recebimento. Este perfil é para quem trabalha com Apuração de Frete a Pagar.
    7. Forma de Valorização da Diferença do Excedente:  Similar ao perfil anterior, mas ao invés de abranger a Diferença do Frete, abrangerá a Diferença do excedente que será valorizado pelo valor unitário do produto e deverá ser reconvertido se a unidade do produto for diferente de litros. Este perfil é para quem trabalha com Apuração de Frete a Pagar.

 

Em seguida, localize o perfil e selecione uma das opções:

Sendo que:
Não utiliza conversão: Para esse produto não será aplicado o fator de conversão de nenhuma unidade de medida.
Utiliza somente para as unidades vinculadas: Será aplicado o fator de conversão de acordo com a unidade selecionada, caso não possua fator cadastrado, na inclusão da NF será possível inserí-lo.
Utiliza somente para as unidades vinculadas, as unidades não vinculadas o fator será 1: Idem ao anterior, porém caso não possua fator cadastrado, será definido por padrão 1.

Configuração da Natureza de Operação

Acesse o cadastro de Natureza de Operação no menu Tabelas Auxiliares \ Faturamento \ Natureza Operação na aba Detalhes \ Geral \ Dados Gerais.

Localize e marque o perfil

Perfil de Usuário

Acesse o Perfil de usuário, selecionando o nome do usuário desejado em Ferramentas \ Usuário, localize a aba Perfil \ Faturamento

Localize e marque o perfil

O objetivo desse perfil é permitir que durante a inclusão de um Nota Fiscal, no momento da digitação dos itens, o usuário tenha permissão de alterar o valor do Fator de Conversão.

O sistema não permitirá avançar com valor do fator de conversão menor ou igual a zero.

Utilizando a conversão

Utilize os processos de PMM, recebimento de materiais, outras entradas para utilizar essa função, durante a inclusão dos itens, coloque a unidade desejada, conforme imagem abaixo:

A partir da Versão 7.24 o Sispetro mudou a sua forma efetuar a conversão, isso porque a conversão que esta sendo mais utilizada é a conversão de KG para Litro.
Neste caso é comum o usuário ter a densidade do produto, que é responsavél pela conversão de KG para Litro, então para chegar a um fator que seja de KG para Litro é necessário utilizar a densidade para fazer a conversão,ou seja, ao invés de multiplicar, dividir.

Exemplo:

  • Unidade de medida do fornecedor: KG (kilo)
  • Unidade de medida no Sispetro: LT (litro)
  • No cadastro do produto, a unidade de medida principal é LT e a unidade adicional é KG. O Fator de conversão cadastrado na unidade adicional é 0,768.

  • Na nota fiscal do fornecedor:
    • Quantidade: 768
    • Unidade de medida: KG

  • Ao lançar a NF ou OC, deve informar a UNIDADE DE MEDIDA ADICIONAL (Sispetro) que é a mesma unidade informada na nota do fornecedor:

    Na inclusão manual da nota fiscal, atentar para alterar a unidade no item da nota. O Sispetro traz a UNIDADE DE MEDIDA PRINCIPAL. O usuário deve alterar para a UNIDADE DE MEDIDA ADICIONAL.

    Na importação da nota configurar a natureza de operação > aba GERAL > aba Importação NF > quadro Importação NF's: campo UNIDADE DE MEDIDA UTILIZADA NA IMPORTAÇÃO > selecionar VINDA DO ARQUIVO OU DE/PARA.

    Se usar DE/PARA, o DE é a unidade informada pelo fornecedor no XML e o PARA é a unidade adicional do produto no Sispetro.

     

    • Quantidade:768
    • Unidade de medida: KG
    • Fator de conversão: 0,768
    • Qtde ambiente:768/0,768=1000 - cálculo feito pelo Sispetro de acordo com as configurações acima.

     

Trabalhando com fator de conversão na NF pela densidade da descarga.

 

Nos processos de compra de produto em KG, o fator de conversão para chegar à quantidade em litros é a densidade do produto. Assim, ao dar entrada em um produto o usuário precisa saber essa densidade para informar no Cadastro de Unidades do Produto ou então informar manualmente. Pensando nesse cenário a partir da versão 9.7 é possível dar entrada nas notas utilizando como fator de conversão a densidade informada na descarga. Veja maiores detalhes em Fator de Conversão na NF pela densidade da Descarga



 

 

 

 

 

  • Sem rótulos