...
Todos eles são configurados para sofrer a incidência de CPMF. São eles:
ICMS Próprio: O Sistema primeiro verifica qual o código de ICMS que está relacionado no Cadastro de Produtos em Arquivos/Produtos, painel 'Detalhes', painel inferior 'Ficha Produto', campo 'Código ICMS'. Depois verifica quais são as alícotas para este ICMS em Tabelas Auxiliares/Faturamento/ICMS, campo '% ICMS'. Veja que temos vários códigos repetidos pois são um para cada Estado com alícotas diferentes. Porém este cálculo só irá funcionar se a opção 'Gera ICMS' no Cadastro de Natureza de Operações estiver marcada, painel 'Detalhes', 'Por filial', painel inferior 'Impostos'.
ICMS Substituição: Mesma entendimento do ICMS Próprio sendo que o campo dessa alícota no Cadastro de ICMS é o '%ICMS Subst'
Ressarcimento ou Complemento (somente para Gasolina e Diesel): O Sistema irá fazer um cálculo e no final vai resultar num valor sendo este um Complemento(vai somar mais um valor na relação dos custos, nesse caso o custo aumenta) ou um Ressarcimento (vai subtrair um valor na relação dos custos, nesse caso o custo diminui). Como o Sistema calcula este valor:
a) Pega o PMPF do estado em que sua empresa está e multiplica pela alícota do ICMS Substituição desse mesmo estado
b) Pega o PMPF do estado em que o cliente está e multiplica pela alícota do ICMS Substituição desse estado
c) Subtrai o primeiro resultado pelo segundo
...
Subtraindo (0,3762 - 0,1407) temos: 0,2355
Então nesse caso sua empresa vai ter um Ressarcimento de Custos de 0,2355.
PIS/COFINS: Para que o PIS e o COFINS faça parte do Custo médio primeiramente as alícotas devem ser cadastradas na Natureza de Operação, painel 'Detalhes', painel Inferior 'Impostos', campos 'Alíquota PIS' e 'Alícota COFINS'. Depois nesta mesma tela marque as duas opções 'Gera PIS' e 'GERA COFINS'
Pis Substituição e Cofins Substituição: Para fazer com que estes dois impostos façam parte do custo médio primeiramente marque na Natureza de Operação, painel 'Detalhes', 'Por filial', painel inferior 'Impostos' as opções 'Gera Pis Substituição' e 'Gera COFINS Substituição'. Depois configure as alícotas no Cadastro de Produtos, painel 'Detalhes', painel inferior 'Margem Subst. Tributária', subpainel 'PIS/COFINS Substituição'.
CPMF: Atualmente não tem mais. Se precisar ele é configurado em Consulta/Análise Custo, painel 'Parâmetros', campo '%CPMF/IOF'. Também dependerá do perfil do Sistema no painel Nota Fiscal.
Se o cálculo for feito através dos Custos com Incidência de CPMF, o sistema primeiramente calculará todos os custos, somará aqueles configurados para ter incidência de CPMF (os internos e os externos assim configurados na Tabela de Custos) e com base na soma destes custos calculará o valor da CPMF. O percentual da CPMF é configurado na tela de Análise de Custo, no painel Parâmetros.
Prazo de Pagamento(CF): Em Tabelas Auxiliares/Vendas/Condição de Pagamento, painel 'Detalhes' no quadro 'Parcelas' na coluna 'Prazo de Pagamento' temos definido a quantidade de dias. Em Consulta/Análise Custo, painel 'Parâmetros', campo '% Encargos ao Dia' podemos cadastrar qual vai ser este percentual. O Sistema irá multiplicar a quantidade de dias da Condição de pagamento por este '% Encargos ao Dia'. Se houver uma condição de pagamento que tenha várias parcelas o sistema irá fazer uma média para este cálculo.
Frete Entrega: O frete, no caso de Notas Fiscais ou de análise de um Pedido de Venda, dependerá do parâmetro em Ferramentas/Sistema, painel Nota Fiscal, opção 'Calcula custo de frete pelo valor do frete negociado'. Se esta opção estiver desmarcada o cálculo do custo de frete é pelo valor do frete padrão, senão é pelo valor do frete negociado. No caso de digitação direta na tela de Análise de Custo, conforme a cidade do Cliente e a cidade da empresa que o usuário está conectado, pela Tabela Distâncias é calculado o frete padrão.
Inicial(Aquisição): É definido na Tabelas de Produtos, painel 'Detalhes', painel inferior 'Custos para venda'. Defina primeiro como vai ser o Custo médio utilizado: se 'Custo Manual' ou pelo 'Custo pelo Últº fechamento'. Se for utilizar o 'Custo Manual' informe no campo 'Custo CIF do Produto' qual vai ser o valor do custo inicial. Se for utilizar o 'Custo pelo Últº fechamento' o sistema vai ignorar o campo 'Custo CIF do Produto' e vai considerar o custo do Fechamento CMV. O campo '% ICMS de Compra(crédito)' será utilizado sobre o valor do Custo CIF para abater o valor do ICMS calculado, já que representa um crédito.
Imposto de Renda: É configurado na Natureza de Operação no painel 'Detalhes', na vertical 'Geral', painel 'Dados Gerais', opção 'Gera Imposto de Renda'. No campo '% Imposto Renda' defina a alícota que será utilizada.
Estes custos Internos são pré-definidos pelo Sistema e podem ser reconhecidos porque o código é negativo. Podemos ver isso lá na Manutenção de Nfs em Movimentação/Faturamento/Manutenção nfs, painel 'Diversos' painel inferior 'Custos'.
Todos estes custos internos NÃO podem ser manipulados pela Tabela de Custos(que pode ser acessada em Tabelas Auxiliares/Controladoria/Custos).
...